quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cavaco – Nem coberto de medalhas...



Amílcar Cabral foi um homem grande. Liderou a luta dos povos da Guiné-Bissau e de Cabo Verde pela independência e libertação do jugo do colonialismo português até 1973, quando foi barbaramente assassinado em Conacri, capital da vizinha República da Guiné. O seu assassínio foi fruto de uma teia de traições, intrigas e de uma maneira de “fazer política” que, desgraçadamente, marcam até hoje o dia-a-dia da Guiné-Bissau, onde a vida de um opositor vale tanto, ou menos, do que a bala usada para o assassinar. Não é esse, felizmente, o caso de Cabo Verde!

Em Cabo Verde, terra de música doce e gente que, como lembrei ontem e segundo as palavras de Saramago, «Fabrica o seu próprio chão, inventa a sua própria água, repete dia-a-dia a criação do mundo», foi instituída como mais alta condecoração do país, a Ordem Amílcar Cabral. Justíssimo! O problema é que, embora o mais das vezes, estas condecorações honrem tanto quem lhes deu o nome, como quem as concede, como quem as recebe... acabam fatalmente por, um dia, serem penduradas ao peito de um qualquer Aníbal Cavaco Silva deste mundo.

Enquanto milhares de jovens, entre 1961 e 1974, davam o melhor de si, dos seus sonhos e da sua inquietude, o que não poucas vezes foi a própria vida, uns por patriotismo e pela conquista da independência dos seus povos, outros, aqui em Portugal, solidariamente e também por patriotismo e luta pela liberdade, o cidadão Aníbal Cavaco Silva, que no início da Guerra Colonial tinha 22 anos e no seu fim, já 35, escondeu-se “corajosamente” atrás de uma qualquer das inúmeras desculpas que tantos como ele inventaram para “não se meterem em política”.

Mesmo vendo-o condecorado com a Ordem Amílcar Cabral, tenho vergonha deste Presidente da República Portuguesa!

21 comentários:

Maria disse...

Também Amílcar Cabral não gostaria de se ver no peito deste homenzinho.
Hoje estou assim. Deve ser do calor.

Abreijo.

cetautomatix disse...

O caso não é para menos, Samuel! Há coisas que até doem!

salvoconduto disse...

Subitamente o túmulo de Amilcar Cabral estremeceu...

Antuã disse...

Cavaco está com azar. Depois de levar com Saramago mandam-lhe com amílcar Cabral.

Graciete Rietsch disse...

Condecorar Cavaco Silva com a Ordem amílcar Cabral é um insulto à memória desse Grande Homem.

Um beijo.

Anónimo disse...

Se Anibal Cavaco Silva, um homem de origem humilde, que lutou para ser quem é, foi PM de Portugal durante 2 mandatos e agora é PR é um qualquer, então o autor deste blog o que é?
Quanto ao Amilcar Cabral nada de endeusar o homem. Ele tinha virtudes e defeitos como todos nós. Agora vamos e venhamos: como é que ele conseguiu estudar na Provincia de Cabo Verde e depois ir a Lisboa estudar numa Universidade, privilégio de poucos portugueses do continente. E ainda assim acham pouco e mandam bocas foleiras. Não acham que essas histórias estão mal contadas? Cabral estudos na Faculdade de Agronomia, arranjou namoradas portuguesas, inclusivamente casou com uma e no entanto gritam RACISMO! Ora essa quem era afinal o racista? Estou farto da historia da fantasia meu caro blogueiro de meia tigela. Prefiro a historia autentica. Agora não deixa de ser triste ver um pretenso jovem cientista social a não ser critico, questionador da historia que lhe servem os intelectuais organicos e fazedores de historia com cunho ideologico.

samuel disse...

Anónimo (12:13):

Fantástico!
É pena é o anonimato. Perde-se a divulgação de mais um génio de "tigela inteira"... se não for mesmo gamela...

