terça-feira, 6 de julho de 2010

Saramago, Cavaco, Cabo Verde... e memória


Tarrafal, onde se forjou muita da luta que levou à independência de Cabo Verde (e não só...)

Isto não vai acabar nunca! Por maldade, ou por puro acidente, muita gente irá esfregar na cara de Aníbal Cavaco Silva citações, pensamentos, extractos de textos e outras memórias de José Saramago, que voltarão, implacavelmente, para assombrar a vida do Presidente que “não teve o privilégio de conhecer pessoalmente o escritor” e que, por essa razão, faltou às cerimónias de despedida deste.

Desta vez foi o presidente de Cabo Verde, durante uma recepção oficial a Cavaco Silva, de visita àquele país africano, a presenteá-lo com uma frase de Saramago, que de uma forma muito bonita escreveu sobre o povo daquele país: «Fabrica o seu próprio chão, inventa a sua própria água, repete dia-a-dia a criação do mundo». Logo a seguir, ainda teve que ouvir outro político citar novamente Saramago, quando disse que «Os fortes deviam ser mais justos e os justos deviam ser mais fortes».

Nada que a grande carapaça que protege o cérebro de Cavaco, carapaça composta de poderosos materiais que agora não vêm ao caso, não consiga “processar e absorver”, evitando danos psicológicos. Esta situações, como disse no princípio, ou por maldade, ou por acidente, vão repetir-se muitas vezes.

Aliás, se a História e os eleitores derem mais alguns anos a Cavaco no Palácio de Belém, ainda o veremos em alguma cerimónia, inaugurando um monumento, ou participando em alguma homenagem a José Saramago, com aquela paz de espírito que lhe dá a grande “sorte” de ter uma memória de lama... a memória que lhe permitiu, sem pestanejar, homenagear Salgueiro Maia, poucos anos depois de ter negado uma pensão à viúva daquele Capitão de Abril.

15 comentários:

Maria disse...

As coisas inexplicáveis que o Aníbal tece...

Abreijo.

Antuã disse...

As citações de Saramago foram murros nos queixos do Cavaco.

Graciete Rietsch disse...

O Presidente não tem um mínimo de honestidade e coerência. É um verbo de encher mal intencionado.

Beijos

Todos os Nomes disse...

E o povo português vai votando, votando, votando...na suécia meia duzia vão nomeando, nomeando, nomeando...

É assim a democracia onde há liberdade.

Penso que mais que Cavaco, haverá mais monumentos a inaugurar pelo rei de Espanha.

Aliás, porque não se viu a bandeira espanhola a cobrir a urna de Saramago? Houve aí uma falha.

maia disse...

Um País que elege, para Presidente da República, um homem tão pequeno (sendo que a altura dos seres humanos se mede do pescoço para cima), não está bem. Queria que meu País não elegesse esta gente que ainda fala da raça, que tem horror à cultura e que está sempre do lado errado da vida. Cabo Verde leu-lhe palavras de Saramago. E ele ou não soube ou não percebeu. Para ele Tarrafal é só um sítio, com uma vista lindíssima. O que ali se passou, a luta e o sofrimento ali vividos, passam-lhe ao lado.
Visitar o Tarrafal, em 2000, foi das maiores emoções da minha vida. Como os cérebros fascistas imaginaram este sitio ermo, onde se podia torturar, gritar, que só o vento ali passava. E cá fora, em profundo contraste, a vivenda do director do campo, bela e confortável. Os prisioneiros do Tarrafal lutavam por uma vida de dignidade. Quero crer que alguém em Cabo Verde lembrará a sua "memória de lama".
Um bom trabalho, Samuel.

samuel disse...

Todos os nomes:
???

Fernando Samuel disse...

Memória de lama...daquela lama que sai dos esgotos...

Um abraço.

Todos os Nomes disse...

São muitos nomes, uns mais importantes que outros: não chegavam as Blimundas e Baltazares e Josés, eis que vem Cristo e Cavaco, que juntamente com Saramago, vão ser imortalizados na memória lusa e de um juri sueco.

Talvez que só os Bascos não gostassem de ser embarcados na jangada, daí a bandeira espanhola em falta.

Mas há muito mais para alem das cinzas!

Aurora disse...

Todos os Nomes não seria mais adequado Todas as Asneiras?
Pense bem e verá que tenho razão.

Todos os Nomes disse...

