sexta-feira, 6 de julho de 2012

Tribunal Constitucional e Constituição – Ano sim... ano não!


Atropelar mortalmente um peão durante uma prova de corridas de automóveis e não parar é proibido... mas só a partir de amanhã. Hoje está a decorrer uma prova e a proibição iria influenciar negativamente o resultado da corrida, que já vai avançada, já se gastou muito dinheiro dos patrocinadores, pode parecer mal... e tal...
Eu sei que esta não é propriamente a notícia do dia... mas, infelizmente, tenho que concluir que a "bomba" da declaração de inconstitucionalidade do roubo dos subsídios de férias e de natal aos funcionários públicos, pensionistas e reformados, mas só para o ano, produzida pelo Tribunal Constitucional... também só faz "meio sentido". É como festejar o copo meio cheio, quando, na verdade, está bem para lá de meio vazio. Ou, para ser mais preciso sobre o que penso desta decisão e aproveitando o facto de ninguém estar a ouvir... é uma bela bosta! 
Uma espécie de defesa da Constituição... intermitente. Agora não convém, amanhã logo se vê! Mesmo assim, fraquinha e a medo, esta declaração do TC já permitiu ao escroque que faz de primeiro ministro contra-atacar (ou apanhar a boleia?), ameaçando com o alargamento dos cortes dos subsídios de féria e natal... para toda a gente.

9 comentários:

Anónimo disse...

E se esta decisão tivesse sido cozinhada na São Caetano à Lapa, sendo eles que os colocam no TC?

Anónimo disse...

Quem não nos diz que este "meio inconstitucional só para o ano" não dá jeitinho ao (des)governo para alargar o corte dos subsídios a todos os portugueses culpando mais uma vez os Funcionários Públicos? Mas que (des)governo tão canalha!
A LUTA É NOSSA POR ISSO NÃO DEIXEM DE ESTAR PRESENTES!
Vicky

menvp disse...

Mais uma para o Tribunal Constitucional:
- o contribuinte despende milhões e milhões em 'CURSOS DE FORMAÇÃO DE DESMPREGADOS'... e depois... o contribuinte não tem acesso a determinados serviços... por... falta de profissionais!!!!!

.
.
.
Anexo:
PARA UMA MELHOR GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS, E FINANCEIROS, DA SOCIEDADE:
A regra dos «3 ordenados mínimos»
.
Os gajos de Cuba podem ter montes de defeitos... no entanto, possuem o know-how necessário para formar a quantidade de profissionais de saúde necessária às populações!
.
Tal como dizem os chineses - «não dês um peixe, ensina a pescar» - ou seja: a solução não é importar médicos cubanos, mas sim, pedir ajuda ao governo cubano... para que se consiga formar a quantidade de profissionais de saúde necessária!
.
.
NOTA:
Por exemplo, é escandaloso existir falta de médicos em 'n' serviços públicos de saúde!... De facto, oferecendo um salário de TRÊS ordenados mínimos... um serviço de saúde público não deveria ter problemas em contratar um médico.
{Uma obs: Deveria-se recorrer ao know-how cubano... para avaliar qual o número de profissionais de saúde que será necessário formar para cumprir esta «regra dos três dos ordenados mínimos»... leia-se: AVALIAR O NECESSÁRIO AUMENTO DA OFERTA... para a procura existente... }.
{Mais uma obs: não se pode ceder a determinados corporativismos... se os corporativistas se recusarem a formar pessoas... então, há que recorrer a formadores aonde eles existam: no (ou vindos do) estrangeiro (Cuba, República Checa, Republica Dominicana, etc)... leia-se: aonde existam formadores disponíveis para dar formação a estudantes: «não dês um peixe, ensina a pescar»}.
.
.
P.S.
Como é óbvio, a regra dos «3 ordenados mínimos» deve ser aplicada a outras profissões aonde existe oferta de serviço público.
A «Regra dos 3 ordenados mínimos» não será um tecto salarial... mas sim, um indicador objectivo: se existe procura de profissionais (propondo um salário de 3 ordenados mínimos)... e não existe oferta de profissionais interessados nesses postos de trabalho... ENTÃO: há que aumentar a oferta de profissionais nessa actividade profissional - leia-se, aumentar o número de pessoas com a formação necessária para desempenhar esses trabalhos [escusado será dizer que é um escândalo estar a desviar recursos dos contribuintes... para... aonde não fazem falta!!! - leia-se, para 'CURSOS DE FORMAÇÃO DE DESMPREGADOS'].

Antuã disse...

Os comissários do TC declaram solenemente que pertencem ao mundo dos ridículos.

Anónimo disse...

"Se"? Santa ingenuidade anónimo das 00.34!

Um Abraço,

MG

Graciete Rietsch disse...

Em nome da igualdade, disseram os cínicos!!!!!

Um beijo.

José Rodrigues disse...

Cá está mais um caso em que como diz Jerónimo...canudos e "dotôres" da mula ruça há muitos até no palácio dos Ratonn(eiros)!


Abraço

trepadeira disse...

A falta de vergonha e o ridículo chegaram a toda a parte.Só interesses e conveniências,nada mais.

É tudo uma grande família.

Um abraço,
mário

Pata Negra disse...

Suspender a democracia ou a constituição?! Eis a questão!
Um abraço inquestionável