Anónimo disse...

Nada tenho a ver com o anónimo anterior, mas vejo-me na necessidade de entrar aqui como tal, já que alguns anormais que frequentam este espaço têm o mau hábito de retaliar depois sobre o meu blogue, vazios de ideias e apenas com insultos gratuitos.

Posso até nem subscrever inteiramente o que disse o anónimo das 12:13, mas sempre lhe digo, Samuel, que a sua resposta é duma pobreza intelectual sem qualificação!...
Esperaria isso de um qualquer imbecil iletrado, mas de si... meu caro, ideias e argumentos combatem-se com argumentos e ideias, não com paleio de puto reguila!

O que você escreveu é indigno da pessoa que escreve os "posts" que aqui costumo ler!

samuel disse...

Anónimo (13:58):

Devo portanto depreender que este seu comentário moderadamente insultuoso é o exemplo do que acaba de propagandear sobre os "argumentos e ideias"...
De qualquer modo, obrigado pela sua opinião.
Voltarei a ler o comentário do anónimo das 12:13... até lá conseguir encontrar um argumento ou uma ideia... e a dar-se o caso... logo se vê. :-)))

maia disse...

A coberto do anonimato, há sempre grandes heróis. Por isso, porque não têm rosto e se escondem, eu não os suporto e faço por ignorá-los. Mas o anónimo das 12:13, escondendo-se, mostrou tudo. Este anónimo acha que o Amilcar Cabral, só porque estudou, foi um privilegiado. Hã sr. Anónimo, preto não tem direitos! Estudar, que deveria ser direito de todos, no caso dos "pretos", é um privilégio! O Amilcar Cabral, o tal privilegiado, estudou, deu conta do recado, aprendendo e não se afastando dos seus, que considerava colonizados (ou não sr. Anónimo?) e lutando pela emancipação do seu País. Não estudou para dr., estudou para melhor entender a caminhada que se propôs fazer e deu dignidade á sua luta. Por mais que lhe doa sr. Anónimo, Amilcar é um herói no seu País, porque deu ao seu povo voz e dignidade. Certamente o sr. Anónimo também estudou, como direito ou como privilégio? E estudou o quê sr. anónimo? Como há dinheiro mal gasto!
O Amilcar Cabral está acima de todos estes vilões. Não o atingem! Quantos vilões e traidores ele teve pela frente na sua luta. São assim os heróis. Os nulos não os afastam do seu caminho.
Quero aqui recordar a Lyca, com a sua camisola com a efígie do Amilcar Cabral e que fazia questão de ir para o banco trabalhar com ela.
Para o Samuel, uma palavra. Um blogue é, julgo eu , isto mesmo.
Eles ladram e a caravana passa. Foi isto que o Amilcar fez. Imitemo-lo, então!

Ana Martins disse...

Eu tenho que admitir que tenho mais vergonha dos que votaram no Cavaco que do Cavaco propriamente dito.

Fernando Samuel disse...

Se «não se meteu em política» não sei - em todo o caso, se a memória me não falha, ele foi quadro superior do ministério da educação de Marcelo Caetano.
Já agora: quem também foi condecorado, mas em Portugal - e creio que pelo Cavaco - foi o organizador do golpe que vitimou Amílcar Cabral: Spínola...

(o que me fascina nestes «teus» anónimos é a superior capacidade de inteligenciação com a qual ilustram a coerência entre o que dizem e o que escrevem...)

Um abraço.

Anónimo disse...

o blogueiro insulta td a gente - os k não sabem k muro d berlim caiu, d perestroikas, d gulags, d descida d partidos comunistas. povo quer democracia dizEr o k vai n cabeça. st saramago tratava td a gente abaixo d cão - os gajos k lhe untavam o pãozinho, o antónio costa + resto d maçonaria esta a pagar e vc chora, conheci os podres. em k ficamos?
vc já percebeu k é ditadorzinho d opiniao malcriado?

ant. sousa dias s medo d siberia

samuel disse...

ant. sousa dias s medo d sibéria:

Fantástico trabalho de abreviatura, compressão... diria mesmo, miniaturização de ideias!
Claro que, exactamente por isso, não entendi porra nenhuma... mas aí deve haver qualquer coisa, admito.

