sábado, 3 de julho de 2010

Nixon, Kissinger, Pinochet… e Mário Soares



«Dar um pontapé no rabo» e derrubar «o filho da p... do Salvador Allende» - Nixon

«Tudo o que fizermos com o governo chileno será observado por outros governos e grupos revolucionários na América Latina» - John Connally (ministro das finanças)

«Se Washington não parar Allende, outros Estados latino-americanos começarão a nacionalizar empresas norte-americanas» - John Connally (para Kissinger, comentando a nacionalização das minas de cobre, feitas pelo Governo de Allende)

«Decidi derrubar Allende» – Nixon (para Kissinger e Connaly)

«No Chile, vale tudo. Deem um pontapé nesses rabos, ok?» – Nixon (para Kissinger)

«De acordo» - Kissinger

Pouco tempo depois Salvador Allende seria assassinado, o Governo de Unidade Popular, derrubado e a besta que dava pelo nome de Augusto Pinochet, colocada no poder pela Cia e Washington.

Estas frases são retiradas de documentos agora “desclassificados” pelos Estados Unidos da América. Sempre que acontecem estas “desclassificações” de documentos, antes secretos, dos EUA, mais se confirma o carácter asqueroso e criminoso da política externa norte americana.

Sempre que revisito estas páginas nojentas da história, lembro-me da grande amizade que ainda liga alguns dos seus protagonistas, como Frank Carlucci, a essa figura igualmente desclassificada que é Mário Soares. Pouco tempo depois do golpe assassino e sangrento da CIA e Pinochet, só não sofremos um banho de sangue igual, porque até Carlucci e os americanos tiveram mais bom senso do que o “nosso” miserável e principal obreiro da Contra Revolução, preferindo cobri-lo de dinheiro, de muitos milhões, para fazer o seu trabalho sujo, mas sem o alarido do Chile…

Soares, o mesmo que por estes dias anda a ser homenageado por aqui e por acolá, a ser chamado “pai” disto e daquilo… quando, na verdade, deveria ser chamado filho…

14 comentários:

Anónimo disse...

Pois mas em 1986 esse mesmo Soares foi apoiado pelo PCP.

E realmente é falsificar a história ligar Soares ao golpe contra Allende.

Anónimo disse...

... de muitos pais.
Rui Silva

Anónimo disse...

Quem era Salvador Allende ???


Francisco

Maria disse...

Só espero que um dia, UM DIA, os documentos que envolvem esse senhor que anda a ser homenageado sejam também "desclassificados"...

Abreijos e até quase já.

samuel disse...

Anónimo (00:15):

Pois foi... ainda hoje isso me causa asco!
De qualquer naneira, se soubesse dar atenção ao que lê, veria que eu não liguei o crápula ao golpe contra Allende, mas sim ao golpe contra Portugal e o 25 de Abril. Contra Allende foram os seus amigos.

samuel disse...

Francisco:

Triste pergunta!!!

Pintassilgo disse...

A mãe do Bochechas teria feito um grande bem à sociedade se o tivesse abortado.

maia disse...

Que raio de anónimos! Que raio de pergunta. Além de parecer ignorante, desconhecer quem era Salvador Allende, neste contexto, lida a pergunta, neste texto, é hedionda e fascista. Desvalorizar a morte de Allende, ignorando-o, é estar de acordo com aqueles carrascos que mataram de forma brutal todos os que queriam uma sociedade digna. Revoltada e sem palavras, deixa-me lembrar aqui o belíssimo poema de Ary: "Foram não sei quantos mil operários tralhadores mulheres ardinas pedreiros jovens poetas cantores camponeses e mineiros
foram não sei quantos mil
que tombaram pelo Chile
morrendo de corpo inteiro..."
Recorde-se este poema, percebamos que Mário Soares nunca foi de corpo inteiro em nada, só na amizade de Carlucci e apaniguados. Isto é tudo meia gente. Nunca de corpo inteiro.
E esta de chamarem "pai" á criatura, na Azervadinha diriam muito naturalmente: vá chamar pai a outro.
Já te disse, Samuel, que gosto do teu blogue. É um estar "de corpo inteiro". Como o Ary é um operário das palavras, belíssimas.

Milan Kem-Dera disse...

Maria:

O Rui Mateus já, em tempos, levantou uma ponta do véu. Por inconvenientes, as verdades acabaram por ser abafadas e o livro proibido.
Mas ele anda por aqui, em formato pdf:

http://ferrao.org/2008/03/rui-mateus-contos-proibidos.html

Milan Kem-Dera disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
do Zambujal disse...

Ó falsificadores da História, vós sois uns falsários e uns criminosos, como as desclassificações dos documentos provam à saciedade (e à sociedade!), valham-vos os sempre fiéis (Fiel, já aqui...) e atentos das meias-noites e uns quartos, que tanto se afligem com as falsas "falsificações" da História para darem cobertura aos crimes e às veras falsificações da História que se tapam enquanto destapados não são!

Até logo

Padre padrone disse...

Padre padrone

- Quem provocou o descalabro e a Crise Mundial?

- Quem dita as regras "desgraçadas" a "retoma" da Crise?

- Quem incute a vilanagem e o arremesso das liberdades, direitos e garantias conquistadas com o sangue dos que lutaram e continuam a dizer NÃO?

- O que nos faz "idolatrar" traidores e e inecapazes governantes, traiçoeiros e "malabaristas" (rima com vigaristas)?

- Que cobardia colectiva, qual avestruz, impede a vontade plena?

- que ....

Graciete Rietsch disse...

Eu costumo dizer que a contra revolução começou logo no dia 25 de Abril. Bastava reparar na Junta de Salvação Nacional (com honrosas excepções)e o Mário Soares veio consolidá-la(a contra revolução,claro).
Quanto a Salvador Allende é um dos meus heróis mais queridos. Lutou, até ao seu assassinato, pelo Povo que o elegeu. E Mário Soares foi e é amigo dos seus assassinos. Mário Soares não merece um mínimo de consideração.

Um beijo, camarada.

Fernando Samuel disse...

Filho da CIA e pai da contra-revolução...

Um abraço.