sexta-feira, 9 de julho de 2010

Soares e seus amigos - Todos bons rapazes



Quando no texto sobre esse grande humanista que foi Klaus Barbie, texto que acabou por deixar enxofrados uns tantos leitores mais ou menos “ultras”, uma espécie que eu nem sabia que tinha... ao passar pelo nome de Francois Miterrand, deixei intimamente uma porta aberta para voltar a falar sobre ele.

Francois Mitterrand foi um homem sem qualquer tipo de escrúpulos, capaz de tudo e do seu contrário para atingir os seus fins. A sua grande habilidade, o truque que aperfeiçoou até ao limite, foi a capacidade de “falar socialista” (uma coisa que por cá também temos). Quanto aos vastos defeitos, o menor consistiu em ser um mulherengo dissimulado e mentiroso compulsivo, somando casos sobre casos, sendo que o mais mediático foi a ocultação de uma filha até à idade adulta, a célebre Mazarine Pingeot, nascida em 1974, “renascida” apenas em 1994 e “rebaptizada” em 2005 como Mazarine Pingeot-Mitterrand. Pelo meio, escândalos políticos sortidos, estando o pior guardado para o fim. Segundo o advogado Vergés, um conhecido escroque que se encarregou da defesa de Klaus Barbie, mas que, como todos os escroques, não está impedido de, aqui ou ali, dizer verdades como punhos, quase tudo o que Mitterrand fez durante a sua vida pública, teve o objectivo de tentar ocultar o facto de, na juventude, mas uma “juventude” já bem crescida, ter sido um simpatizante activo da extrema direita pró nazi e colaborador do governo francês pró nazi-fascista, de Vichy, revelação que veio a público já no final da sua vida.

Enquanto escrevia o nome de Francois Mitterrand, já que isto anda tudo ligado, não pude evitar lembrar-me de Mário Soares. Para Soares ele era o amigo dilecto, o seu querido “Ami Miterã”... o que me levou a uma das minhas reflexões profundas:

Deixando fora desta estória algumas pessoas de bem, que têm todo o direito a equivocar-se... hão de convir que o Dr. Mário Soares tem um gosto e uma pontaria miseráveis para escolher os seus amigos do peito.

Ele foi, portanto, o “Ami Miterã”, com o seu passado fascistóide. Ele foi o Bettino Craxi, “socialista” italiano, ex dirigente do PS e Primeiro Ministro de Itália, que foi varrido da História pela “Operação Mãos Limpas”, condenado por corrupção, arrastando para o lixo o próprio PSI. Ele é, para ficar apenas por estes três (a lista seria longa e fastidiosa), o sinistro chefe de assassinos, Frank Carlucci, cujas “missões” como embaixador dos EUA, ou chefe da CIA, dispensam grandes apresentações. É obra!

Desculpem-me terminar com uma intimidade não solicitada, mas não me importo de revelar que não sou proprietário (nem da casa onde vivo) e não tenho poupanças, tudo coisas que para a maioria dos cidadãos é um grave defeito... mas numa coisa a vida foi assaz generosa comigo: ninguém me pode apontar entre o círculo de amigos de Mário Soares. Isso ninguém me tira!

16 comentários:

anamar disse...

Boa!!!!
Abreijo
:))

salvoconduto disse...

Acredito piamente que não faças parte do círculo de amigos do M.S. o contrário é que me surpreenderia. Esqueceste-te de citar mais uns poucos dos "amigos" de Soares mas como amostragem basta os que enumeraste.

Bernardo disse...

O sócrates e o cavaco também têm essa capacidade inata de só escolherem amigos porreiros

São disse...

mais uma coisa temos em comum: também não faço parte deste cículo de amizades, felizmente!

Que o vosso fim de semana seja fresco e agradável.

Alberto disse...

Quando ligo o computador e acedo à internet, não sei porque diabo, abre logo o blog do samuel-cantigueiro. Lá me sinto na "obrigação" de ter que ler de fio a pavio o que por lá aparece. Não será bem assim; nem sempre leio os comentários dos leitores. Desta vez chamou-me a tenção a referência aos enxofrados com o artigo sobre o carniceiro nazi. Lá fui dar uma espreitadela a tais comentários. Desculpe dizer-lhe Samuel, mas como é possível publicar tais comentários e, mais gravoso, na minha opinião, claro, responder a tal ou tais vómitos? Tempo perdido da sua parte que melhor pode aproveitar com os seus brilhantes artigos.
Este artigo sobre os amigos do sr. Mário Soares, deu-me para me interrogar como é que um político, consegue honestamente enriquecer com a política?

Milan Kem-Dera disse...

Ora aqui está um clube a que eu nunca pertenci, diria até mesmo, a partir do dia da sua chegada, pateticamente apoteótica, a Santa Apolónia, em 28 de Abril de 1974.

