segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fernando Nobre – Venha cá freguesa... olhá cidadania fresquinha...


Sem pretender ser cruel para com ninguém... mesmo assim, gostaria agora de ver a cara das pessoas que por pouco não me insultaram, quando disse sobre o candidato presidencial Fernando Nobre aquilo que era o mínimo e óbvio... e aquilo que o decoro enquanto mandatário de outra candidatura aconselhava: que aquele tipo de discurso era oportunista, populista e de direita.
Ele aí está, nos braços de Passos Coelho! É cabeça de lista por Lisboa... e não faz a coisa por menos: espera “empochar” o lugar de Presidente da Assembleia da República. A confirmar-se, lamento profundamente as situações do mais pedestre ridículo por que irão passar os deputados eleitos que vierem a sofrer a sua “condução” dos trabalhos... assim como lamento, sinceramente, pelos muitos cidadãos e cidadãs que, de boa fé, acreditaram na aldrabice da “cidadania” e da “independência” de Nobre.
Não... não pretendo possuir nenhuma espécie “sexto sentido”; só que faço anos todos os anos...  já o faço há (quase) sessenta... e aquela “treta” da cidadania feroz, da independência irredutível, do ataque aos políticos e à política, da aversão aos partidos, tudo junto... nunca passou daquilo que é e sempre foi: “banha da cobra” e, claro, um discurso que encanta e serve a direita.
Afinal o sujeito confirma-se como um vulgar e atabalhoado aldrabão de feira com uma espinha fantasticamente maleável. Enganados que foram centenas de milhar de votantes, o vigarista pegou nesses votos e colocou-os à venda.
Nesta altura do campeonato, tanto CDS como PS devem dar cabeçadas nas paredes, por não terem "contratado" a figurinha antes de Passos Coelho. Porque não haja dúvidas; mesmo que fosse uma decisão tão “difícil” como ele hipocritamente afirma ter sido a decisão de aceitar o convite do PSD, não duvido nem por um momento que teria igualmente vendido a sua “mercadoria” ao CDS ou ao PS, se lhe tivessem oferecido o suficiente. O “pai da democracia”, o calhordas Soares - que o “inventou” - esse então deve estar com uma cara digna de cartaz de propaganda a laxantes.
Já mais cá para a esquerda... a coisa é bastante duvidosa. Por um lado, homem já foi uma vez e "convictamente", mandatário (ver o vídeo) da recente candidatura dos deputados do BE ao Parlamento Europeu; em contrapartida, o ódio vesgo e o anticomunismo destrambelhado (ver o vídeo) que lhe iluminava os olhos quando se defrontou com Francisco Lopes, deixaram tudo bem claro quanto ao PCP... e muito naturalmente, também quanto aos "Verdes"... e ainda bem!
Se é verdade que, aqui e ali, nos meandros e corredores da política nacional, existem evidentes focos de mau cheiro... esta é uma estranha forma de os combater: atirando-lhes para cima mais este espesso pedaço de bosta.

23 comentários:

Maria disse...

Começo a achar que o homem 'não fecha bem a mala'...
E nem me apetece comentar mais, que a noite de ontem no face foi longa, sobre este tema.

Abreijos.

Olaio disse...

Não diria melhor:
"Se é verdade que, aqui e ali, nos meandros e corredores da política nacional, existem evidentes focos de mau cheiro... esta é uma estranha forma de os combater: atirando-lhes para cima mais este espesso pedaço de bosta."

luis filipe carvalho disse...

Não podia estar mais de acordo com o teu comentário!!! Aliás alinhavei três linhas num comentário que deixei ontem na pág do Público.
Que uns (PSD) tinham pouca vergonha já se sabia, que se suspeitava do Nobre (também se sabia!), agora que a pouca vergonha, o desaforo, o oportunismo, a imcompetência e a imbecilidade em pessoa se concretizassem como deputado e futuro? Presidente da A.R. é que não passa(ou) pela cabeça de muita gente!O que vale é que o cargo de Presidente da A.R. é de eleição....

Abraço solidário do,

Luís Filipe Carvalho

Anónimo disse...

Samuel
Quando as pessoas se titulam apartidárias põem-me logo de pé atrás. Nunca esperei nada desta merda porque também nunca me esqueci do comportamento do Saraiva de Carvalho nas presidenciais em que concorreu com o Pato.
Vitor sarilhos

Fernando Samuel disse...

Que cheiro!...


Um abraço.

salvoconduto disse...

Atão tu não vez que a vida está difícil. Os anos já lhe pesam e por isso tratou de arranjar qualquer coisa para a reforma. Para futura segunda figura política do país até não fica mal, bate bem com a perdigota da primeira. Está na hora dos ratos invadirem o navio, vem aí maçaroca fresca.

Abraço.

Clube Europeu ESJAL disse...

Caro Samuel, o post anterior foi o máximo. Muito bom! Este...
Eu vejo assim: se é para se arranjar um futuro governo mais abrangente e menos partidário seja de que lado for, pode-se começar por aí. Considero que Fernando Nobre fica melhor como Presidente da AR do que como PR, como ele achava.
Finalmente, o PPC devia convidar mais personalidades com valor na esquerda, p.ex.Mas duvido que os barões o deixem...

Graciete Rietsch disse...

Eu não acredito em independentes convictos. Portanto vi logo para que lado se virava o Nobre. Mas que levou muita gente, lá isso levou. Oxalá isso sirva de lição.

