quinta-feira, 8 de julho de 2010

Klaus Barbie – O amigo “americano”



Antes de ontem segui na televisão um documentário sobre esta figura nojenta. Não vi todo o documentário, ou melhor, vi-o com as intermitências a que o meu problema de estômago me obriga nestes casos extremos de asco.

Trata-se da besta nazi Klaus Barbie. Ficou tristemente célebre o seu empenhamento em Lyon, tanto contra judeus como contra comunistas e outros membros da Resistência. Jean Moulin, dirigente da Resistência (torturado até à morte), foi talvez a sua vítima mais conhecida. A particular crueldade com que torturava os prisioneiros e o (provado) assassínio de crianças valeu-lhe o título de “carniceiro de Lyon”. Para um chefe nazi se destacar dos restantes pelo seu “zelo”, podemos imaginar a bestialidade que o caracterizava.

A parte do documentário que fui seguindo, relatava a sua aventura na América Latina, para onde escapou, depois da 2ª Guerra Mundial, acompanhado de mais um bom punhado de outros nazis. Esse grupo de nazis esteve na base de várias das ditaduras que ensombraram e ensanguentaram a América Latina nos anos que se seguiram... até aos nossos dias. Podemos encontrar vários deles como especialistas em tácticas de terror, mestres em técnicas de tortura, conselheiros privados de ditadores, como Pinochet.

Klaus Barbie escolheu a Bolívia. Imediatamente se colocou ao serviço do ditador da altura, o General Meza, para além de se tornar agente secreto dos Estados Unidos da América. Mais tarde, já ao serviço de outro ditador, o general Barrientos, idealizou a operação militar que, em colaboração com a CIA, levaria ao assassinato de Ernesto Che Guevara, em 1967. Mais para o fim, ainda teve tempo e apoios para fundar na Bolívia aquilo a que chamou “o 4º Reich”, regime nazi delirante que acabou por durar pouco, já que os seus “patrocinadores” decidiram que a presença ali de uma tal aberração lhes era, afinal, mais prejudicial do que útil, para a construção da sua sonhada cintura de ferro contra o comunismo.

Quando o cinismo de todos os “democratas” internacionais, que já não podiam esconder que sabiam quem ele era e onde estava, embora usasse nome falso, quando a passividade desses “democratas”, que pouco faziam para o prender e julgar, se tornou insustentável, lá houve, finalmente, um “democrata” que encontrou motivos de interesse (em boa parte, pessoal) para o fazer capturar e julgar, em França. Francois Mitterrand.

Klaus Barbie, começou a ser julgado em 1987. Condenado a prisão perpétua, morreu vitimado por um cancro, em 1991. Tinha 78 anos. 78 anos a mais do que devia!

Embora não constituindo nenhuma surpresa, aquilo que me foi dando maiores voltas ao estômago ao longo do documentário foi a complacência, a colaboração, o apoio, o financiamento, a presença constante dos Estados Unidos da América e da CIA em todas as maquinações, golpes, contra-golpes, assassinatos, ditaduras, que desde há tantos anos e ainda agora, como nas Honduras, ou na Colômbia, tingem de sangue a História daquele Continente, que teve a má fortuna de ter aqueles vizinhos a Norte.

23 comentários:

Maria disse...

Às vezes duvido da intenção destes documentários. Passei por este, mas fugi. Uma questão de fígado...

Abreijo.

salvoconduto disse...

Uns fugiram para a América do Sul outros foram directamente "contratados" pela do Norte. Ficaram em família.

Graciete Rietsch disse...

O horror não permite qualquer comentário. O fascismo está entranhado em ditas democracias.

Um beijo triste.

Anónimo disse...

Tão assassino como STALIN e FIDEL CASTRO.
Tão louco e ladrão como VASCO GONÇALVES, ROSA COUTINHO, OTELO e a cambada à volta.
Quantos impérios teve a URSS?
Quantas vidas custaram?
Na minha terra, Angola, viu o luxo dos cubanos? As mordomias? Esteve lá? Ajudou à festa em NOVA SINTRA? Acha BEM?
Ou só lhe dá jeito falar de um lado?
É cego e surdo?
Tapa o sol com a peneira?

Vomito para os dois lados e este blogue é o de um fundamentalista furioso.

Passe bem!

samuel disse...

