quinta-feira, 29 de julho de 2010

PT – Golden Share e comédia governamental




Chega ao fim um espectáculo digno de saltimbancos de rua com mania que são actores, levado à cena pelo Governo de Sócrates. Principalmente, por terem a pretensão ridícula de que conseguiram enganar alguém com este sketch da “defesa dos interesses estratégicos”, ao mesmo tempo que se preparam para alienar interesses muito mais estratégicos para o país do que era esta participação da Portugal Telecom na brasileira Vivo, como sejam a GALP, a EDP, a REN, os CTT, a TAP, etc.

A Telefónica espanhola venceu por esmagamento, sem ter necessitado sequer de ameaçar com uma OPA hostil. Os especuladores (com Ricardo Salgado, que entretanto não se tinha calado mais desde que o negócio tinha sido interrompido) triunfalmente à cabeça, levaram a sua avante. Agora temos que aturar Zeinal Bava e derivados a tentarem convencer-nos de que ficar, por troca, com um pedacinho da OI é muito bom. Mais ou menos como se dissessem: «Sim, é verdade que vendemos os 10% que tínhamos na Mercedes, na Alemanha, mas em compensação, comprámos 50 pistas de carrinhos de choque que estão espalhadas em vários parques de diversão, desde a Baviera até Rostock».

Faz muito bem quem, para além de denunciar a comédia e o logro, defende que, depois deste fiasco, o mínimo que se exige é que parte desta fortuna seja utilizada para investir aqui e para a PT pagar o que deve... isto, claro, com o que sobrar dos prémios chorudos que os génios responsáveis por este negócio já devem ter reservado para si próprios.

Adenda: Só para lembrar que nada disto pode acontecer em empresas com interesse estratégico para a economia, se o Estado, comportando-se responsavelmente e não como tendeiro de feira, se mantém no controlo dessas empresas, pelo menos numa posição maioritária.

5 comentários:

Maria disse...

Vivemos cada vez mais num país de faz de conta...
Deve ser do calor...

Abreijos.

Fernando Samuel disse...

Só que o Estado é... zarolho, lento e põe-se a jeito...

Um abraço.

Pintassilgo disse...

É uma tragi-comédia.

Antuã disse...

Ao nível do SR. Pinto de Sousa, agente técnico por fax.

Graciete Rietsch disse...

Como é possível fazer e desfazer em tão pouco tempo? Sempre me cheirou a grande negociata.

Um beijo.