Um beijo.

Eduardo Miguel Pereira disse...

Quando eu achava que Sócrates e Passos Coelho significavam o mais baixo a que podiamos chegar em termos políticos, eis que nos surge esta "peça" de nome (e apenas de nome) Nobre.

Um nojo inqualificável !

Anónimo disse...

Caro Senhor Samuel, não deveria escrever isto nesta altura, mas perante um paragrafo sobre Nobre e o PCP, só quero lembrar-lhe que recentemente

O Banqueiro Salgado do BES
O Soares dos Santos do Pingo Doce
o Santana Lopes do PSD
o Alberto João Jardim

Só para citar 4 figurões , propuseram para debelar a crise um governo

PS-PSD-CDS que deveria contar com o apoio do PCP......

samuel disse...

Anónimo (19:10):

E o amigo está a tentar juntar o seu anónimo nome à lista dos figurões... está a tentar dizer alguma coisa... ???

xistosa, josé torres disse...

Quem não se lembra do passado "político" deste "senhor" do poder que nem sabe se o virá a possuir, quando "sobrevoou politicamente" o PS e depois o PSD???
Agora aterrou de pára-quedas para ser o segundo figurão da "repúdica".
Dois visitantes de minha casa, deixaram de vir tomar café... quando eu disse que era mais um oportunista.
E este ainda é pior que a cáfila que passeia neste deserto de ideias.
Tirando o Vara que se formou em não sei quê, (o outro foi num domingo, este parece que num dia feriado), que é um competente técnico que até a... foi-se-me o nome da empresa brasileira que vai construir uma outra Cahora-Bassa, vai ser o consultor financeiro (entre Moçambique e Brasil???) que embolsará uns milhões.
Estudei 16 anos e não consegui descobrir onde se ensinavam estas "matérias" de "embalsar" umas lecas...
A ARMA É O VOTO DO POVO!!!!!!!!!!
Votemos nesta gente com chumbo!

Boots disse...

ATENÇÃO NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA:

Fernando Nobre foi visto a correr atrás de uma galinha que levava no bico um cheque laranja!

Anónimo disse...

Não compreendo o escândalo.
Temos a 1ª figura que temos, temos o primeiro-ministro que temos, temos um candidato a primeiro-ministro, embora não haja eleições para esse cargo , como temos, porque não termos como 2ª figura uma tal figura ao nível das que foram referidas. Em nome da cidadania Nobre foi reciclado pelo PSD, em nome da cidadania Alegra foi recuperado pelo PS. As boas almas juntam-se.
Também pela recuperação dos valores, é preciso a ruptura e a mudança.
Um abraço do Norte
Valdemar

Pata Negra disse...

Já hoje me cruzei com opiniões de próximos que votaram na personalidade!
- Estão desiludidos! Ai estão?! Eu nem estou surpreendido! Mais uma vez tive razão! Tivessem votado no Francisco Lopes!
Um abraço entre ingénuos

GR disse...

Pois eu voto CDU!
Ainda bem que voto CDU!
Voto em Gente coerente, integra, honesta, de muito trabalho. Trabalho sempre colectivo, como as discussões e as decisões políticas.
Nobre nos debates mostrou o que era! e é muito, muito mau!

Bjs,

GR

José Lopes disse...

O poder corrompe e deve ser por isso que o peixe fede!
Cumps

carlos pereira disse...

Caro Samuel;
Um post lúcido e oportuno.
Não sou biólogo nem domino as estatísticas, mas decerto que, o "camaleão", não será neste país um animal ameaçado de extinção. Eles nascem espontâneamente. Mais um para alimentar a corja.
Um forte abraço.

Anónimo disse...

Que bom exitir um Blog como este!
Nunca gostei deste "SER TÃO CAMALEÃO"
sempre com ar seráfico, e cuidado com eles.
Sorte é a nossa que com os nossos CEM ANOS e muito lucidos, dificilmente nos deixamos enganar.
Saudações.
Mª Amélia

Antuã disse...

E assim se prova que os anti-partidários são seres na antecâmara do fascismo.

Américoc. disse...

O Nobre andou por aí... abraçou quem quiz e nem sequer se pode dizer que voltou à barriga da mãe, pois, em boa verdade, nem de lá saiu.Tem os amigos que merece embora eu ache muito justo que alguns deles se sintam, quais "virgens imaculadas", verdadeiramente ofendidos... Inflizmente isto é mais um número de "revista à portuguesa", com o Povo a sofrer e a pagar e com demasiadas dificuldades para perceber os outros caminhos, os seus outros caminhos. Mas, com jeito, isto vai...

Unknown disse...

E agora?
Vamos ter a Margarida Pinto Correia e o marido, de sorriso bem aberto e confiante, atrás dos comícios do Passos Coelho?
Será que é desta que Fernando Nobre pôe a gravatinha de cortiça, diante de uma claque de "JSD's" em fúria?
Ou vai agora dizer, num comício do PSD, aquilo que já disse noutro do BE: «Dei o meu nome a esta candidatura, porque é preciso dar a cara»?

E, ao que parece, ainda não vimos tudo. Falta saber as cenas dos próximos episódios...

Suq disse...

Se por um lado a oportunidade surge - logo a ocasião faz de "nobre" .

Coisa nunca vista dentro da polítiqueira ... desde 25 Abril!!!


A cidadania tem destas "coisas"