Anónimo (10:28):

Eu passo bem, criatura (apenas por não saber se é homem ou mulher... mas alguma coisa há-de ser...).
Você, com essa confusão tremenda na cabeça é que não me parece que esteja a passar lá muito bem. Olhe que devia ir ver isso...
Até posso ser algo fundamentalista e vagamente furioso... Mas tudo menos esse pesadelo de "vomitar para os dois lados". Isso deve cansar como o caraças! :-)))

samuel disse...

Anónimo (10:28):

Como pode ver, o seu brilhante comentário de há pouco, foi para o lixo.
Você bem pode alegar ser preto, ser médico, ser casado com uma maravilhosa (e branca) militante do PSD. Parabéns por isso tudo! Só que nenhuma dessas "qualidades" lhe dá o direito de ser ordinário em casa alheia e, sobretudo, insultuoso para as restantes visitas.
Vá pela sombra!

jaime disse...

Concordo que o Klaus Barbie (e todo o nazismo) era repugnante. Mas não percebo esse ódio aos EUA que as pessoas de esquerda têm - os EUA são um país democrático e sem ele o Hitler teria ganho a guerra. Não percebo também a desculpabilização das ditaduras de esquerda. Por exemplo: já escreveu alguma coisa sobre Guilhermo Farinãs? Está em greve de fome em luta pela liberdade roubada pela ditadura cubana...

Anónimo disse...

Ditaduras, Democracias, Centro, Esquerda,etc. palavras para quem se quer esconder atrás delas.
Claro que esta aberração "Klaus Barbie" nem devia ter nascido, quanto mais vivido.
Em relação aos E.U.A. (e não sou de esquerda nem de direita, nem do centro) sou do Mundo, são a maior máquina de controle de massas existente a face deste planeta (mas eles próprios são controlados) quem controla?? Pesquisem pode ser que encontrem algumas respostas.
Se nos ajudaram a ganhar a guerra, não fizeram mais que a sua obrigação (e só o fizeram quando se sentiram apertados). Se queremos realmente resolver os problemas do nosso planeta temos de nos deixar destas coisa de Esquerda e Direita, temos de nos unir.
O sistema económico está mais que ultrapassado e só beneficia os tais que nos controlam.
Vejam o Zeitgeist ou o projecto Venus.
Tenham a mente aberta.

Abraço
PAZ
LK10

samuel disse...

Jaime:

Meu caro, teria sido melhor ler o que escrevi, antes de comentar.
Klaus Barbie, assim que chegou à América Latina foi “contratado” pelos EUA como agente secreto. A CIA – já nem se dá ao trabalho de o esconder – tem estado na base da maioria dos golpes militares e ditaduras na América Latina, nomeadamente, como recentemente admitiram em documentos “desclassificados”, no golpe no Chile, com o respectivo apoio a Pinochet e o assassínio de Allende, passando pelo recém afastado narco-fascista Álvaro Uribe, até chegar ao golpe mais recente nas Honduras, desenhado e executado a mando da CIA.
Qual é a parte que (faz de conta que) não percebe? Não se trata de ódio aos EUA.
Já agora, sobre essa estória de quem derrotou, ou mais contribuiu para derrotar o nazi-fascismo, tem a certeza de que não se esqueceu de ninguém que talvez tenha feito um “bocadinho” mais do que os EUA? ☺ ☺ ☺
Sobre Cuba e os seus “dissidentes” presos, acho que temos vários problemas:
1. A sua classificação de Cuba como uma ditadura, daria uma conversa interminável.
2. Cuba é um país sob agressão violenta e constante por parte dos EUA. É natural que quem for condenado por estar ao serviço dos EUA, seja considerado traidor e sujeito a penas pesadas. Os EUA fazem exactamente o mesmo!!!
3. Admito que entre os presos chamados “políticos” exista algum genuinamente e apenas “dissidente”. Se esse, ou esses, estiverem entre os muitos que agora, ao que se diz, vão ser libertados... ainda bem.
4. Não conheço o Sr. Fariñas o suficiente para saber se é um simples oposicionista, se é um traidor. Se estiver na segunda categoria, acho que está bem preso... embora também ache que Cuba fará muito bem se decidir libertá-los a todos e acabar com esta vozearia.
5. O facto de a chamada oposição a Castro estar em Miami e ser maioritariamente composta por bandidos, traficantes de droga, terroristas como Luís Posada Carriles, etc., etc., não me ajuda a ter uma posição mais simpática para com os chamados “dissidentes” cubanos. Admito que esta aversão a criminosos comuns possa ser um problema meu...

Anónimo disse...

