quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cavaco – Um verdadeiro “mãos largas”!


Há tempos, quando se soube pela Wikileaks que o Presidente da República de Portugal teria sossegado a CIA sobre o possível impacto na opinião pública, das notícias sobre os seus voos secretos, assegurando-lhes que a imprensa portuguesa é «muito suave», houve como que uma tentativa de amuo, uma leve crispação entre algum jornalismo e o presidencial pascácio, traduzidas nas inconfidências sobre ganhos inexplicados e casas algarvias por explicar, por exemplo, inconfidências que viriam a turvar aquilo que se pretendia que fosse um passeio triunfal de Cavaco até à reeleição.
Reeleito o indivíduo, algo no descabelado e vingativo discurso de vitória do Presidente, sobretudo o tom anibalesco com que o fez, empurrou rapidamente os poucos "espontâneos" de volta para a segurança atrás das "tábuas".
Só isso pode explicar o ar santinho, inocente e sonso, de títulos de jornal como estes, entre muitos mais:

Este segundo título, do gratuito “Destak”, é uma pérola de candura. Embora qualquer uma das notícias, nos vários jornais, acabe por revelar que esta “atitude” de Cavaco Silva não corresponde a nenhuma magnânima vontade de contribuir para a poupança nacional, mas sim e muito simplesmente, de obedecer a uma lei da Assembleia da República... não é isso que os títulos insinuam. A verdade nua e crua é que Cavaco não “prescinde” de coisa nenhuma, antes está proibido de acumular as duas reformas que já tem com o ordenado de PR. Os “suaves jornalistas” que fazem estes títulos, sabem que a grande maioria dos portugueses lê precisamente apenas as parangonas, raramente passando daí.
Podem entretanto ficar descansadas as almas mais sensíveis. O Presidente não vai ficar de bolsos vazios com a perda do seu ordenado de sete mil euros! As duas reformas que tem e acumula, somam um pouco mais de dez mil euros por mês... e se alguma vez se vir realmente atrapalhado e sem querer ir mexer nas muitas e muitas centenas de milhares que tem a render, nalguns casos com os fantásticos ganhos que conhecemos, pode sempre recorrer à pobre pensão de oitocentos euros da “sua senhora”.
Ah... eu sei que a imagem que escolhi parece não ter nada que ver, mas acho que é boa para ilustrar a ideia de que existe gente verdadeiramente sem nada nos bolsos, ou mesmo até sem bolsos de todo, realidade que este “habitante” de Florença (*) é capaz de simbolizar com extrema elegância... embora, há que reconhecê-lo, com uma preciosa ajuda de Michelangelo.


* O jovem da estátua, segundo me diz um leitor, habita em Florença e não em Roma, como tinha primeiro dito no texto. Bem que eu andava desconfiado... Fartei-me de lhe escrever e as cartas vinham todas devolvidas...
Obrigado, Jorge Oliveira!

12 comentários:

Antuã disse...

Já estou a ver o Cavaco a recorrer ao Banco Alimentar.

do Zambujal disse...

Assim se faz a informação e assim se criam ambientes: Cavaco presncindiu, Cavaco Silva nâo quer... Cavaco, pura e simplesmente, cumpriu a lei, a lei que obriga TODOS e que, por exemplo, nos médicos e nos professores (e no SNSaúde) veio trazer sérios problemas. Cavaco Silva cumpriu a lei, o que parece que sempre tem feito mesmo quando o que faz apenas obedece a critérios de egoista e desmesurada cupidez, em prejuízo de milhões... an´´onimos, por isso sem importância.
Nada nos bolsos, tudo nas mangas!

Boa malha,
um abraço

José Rodrigues disse...

É caso para dizer que Cavaco nem precisa de bolsos...tem e terá a bolsa!


Abraço

Graciete Rietsch disse...

Pois, os 8oo€ da sua senhora, mais o que ela tem acumulado, devem dar uma ajudinha ao pobre coitado.

Um beijo.

JOSÈ GAGO disse...

Com que então, o homem prescinde do
salário de presidente...!?
È comovedor! Mas não há-de ser grave. Se o fulano algum dia estiver árrasca,certamente,que a SIC, ou a RTP, depressa organizam
um festival da POPOTA onde o pessoal faz uns telefonemas e assim
se arranjam uns cobres para o senhor Presidente,coitado...!
Um abraço
JOSÈ GAGO

Anónimo disse...

Quem se interessa minimamente pelo todo nacional só pode ter vontade de rir perante o que o amigo escreve sobre este cavaco tão mal enjorcado. Com que então o homem não queria o salário de Presidente? Só gostava de saber quanto os banqueiros lhe deram por fora para ele concorrer e ser descoberto como foi.

maia disse...

Coitados dos cavacos com reformas de miséria!!!
Mas o Samuel pode ter arranjado aqui um grande problema: se a Maria se lembra de fazer comparações! Uma coisa é a beleza do traço de Michelangelo, outra é a de um cavaco tão mal enjorcado!
Nem com os DEZ MIL EUROS!

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

A. C. S., não está a dar nada, nem a tomar nenhuma acção social de base (...ele não tem tal origem). Sómente estará a "cumprir" (acredito eu face ao publicitado)com uma Legislação da República Portuguesa.
Para ele A. C. S. do que ele está a prescindir e que aos olhos de alguns poderá parecer um assertivo e até muito assinalável gesto, mais não do que dar ao Estado uns "trocos" do muito que já ganhou nas estafadas funções governativas.

Fernando Samuel disse...

«Cavaco Silva não quer salário de Presidente»: eis um exemplo de liberdade de desinformação.

Um abraço.

lino disse...

Acho que são 3 reformas 3 como os cavaleiros das touradas: uma do Banco de Portugal, outra da Função Pública ( prof do ISEG) e outra da Segurança Social (prof da Católica).
Abraço

Anónimo disse...

Alto aí, malta...
Estão a esquecer-se que além das duas reformas (ou 3, como refere o Lino?) o homem também passará a receber a subvenção vitalícia correspondente ao exercício de cargos políticos (Ministro, 1.º Ministro e PR) e que estava suspensa por estar a receber o vencimento do cargo de PR

João Pedro

Anónimo disse...

Boa noite
O habitante referido não está em Roma mas sim em Florença - na Galeria dos Oficios - Ufizi.
Quanto ao resto está tudo no local certo.

Jorge Oliveira