terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Presidenciais 2011 – O seguro morreu de velho


Segundo leio, o julgamento de Oliveira e Costa & Cia, já iniciado, mas apenas com pouco mais do que as identificações dos acusados, deveria continuar esta quarta-feira... mas foi adiado para o próximo dia 24 de Janeiro.
Convém destacar dois pormenores:
1. Oliveira e Costa, manda chuva do BPN, está, com os restantes arguidos, a responder pelo roubo e “desencaminhamento” de vários milhares de milhões de Euros... que vamos, entretanto, começar a pagar do nosso bolso.
2. Cavaco Silva apressou-se a viabilizar a “nacionalização” do roubo, deixando de fora todos os ativos da SLN, dona do BPN, ativos que bastariam para cobrir e pagar os crimes dos seus gestores.
3. Muito embora a notícia do adiamento venha recheada de justificações, não posso deixar de reparar na feliz coincidência de o julgamento ter sido adiado exatamente para o dia 24 de Janeiro... imediatamente o dia seguinte à eleição para Presidente da República.
Depois de não ter resistido a copiar a famosa técnica expositiva do inefável Ângelo Correia, anunciando dois pormenores e depois enunciando três, não posso deixar de estar de acordo com o adiamento da próxima sessão do julgamento para o dia 24. Absolutamente de acordo!
Já imaginaram o possível incómodo de, fazendo a coisa amanhã, haver algum procurador, ou advogado, que começasse a interrogar o Dr. Oliveira e Costa sobre isto e aquilo... ações do BPN não cotadas em Bolsa, mas que rendem em apenas um ano, mais de 140 por cento? A fazer perguntas sobre financiamentos da "cavacal" Campanha Presidencial de 2006? A querer deslindar a real dimensão do notável sacrifício pessoal suportado por Dias Loureiro, sempre dividido entre a apresentação da biografia e elogio público de Sócrates, "O menino de ouro do PS", a participação activa nos negócios escuríssimos do BPN e as reuniões do Conselho de Estado? A tirar nabos da púcara, sei lá... sobre as vizinhanças e várias questões mais nebulosas que pairam sobre uma certa Aldeia da Coelha?
E se Oliveira e Costa, num súbito momento de grande parvoíce, desatasse a responder? Já imaginaram?
Ora isso, para além de “campanha suja”, “vil baixeza”, “campanha de calúnias”, etc., etc., etc... seria uma grande chatice!!!


Adenda: 
A pergunta feita pelo primeiro comentador, não podia ser mais pertinente. "E se houver segunda volta?"
Simples! A gata do juiz tem um enfarte do "mio"cárdio, o José Mourinho diz qualquer coisa, aparece alguém suicidado num hotel (mas desta vez, em Paris), sei lá... mas adia-se. Adia-se!

8 comentários:

José Rodrigues disse...

E se houver segunda volta?...


Abraço

ARISTIDES DUARTE disse...

Claro que se adia, se houver segunda volta. Eles lá tratam disso...

Maria disse...

Um dia destes ainda te elegem o 'cronista negro do reino'... se algum dos amigos deles ler este blogue.
É claro que se adia o julgamento por essas ou outras razões. Mas adia-se!

Bom trabalho hoje em Évora!
Abreijos.

trepadeira disse...

Espero que as perguntas não feitas por qualquer procurador as faça o povo.
Pode ser que bêbedos de mentiras e aldrabadas justificações decidam bem."in vino veritas".
Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Eles lá sabem as linhas com que se cosem!!!!

Um beijo.

Pintassilgo disse...

Não tenho dúvidas que há uma mafia do Centrão que tem ramificações em todos os órgãos de soberania

Fernando Samuel disse...

Está tudo previsto - incluindo, talvez, a sentença final do julgamento...

Um abraço.

Elísio Alfredo disse...

Se houver 2ª volta aparece o Paramécia (AC, que anuncia 2 pormenores e enuncia 3...) e ele lança mais uma mão cheia de pregos...