A sua visão de Cuba e dos dissidentes, historicamente é falsa, mas pior, é sectária, e nem sequer, se pode dizer, que tenha algo a ver com a esquerda.

A revolução NACIONALISTA cubana , teve como objectivos libertar Cuba do jugo americano, das Máfias que dominavam o jogo e a prostituição e das empresas americanas que dominavam a produção de açucar e do tabaco nacionalizando-as, Castro era um revolucionário nacionalista e nada mais.

A chamada revolução cubana não era nenhuma revolução comunista, e teve o apoio da esmagadora maioria do povo cubano.

O mal foi depois, após a tentativa de desembarque na Baia dos Porcos, do problema do misseis russos, do embargo americano, o regime passou a silenciar qualquer tipo de oposição.

Com o passar dos anos e as cambalhotas ideológicas de Castro, os opositores foram crescendo, até porque estar de acordo com Castro num dia , poderia significar se o cidadão mantivesse a mesma posição por coerência,estar em total desacordo com ele , passado algum tempo.

Castro é na realidade um homem que tudo faz para se manter no poder, mesmo que tenha como aliados externos hoje, os adversários ou mesmo os inimigos de ontem.

Isto gera desconfiança, incompreenção e resistência, e mesmo muitos daqueles que calam a revolta , por causa do embargo, , e porque não querem se apelidados de traidores, não deixam de manifestar o seu descontentamento sempre que têm oportunidade.

A nomeação de Raul Castro foi tudo menos pacifica, e a libertação destes presos politicos, só demonstra a encruzilhada a que chegou o regime Cubano.

E se as máfias de Miami não são alternativa, o actual regime cubano também já expirou o seu prazo de validade.

O Puma disse...

Meu caro

como admiro o teu estômago

Abraço sempre

maia disse...

E lá vêm os anónimos! A pretexto do documentário dum nazi, era o que estava em causa, vêm misturar tudo: Cuba, Vasco Gonçalves, Rosa Coutinho, Estaline, como convém. Seguramente, quando se fala dos campos de extermínio nazi, nada, mesmo nada, se lhe equipara. Não vale a pena tentar confundir ou misturar. Ali, foi o horror e o extermínio, no estúpido fundamento de que se queria apurar a raça. Só um monstro e um louco congeminaria tal objectivo. E teve muitos loucos e monstros a segui-lo. Já há muito não consigo ver estes documentários, de tão brutais e
que, a páginas tantas, parecem quase "desculpabilizantes". Estão agora a ser revelados os arquivos nazis, que durante mais de 60 anos
estiveram escondidos e que provam a historiadores e investigadores, sem dúvida, que se tratava de uma máquina de extermínio.
Não estou de acordo com erros que a esquerda e a democracia possam cometer. Nem eu, nem certamente, nenhum cidadão empenhado numa sociedade justa, que é possível e defendemos. Ninguém tem a veleidade de não errar. Mas há , neste campo, espaço e vontade para melhorar sempre. Não podemos, porém, admitir comparações absurdas e admitir que assassinos sejam considerados dissidentes. Cuba é um grande País, com um sistema de saúde óptimo, onde se fazem grandes progressos em doenças do foro neurológico! Isso não pode ser negado. As operações, no campo oftalmológico, começadas
pelo Algarve, foram um sucesso, também ninguém pode negar. Mas convém esquecer. É um povo que tem de estar sempre alerta. Nimguém fala do bloqueio daquele gigante em frente e que só um grande povo e muito organizado, conseguiria superar. O Governo de Cuba saberá estar á altura do que for possível e necessário fazer. O resto é baralhar, é confundir o Sol com um fósforo.
Eles, os que fizeram ou aceitaram os campos de extermínio, náo desapareceram todos. Tens de preservar o teu estômago. Samuel, aqui te deixo o meu apreço, por , apesar destes grunhidos, não perderes a capacidade de denúncia.

samuel disse...

Anónimo (15:41):

Obrigado pela sua opinião, partilhada por tanta gente, logo e apenas por isso, nada original... e da qual, genericamente, discordo totalmente.
Lamento não ir esmiuçar pormenores... mas o anonimato tem este efeito...

Anónimo disse...

Pois é Samuel, muita gente que já esteve em Cuba, não a convite do Partido com tudo pago, não com duas talinhas e disposto a aceitar como boas , todas as justificações, que certos militantes do PCC debitam , e que perante perguntas concretas,fogem como o diabo da cruz a darem respostas.

Pessoas para quem ser de esquerda, é questionar todas a experiências, e a não aceitar como meros percalços de percurso, desvios graves, daquilo que deveriam ser governos de esquerda revolucionários.

