sexta-feira, 1 de abril de 2011

“Público” – Pronto, pá! Não se pode reparar em tudo...


Cada vez mais, é verdadeiramente confrangedor o nível de alguns dos trabalhos, chamemos-lhes assim, jornalísticos, do “Público”. Provavelmente como forma de homenagear o campeão da venda a retalho e dono do jornal, Belmiro de Azevedo, alguns funcionários daquele diário fazem jornalismo como se fossem, também eles, “merceeiros”.
Num trabalho sobre a recente visita a Cuba do ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, e na descrição das andanças, encontros e declarações deste, prenderam-me a atenção três pormenores de incompetência... ou má fé:
1. Conseguiram não reparar nesta declaração em que Jimmy Carter diz ser fundamental retirar Cuba da lista de “países fomentadores do terrorismo”, lista inventada pelos EUA... por essa acusação «não ter qualquer fundamento».
2. Dizem que uma das várias personalidades da oposição cubana com quem Carter conversou foi «o bloguer Yoani Sanchez», parecendo não saber, aqui muito provavelmente por ignorância em estado puro do escriba, que Yoani Sanchez é uma mulher, autora do blogue inimigo da Revolução Cubana mais conhecido na blogosfera... sendo ela própria quase tão famosa quanto a Coca-Cola com Rum, limão e gelo. Perder esta oportunidade de fazer propaganda contra Cuba e, na passada, a promoção da Yoani Sanchez... nem parece do “Público”!
3. Dizem que Raul Castro foi inamovível na decisão de manter preso o tal conselheiro americano condenado em Cuba por trabalhar num “projeto sensível”... mas não lhes ocorreu falar da inamovibilidade do regime de Obama, que se recusa terminantemente a comentar, sequer, a situação dos “Cinco de Cuba”, injustamente presos nos EUA, condenados a penas absurdas, nalguns casos, de mais do que uma pena de prisão perpétua... para uma só pessoa. Presos, precisamente por lutarem contra o terrorismo planeado e executado a partir dos EUA.


Adenda: "Reagindo" ao comentário do "Salvoconduto", sobre o bloqueio contra Cuba nem falei... pois neste momento, nas Nações Unidas, já apenas três países não votam contra esse crime contra o povo cubano, cometido ininterruptamente nos últimos cinquenta anos: os próprios EUA, claro, Israel, obviamente... e as "ilhas das não sei quantas"... coitados!
Desde os tempos em que prometia via a ser um jornal de referência, longa ladeira tem descido este lamentável jornal “Público”!

13 comentários:

salvoconduto disse...

Não li a notícia do público pelo que não sei se não terão também reparado que Carter defendeu o fim do bloqueio e a libertação dos cinco presos cubanos em terras do Tio Sam. É outro jornal que continua fiel aos seus "pergaminhos"...

Anónimo disse...

o público e a impresnsa em geral estão abaixo de esterco nem sei porque é que lhes dá importância.

olhe que ningué fala do que se passou e passa no Wisconsin que em descontando as diferenças estão como nós e a generalidade dos países europeus para já não falar dos américas que esses coitados já vêm sofrendo há mais tempo.
há quase dois meses que o povo de Wisconsin se revoltou contra o seu governo saindo para as ruas , ocupando por 18 dias o capitólio, marchas nas ruas, lutando para que a lei aprovada pelo governo do seu estado que lhes retira direitos de trabalho como direitos sindicais e de contratação colectiva, lutando para que não haja cortes nos saláriios dos trabalhadores públicos ....
andam há dois meses nisto e por aqui alguma imprensa pega no assunto?

a lei ainda não entrou em vigor porque entretanto recorreram para os tribunais que são uma das coisas que ainda funcionam nos américas e agora veio um deles, um Juiz do Wisconsin, declarar que a lei não produz efeito, não pode ser aplicada porque....estava suspensa.
uma vitória para o povo? o governador avançou com a publicação lei apesar da proibição do tribunal.

ISTO ESTÀ A ACONTECER!

as ruas continuam cheias de manifestações e de protestos. qual é o meio de intoxicação social que fala disso? quando é que fazemos o mesmo?


a propósito, e desculpe o desabafo, o pc já reviu aquela parvoíce de "com o bloco está fora de questão"?


1+1

Antuã disse...

Não confio em qualquer jornal dominado pelo capital.

Maria disse...

Tem descido tanto, mas tanto, que um dia destes atola-se no lamaçal 'que lhe cabe neste latifúndio'!

Abreijos.

João de Sousa Teixeira disse...

OS NORTE-AMERICANOS
(Rhapsody para George Gershwin)


Al Capone era um tipo simpático
(tendo mesmo em conta a cicatriz)
se comparado com McCarthy
e tu, George, deste-lhes música sem o saberes.
Hoje, os americanos dizem que são águas passadas.
Na Europa, dizem o mesmo sobre a inquisição.
É gente que se satisfaz com o que tem
e tem mais do que necessita para se satisfazer.

Deus morreu em 1929 e foi crucificado
em Wall Street. De então para cá,
os norte-americanos mitigam a fé com anjos órfãos
e fazem milagres no cinema.
(Oh George, volta a compor Rhapsody In Blue
e reabilita todos os pretos da América!)

E, já agora, embarguem o Canadá,
eles parecem sorrir de felicidade
quando vos espreitam lá de cima,
como ursos polares em jeito de provocação
e deixem Cuba viver em paz.
Metam-se com gente do vosso tamanho!

Ah, e deixem, duma vez por todas,
de me fazer crer que o jazz é uma prostituta bêbeda
a banhos no Mississipi.

Abraço
João

Alberto disse...

Deste pasquim só leio e quando leio, o que me aparece na internet. Sou muito obediente ao que o meu médico dermatologista me recomendou: Não mexer na merda.

Graciete Rietsch disse...

O ponto 2 deste post mostra bem a irresponsabilidade com que certos jornalistas emitem as suas notícias.

Um beijo.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

É uma publicação à imagem do "progenitor" do grupo económico, a que pertence.
Penso que os Portugueses vão percebendo, que há mais por fazer também nos E. U. A., no que diz respeito à postura em etrmos de política externa, e até em termos de direitos humanos.

Anónimo disse...

O jornal chega a ser tão mau que, por vezes, é oferecido (de borla) nas caixas do Continente.

Porém, julgo que ainda terá alguma utilidade.

Nomeadamente, em forrar o caixote do lixo, embrulho de livros e demais vidraria.

Luis Nogueira disse...

A mim nem de borla. Ouvi o que disse o Espanha (ou Hespanha) à lambisgóia dos prós e próprós sobre o que é a comunicação social portuguesa - falava dos jornais de referência, das mercearias em papel e na TV - que é tudo a mesma caldeirada: chuvadas de mediocridade, informação única, pensamento único, Whashington Consensus, Ldª. Nem leio nem empresto.


Luis Nogueira

do Zambujal disse...

Boa!
Um g'anda "post".

Que bem merece o grande abraço

Fernando Samuel disse...

E apesar disso, ainda há muita ladeira para descer...

Um abraço.

Anónimo disse...

Samuel
Não esquecer que o jornal são os FDP dos jornalistas que o escrevem mesmo que para isso sejam mandados. E não me venham dizer que a necessidade obriga a muito pois se mandassem os jornalistas irem comer no C.. eles não iriam. Ou iriam?.
Vitor sarilhos