Costumo lê-lo, Samuel. Gosto do que escreve e como escreve, com este humor sarcástico e verruminoso que lhe é característico e tanto do meu agrado.
Temos imensos pontos de vista em comum; pena que diverjamos em outros tantos! E é por estes que às vezes aqui entro a partir alguns pratos. Desculpará, mas quando você "pula a cerca" (a minha), não me contenho.
De qualquer forma, o Cantigueiro é sempre um blogue que leio com atenção, tendo em vista mais os pontos de contacto em detrimento dos de afastamento. Não há ninguém perfeito, não é?
E é especialmente por aqueles que lhe dou os meus parabéns pelo blogue!

Anónimo disse...

Se formos a ver os amigos politicos de Alvaro Cunhal, também há por lá muita gente pouco recomendável...

Quanto ao Mitterrand, a personagem é demasiado complexa para ser tratada com laivos de caricatura, e acho de mau gosto, trazer para a conversa a sua vida pessoal, aliás em França os Presidentes têm casos extra-conjugais, todos eles, e ninguem se importa com isso.

Se até um Presidente da Republica do Inicio do século XX, morreu nos braços da amante, no próprio gabinete presidencial, quando estava no bem bom....

o castendo disse...

Podes acrescentar os crimes de guerra cometidos na Indochina e Argélia enquanto ministro nos anos 50 do século passado...

Graciete Rietsch disse...

Tantos assassinos no grupo de amigos de Mário Soares!!!!!!!
Felizmente também não me incluo neles mesmo não sendo capaz de pegar em armas e pedir desculpa às moscas, aos ratos e outros bicharocos quando tenho que me desfazer deles. Bem sei que são mecessários. Nada na Natureza existe por acaso. Mas não gosto de os ver lá por casa.





Que belo grupo de amigos do coração tem essa aberração que é Mário Soares!!!!!!
Nada existe na Natureza por acaso. Todos os seres são necessários e fazem parte de uma cadeia de vida.
Mas Mário Soares existe para destruir o nosso maravilhoso ABRIL, função que ele tem cumprido lindamentr.

Um grande abraço, camarada.

ATEU disse...

Muitos não eram amigos mas engoliram uns «sapitos».

Indigesto!

Antuã disse...

Se fosses amigo desse facínora eu não punha aqui os dedos.

Fernando Samuel disse...

Esqueceste-te de alguns democratas de primeira água de quem o Soares era amigo íntimo: Savimbi, Mobutu, o rei de Marrocos, Perez...

um abraço.

Streetwarrior disse...

Brutal Samuel,pincipalmente para quem acabou de ler o Contos Proibidos-Memórias de 1 PS desconheçidos e que poe a nú quem era os amiguinhos que ao Soares bastava pegar no telefone e tratar por tu...que não eram nenhum a não ser a egomania dele e o Mitteran que se usou dele.
Outro como tu bem disseste...e que bem dito, foi o Kapo Carlucci....e....Kissinger a quem Soares entregou tudo demão beijada em troca de dinheiro para finaciar a revolução.

A verdade tem que ser dita....aguentem-se

Nuno

Anónimo disse...

Antonio Vilarigues ,o Miterrand, é um das personagens politicas do século XX em França mais contraditórias, foi simpatizante fascistas, fez parte do governo colaboracionistas de Vichy , foi da RESISTÊNCIA, ministro depois da guerra,teve as suas responsabilidades nas guerras da Indochina e da Argélia, inimigo politico de De Gaulle, artesão da unidade da esquerda, o chamado Programa comum com o Partido Comunista Françês, candidato várias vezes á Presidência da Republica até
que conseguiu ser eleito em 1981 apoiado por toda a ESQUERDA, e mais tarde reeleito.

Imprimiu a sua marca á cidade de Paris, grandes projectos aí estão para provar que em arquitectura nada tinha de conservador.

Os seus governos publicaram legislação progressista.

Foi um florentino á maneira do Principe de Maquiavel.

Para se fazer uma analise de um politico como Miterrand, não se pode cair na anedota, como penso fez o Samuel.

Antes Miterrand, que Chirac ou Sarkozy,

Antes Soares, que Socrates , Passos Coelho , Durão Barroso ou Cavaco Silva.

samuel disse...

Anónimo (00:48):

Percebo que não está a "falar" comigo... mes mesmo assim...
Se reparar um pouco melhor, eu não fiz nada que se pareça com uma análise do político Mitterrand, mas sim do gosto desastroso de Soares para escolher amigos íntimos.
Toda a gente sabe que Mitterrand terá feito, pelo menos, algumas coisas decentes, que diabo!... mas quanto ao resto, não há título de "principe florentino" que o salve. Era um escroque!
De qualquer modo, como disse, o post, ou a anedota, como lhe chama, não era sobre ele.

Luis Nogueira disse...

Eles escolhem-se uns aos outros. Vejam lá se descobrem algum membro da mal chamada Internacional Socialista que não seja ou delinguente, envolvido em crimes de sangue (Felipe Gonzalez, etc...) ou ladrão (Craxi, Andras Peres, Ben Gurion, Simon Peres, e muitos etcs...) ou vigarista (Soares e muitos etc...). Encontrem lá o tal justo pelo qual não se deve destruiu Sodoma e digam alguma coisa...

Luis Nogueira