Anónimo disse...

Boas
Desculpa invadir assim o teu espaço sugirindo como farei infra.

Não sei se conheces o caso do Médico Cabo-Verdiano Gilson Alves? Esta e já foi largamente noticiad nos jornais.

Estou a enviar em forma de comentário as cartas racista que dois médicos trocaram entre si no HSJ no Porto, conspirando formas de lixarem o Gilson só por ser Cabo-Verdiano, preto e africano; isto apesar de ter terminado medicina com 18 valores e ter entrado na especialidade mais deficel e concorida da medicia, ou talvez po isso mesmo.

Gostaria que desses a carta um formato de Post e o colocasses no teu blogue, como forma de ser mais acedido e abrismos possibilidade de ajudarmo de alguma forma o Gilson.

Saudações

“Porto, 2 de Janeiro de 2009
Exmo Sr,
Directos Clínico do Hospital de S. João
Dr. António Oliveira Silva

Assunto Reintegração do Dr. Gilson João dos Santos Alves

Após várias tentativas de contacto telefónico, tomei a liberdade de lhe escrever esta missiva, que lhe será entregue por alguém de confiança.
Como é do seu conhecimento, o Dr. Gilson Alves interompeu o internato de cirurgia Torácia em Julho de 2008 por um período de 5 meses.
No dia de hoje, após o término de interrupção do internato, o Dr. Gilson regressou ao Serviço.
A minha posição é a de que o Dr Gilson deve ser readmitido no Serviço e proponho que sejam tomadas as seguintes medidas:
1. Como sabe o Dr. Gilson é Cabo-Verdiano. Embora tenha entrado para o inter com uma nota alta ( 18 valores), é evidente para mim que podemos estar a investir seis anos na sua formação, para depois o vermos sair para o seu país de origem. Na minha opinião, se concordar, deve ser feita uma selecção de internos, de modo a que internos africanos não façam o internato neste serviço de todo o país, sejam eles de Cirurgia Torácia ou não;
2. Desde o dia em que o Dr. Glson Alves foi admitido no Serviço que reparei que estava na presença de um individuo dotado e de um profissional com uma maturidade clínica invulgar, para o seu estágio de formação. Porém, também desde o primeiro dia estive convicto de que ele teria que ser removido o mais breve possível, o mais tardar no final no final do seu primeiro ano de internato, fosse através de não atribuição de aproveitamento para o primeiro ano, ou por sugestão directa ao próprio pelo s profissionais de serviço. Esta prática, aliais, já foi posta em prática noutras ocasiões, com outros internos, com resultados positivos>;
3. Soube, através de amigos e da consulta do sue processo clínico que o Dr. Gilson teve alguns problemas psicológicos enquanto aluno, situação que podemos aproveitar, quer para o dissuadir de indsistir em ficar, quer para liquidar a sua credibilidade, se a sua insistência continuar no futuro;
4. Nesta fase tomeis a liberdade de o impedir de entrar no Serviço. Decorre, porém, que essa situação carece de uma comunicação oficial do Hospital, o que pode ser conseguido, por exemplo, com o pedido de uma junta médica. Tal junta, preferencialmente, terá de ser feita por alguém da nossa confiança no hospital, que terá de o dar como inapto. Desta forma teremos dado o assunto por resolvido e teremos destruído a sua credibilidade:

Aguardo um resposta da sua parte e sugestões para a resolução do problema.

Os melhores cumprimentos
Paulo Pinho
(Director do Serviço de Cirurgia Cardio – Torácica, Hospital de S. João Porto)”

Original aqui:
http://grevedefomeemdirecto.blogspot.com/

Cesar Brutus

AM disse...