Para Aurora,

Mais um enorme Asneira: Até a Play Boy não vê Saramago sem Cristo!

O que haverá ainda mais, para alem das cinzas!

Pensemos bem!

Anónimo disse...

" o grupo parlamentar do PS propunha-se apresentar um voto de pesar pela morte de António Manuel Couto Viana assinado por doze signatários em 15 do corrente mês. A verdade é que tal moção não foi apresentada à Assembleia da República devido aos abjectos protestos do PC e do BE. Negaram a aprovação da mesma justificando que António Manuel Couto Viana teria combatido «ao lado das tropas nacionalistas, na guerra civil de Espanha».
Assim mesmo, nem mais nem menos. Os farejadores leninistas e trotskistas descobriram – sabe-se lá onde – que Couto Viana «esteve» na guerra civil espanhola. E se o tivesse feito, qual era o problema? Já esqueceram o testemunho de tantos «intelectuais comprometidos», de todos os «lados»?

Tendo a guerra civil de Espanha durado de 18 Julho de 1936 a 1 de Abril de 1939 e António Manuel Couto Viana nascido a 24 de Janeiro de 1923, a pergunta que se faz é esta: como conseguiu o adolescente português participar no conflito armado do país vizinho com a idade de 13 ou 16 anos?
De salientar o silêncio cúmplice do PSD e do CDS/PP sobre esta questão. Igualmente o do candidato à Presidência da República, o poeta Manuel Alegre, conhecido por Manuel de Argel, que afirma bem alto que «nem a ele nem à cultura o calam». Pois, o Alegre, tristemente calou-se muito caladinho como se nada fosse com ele nem com os seus amigalhaços do PC e do BE.

Ficámos assim: para um traidor que defendia o Iberismo, sai um Prémio Camões e luto nacional. Para Couto Viana, o silêncio, por razões sectárias e não literárias! "

Ass : Pedro Caçorino Dias

samuel disse...

Compreendo que a casa da democracia não tenha querido homenagear um fascista...
Tem a seu favor o facto de nunca se ter disfarçado e ter assumido sempre que era fascista. Isso é digno de nota... mas não tanto que mereça homenagens públicas.

Anónimo disse...

Percebe agora porque muitas gente não tenha querido homenagear o SARAMAGO ? Um Social Fascista, que nunca escondeu as suas simpatias por STALIN ?

Ele tambem era sério, nunca escondeu ... mas daí a homenagea-lo ....

E compreende ?

ASS : Pedro Caçorino Dias

samuel disse...

Pedro Caçorino Dias:

Compreendo perfeitamente! Só que, há muitos anos, decidi não ficar a apreciar a História, num ponto neutro, antes escolho um lado. Felizmente, o lado de Saramago!
Por isso, se compreendo as motivações que podem levar uns e outros a discutir as homenagem, ou a recusa das mesmas, a José Saramago e Couto Viana, enquanto cidadãos, já no que diz respeito ao valor literário, a comparação está absolutamente fora de questão.

PS: Há muito tempo que não "ouvia" chamar social fascista a um "dos meus".
E eu a pensar que o MRPP já só tinha um tipo... aquele, o finório Garcia Pereira... que os outros estão todos no PS e do PSD...

Anónimo disse...

PS : Não sou MRPP, como pode calcular, sou de Direita, ou Extrema-Direita segundo o rótulo de alguns, mas acho piada ao termo "Social Fascismo", porque está muito bem apanhado. Põe mesmo muito bem os extremos a tocar-se :)

Não é que importe muito, mas:

1 - Sou Católico, e por isso conservador do ponto de vista das chamadas questões fracturantes ( Aborto,Eutanásia, Casamentos Gays, etc ... ), e isso afasta-me dos comunistas.

2 - Sou a favor do Estado manter o controlo de alguns sectores estratégicos na economia porque isso defende os Interesses Nacionais contra OPAs Capitalistas, e permite garantir alguma almofada Social de combate ao desemprego etc... Isso aproxima-me dos Comunistas

3 - Sou Nacionalista e isso aproxima-me dos Fascistas, e julgo que também me aproxima dos Comunistas

4 - Sou antitotalitarismos de qualquer especie, e por isso apesar de Fascismo e Comunismo terem pensamentos Nacionalistas como eu, terei de ser sempre AntiFascista e AntiComunista

Pronto, já fiz o meu CV

Melhores Cumprimentos
Pedro Caçorino Dias