Mas como diz essa não é a sua opinião, por isso ficamos por aqui....

Veremos como vai evoluir Cuba, depois desta libertação de presos de consciência, a maioria, que os mafiosos, e agentes do imperialismo não não para aqui chamados....

samuel disse...

Anónimo (17:34):

Pois... agora o que era supimpa era que não continuasse a introdizir elementos novos nos comentários para a seguir concluir "Mas como diz essa não é a sua opinião"... se não, não tarda nada, está a dizer que um bom vinho tinto é tendencialmente feito de uvas, mas, infelizmente "essa não é sua (minha) opinião".
Saudações... e boa campanha com o Alegre! (agora estou a brincar, valeu?) :-)))

Anónimo disse...

Ainda não decidi o meu voto nas Presidenciais, mas fique certo que será certamente com o objectivo de derrotar o Cavaco Silva, espero que o seu também.....

Anónimo disse...

Caro Samuel
O teu blogue, desculpa já não é só teu mas de muitos, mesmos muitos, que estão contigo na defesa de valores que vão escasseando, está a ser alvo, desde há algum tempo, de comentários insultuosos e que deturpam a verdade histórica. Não sei de onde partem, pode ser de sítios diferentes geograficamente mas comuns nos objectivos políticos, sendo certo, contudo, o ódio à justiça social, à realização do homem, ao fim da exploração, a quem luta, e tem lutado, para que isso aconteça.
São os lacaios do capital, aqueles que gostam de ser escravos ou de escravizar a falar. São verdadeiros mentecaptos, individuos que estariam disponiveis para ser agentes da PIDE de que, certamente, têm saudades mas que há 36 anos deixou formalmente de existir. É que as sementes ficaram.
Para ti um abraço, grande, e a certeza de que estes ataques são o reconhecimento de que este teu trabalho os está a incomodar.
Tu, todos os que se consideram "donos" deste blogue, olham para o futuro, um futuro mais justo e solidário, eles querem o regresso ao passado de escravidão que os tempos actuais para ele estão a conduzir.
Mas contra ventos e tempestades, contra torcionários ou seus defensores, haveremos de vencer porque temos razão e não desistimos.
Do Norte, Valdemar

Graciete Rietsch disse...

Ai Samuel, amigo e camarada , como é possível suportar os dislates desses anónimos!!!!!A tua paciência é grande, mas tudo tem limites.
Eu estive em Cuba por minha conta, sem Partido para me orientar e, embora sentisse o peso do bloqueio americano, gostei muito do que vi, achei a população simpática e instruída e ouvi as pessoas falarem sem um polícia atrás. Aliás nem vi polícias. Não vi riqueza, mas também não vi miséria. Compreendo perfeitamente o controle que haverá em Cuba porque americanos e amigalhaços não suportam um vizinho daqueles que até está dando frutos. Fico nervosa com o mal que dizem de Cuba que é um país que, com imensos sacrifícios, está conquistando o futuro, o socialismo. E digo mais, foi-me muito mais fácil entrar em Cuba do que em Portugal quando regressei.
CUBA VENCERÁ.

Um grande abraço,camarada.

Zé Canhão disse...

Ena, os nazis saíram à rua e marram em tudo que seja vermelho. Estão a precisar duma estocada fatal.

Fernando Samuel disse...

Verdade incontestável: os EUA instalaram ou (e) apoiaram todas as ditaduras fascistas do mundo.

Um abraço.

Luis Nogueira disse...

Meu caro Samuel:

O que admiro é a tua paciência para aturares esta canalha fascista da Internacional Socialista do Peres, do Gonzalez, do Soares, do Mit'rand e de outros delinquentes. Eu, no teu caso, deixava-lhes sair um bilhetinho, respondia-lhes e e mandava-os meter um nabo pelo cu adentro.
Não há razão que possa responder à des-razão (e à ignorância) mitilante.
Um abraço, camarada.

Luis Nogueira

Paulinha disse...

Oi,tdo bom?Tenho que fazer um seminario sobre ele,e queria saber qual é o nome desse documentario que vc viu =) Tem como me passar?Beiijos

samuel disse...

Paulinha:

Lamento imenso... mas como disse no texto, não vi o documentário na totalidade. Era sobre várias figuras nazis, principalmente este, na sua passagem pela França ocupada e o "exílio" na América Latina.
Não cheguei a "apanhar" o nome do documentário...

Abreijos.