Tanto ressaibo... meu Deus!!!
Tanta ignorância histórica!!!
Acaso sabeis quantos MILITARES CABOVERDIANOS COMBATERAM NAS "GUERRAS COLONIAIS" NAS FILEIRAS DO EXERCITO PORTUGUES???
QUANTOS ADMINISTRADORES DE CONCELHO, QUANTOS CHEFES DE POSTO, GOVERNDORES???? NAO VOS ESQUECEIS QUE MUITOS CABOVERDIANOS FORAM TAMBEM CUMPLICES DO C O L O N I A L I S M O...
NAO OFENDAM O MEU PRESIDENTE...

" INGRATIDAO TÂ QUEIMÁ"

samuel disse...

Caro AM:

Que raio de argumento mais delirante! Em que é que o facto de naturais de Cabo Verde, de Angola, da Guiné, de Moçambique, da China ou da Bélgica, serem incorporados, à força ou não, no Exército Português, muda a natureza da guerra colonial?

Quanto ao seu amado presidente, é uma pena que realmente não possa ficar com ele, todo e exclusivamente para si! Isso é que era um favor e tanto!!! :-)))

AM disse...

Caro Samuel

"Argumento mais delirante"...
"Olhe que não... Olhe que não"
(Só para acabar o "delirante":
- Quantos caboverdianos ( conheço muitos) guerrearam no E.P. e hoje, como ontem,deram e dão o seu contributo ( SEM COMPLEXOS)para o engrandecimento de CV?
...
Tenho a certeza de que, se AMILCAR CABRAL FOSSE VIVO, teria seguido o exemplo HUMANISTA de MANDELA ( percebe?)
Infelizmente ( ha que nao ter medo das palavras) o pior do racismo e do ódio vem da ralé mais abjecta...
....
Quanto ao meu Presidente:
Desde há 35 anos que:
Portugal, país pobre , tem contribuido generosamente para o desenvolvimento de CV... quer em dinheiro quer em espécie ( posso dizer-lhe quanto e qual)saiba que a grande maioria dos cheques e contribuiçoes têem a chancela de Anibal Cavaco Silva... com o inteiro e pleno acordo do POVO PORTUGUES.. Porisso merecia , mereciamos, um "pouquinho" mais de consideraçao!!!!!



FIM DE PAPO

samuel disse...

Caro AM:

Pronto... peço desculpas...
Não sabia que o dinheiro com que Portugal (e bem!) tem contribuido, afinal é dinheiro de Cavaco Silva. Sendo assim... :-)))

AM disse...

Caro Samuel...

Só mais um PAPINHO..:

Peço-lhe me perdoe... mas, efectivamente, o amigo não alcançou a "estória" da chancela !!!
COMPREENDA: Anibal C.S. não é o dono do dinheiro... "assinou na qualidade de GOVERNANTE ...basta só referir os 8 anos como 1º M.
A (s) decisão (oes) final era dele exclusivamente.

Assim como, por exemplo: quandoos presidentes da China, USA, Reis e Rainhas, principes e Sultões o fazem... não lhes sai da carteira!!
VIVA CABO VERDE QUE É O MEU PAÍS POR AFINIDADE - VIVA PORTUGAL QUE É O MEU PAÍS POR NASCIMENTO .

JUNTOS... SEM ÓDIOS E RESSENTIMENOS ESTEREIS ...
AMIGO... NAO SE ESQUEÇA: HA EM CADA CABOVERDIANO UM CROMOSSOMAZINHO TUGA!!!!

samuel disse...

AM, meu caro,

Essa do dinheiro ser, ou não, do Cavaco, era uma piada. É um bocadinho constrangedor que venha tentar explicar...
Quanto aos "vivas", junte os meus... abrilhantados pela boa música de cá e de lá.

Saludos.