quarta-feira, 21 de julho de 2010

Os “serial” legisladores



Não há “serial killers” bons! Os “assassinos em série” são assassinos como todos os assassinos... só que matam muito mais pessoas. De entre os vários “perfis” de assassinos em série, um dos mais inquietantes é o daquele que decide matar 10, ou 15, ou 20 pessoas, sem razão nenhuma, escolhidas perfeitamente ao acaso... apenas para poder, pelo meio, disfarçar o assassínio de uma única pessoa que realmente pretende matar.

O PS e o PSD, com alguns contributos do CDS, já nos habituaram, ao longo de muitos anos a, sempre que ocupam o poder, brindarem o país com verdadeiras girândolas de medidas, normas, posturas, decretos e leis, as quais em muitos casos servem apenas para fazer passar despercebidas aquelas duas ou três leis “feitas por medida” para servir um ou uns tantos amigos... ou para atacar um ou outro adversário.

Pelo meio do estreloiçar do foguetório a propósito da Revisão Constitucional, leio esta notícia sobre a pretensão do PSD de dar aos empresários multados, ou punidos de qualquer outra forma pelas entidades reguladoras dos mercados e da actividade empresarial, mais meios para se “protegerem” dessas punições. Pretendem que esses meios sejam equivalentes aos que os vários tribunais e o sistema judicial concedem aos arguidos. Veríamos então, a partir daqui e ainda mais do que já vemos, uma multa ou qualquer outro “reparo” por parte, por exemplo, da CMVV, a uma empresa cotada na Bolsa, que tivesse cometido alguma das falcatruas em que são useiras e vezeiras, ter a possibilidade de arregimentar meios e advogados, eternamente, para cavalgar de recurso em recurso, de incidente em incidente, até o processo ter tantos milhares de páginas como milhares de dias... e acabar por esfumar-se no ar, como tantas vezes acontece.

Não consigo deixar de ficar a perguntar-me: Quem será, ou quem serão os amigos e clientes de Passos Coelho e do PPD-PSD que estarão em apuros com um qualquer “regulador” e a necessitar urgentemente de “protecção”?

5 comentários:

O Puma disse...

E o dr Cavaco distraído

em campanha

mas calado como um rato

no buraco do queijo

Abraço

Antuã disse...

Os lacaios do capitalismo têm a escola toda.

Graciete Rietsch disse...

Talvez seja uma explicação para o foguetório da revisão da Constituição. Alguma manobra estão a querer encobrir.

Um beijo.

Op! disse...

Veio o tempo em que o crime político e a política governativa são sinónimos! Vivemos então num Portugal bastante siciliano.

Fernando Samuel disse...

Muitos desses amigos e clientes do Coelho são também amigos e clientes do Sócrates...

Um abraço.