domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril... sempre?










Sempre bonitos, exaltantes mesmo, estes dias em que ano após ano se lembra Abril, fala-se de Abril, canta-se Abril. Grita-se “fascismo nunca mais, 25 de Abril sempre!”...

E agora? O que fazer com os outros mais de trezentos e sessenta dias para os quais também se fez o 25 de Abril? Em quantos deles vamos lembrar Abril, falar de Abril, cantar Abril?

13 comentários:

revolução/substituição disse...

Substituir a revolta pela culpabilidade

Fazer crer ao indivíduo que ele é o único responsável pela sua infelicidade, devido à insuficiência da sua inteligência, das suas capacidades ou dos seus esforços. Assim, ao invés de se revoltar contra o sistema económico, o indivíduo se auto-desvaloriza e auto-culpabiliza, o que engendra um estado depressivo que tem como um dos efeitos a inibição da acção. E sem acção, não há revolução!...

Maria disse...

Nós, todos os dias, Samuel.
Será nossa tarefa levar outros a fazer o mesmo... da forma que pudermos.

Abreijos.

São disse...

Não sei que fazem outras pessoas, mas garanto que guardo o espírito de Abril todo o ano.

Abraços para vós.

utopia das palavras disse...

Para muitos certamente não passa de mero folclore, para outros gritá-lo hoje dá jeito, muitos já o colocaram no baú há muito tempo, mas nós? Aqueles que sentem na pele todos os dias que Abril ainda não se cumpriu...ganhámos o direito de reclamá-lo todos os dias, em todas as circunstâncias e em todos os lugares!

Fazêmo-lo há 36 anos e continuaremos...sempre!

Abraço

ARISTIDES DUARTE disse...

Sempre, claro...

Anónimo disse...

Caro Samuel
Espero que as viagens para e de Viana do Castelo te tenham corrido bem, assim como a tua actuação, essa bem mais certa.
Neste dia de excepção no Portugal de Abril já que só hoje deste se fala, embora sem ir às questões fundamentais, sem contudo dizer que durante dezenas de anos houve quem dissesse não, quem tenha dedicado os melhores anos da sua juventude a uma luta que implicava o prejuizo do que a sua idade solicitava, quem pagasse com a sua vida os sonhos que tinha e que Abril comprovou que eram justos. A RTP está a transmitir um programa musical alusivo a esta data, quase que assumindo que há questões malditas, entre elas as canções, durante todos os restantes dias do ano. Ouvi, com emoção, a Odete Santos e, por intermédio deste teu espaço de comunicação, quero agradecer-lhe os momentos que me/nos proporcionou.
Abril, o Abril da Liberdade e da Democracia em todas as suas vertentes, há-de ser, vai ser,não um dia mas o nosso dia a dia.
No próximo 1º de Maio vamos dizer isso mesmo, construir Abril em Maio.
Samuel, vamos recuperar os ideais de Abril, vamos ajudar à sua concretização.
A ti, a todos, lembrando um grande Companheiro, Vasco Gonçalves, força, força, venceremos!
Adenda: Quando ia mandar este post foi anunciado que tu e a Maria do Amparo iam Cantar Roseira Brava. Ainda estou a ouvir, emocionado, e a dizer-vos muito obrigado.
Do Norte, com um grande abraço
Valdemar

GR disse...

Samuel,
cá vai a resposta para a pergunta que nos deixas;
nos trezentos e sessenta dias que nos restam até ao próximo Abril vamos Lutar, quando estivermos cansados ou enraivecidos/as ouvimos um pouco do programa “República de Abril” (não gosto do nome) Samuel, Maria do Amparo e o Coro de Jovens, Odete Santos e Luísa Bastos (não vi mais nada), retempera as forças e depois a tua Voz Samuel!
Para ouvir “RTP1 República de Abril” – Samuel e a doce voz de Maria do Amparo, os dias vão passar mais rápidos, calmos e ficamos com mais força, para as muitas lutas que se avizinham.

PARABÉNS, Samuel e M
25 de Abril, Sempre!

Bjs,

GR

Graciete Rietsch disse...

Lutar, cantar e esclarecer até ao dia em que ele verdadeiramemte se instalará.Eu provávelmnte já não estarei cá para o ver, mas ele virá(palavras inspiradas em (Mário Dionísio).

BEIjos

Anónimo disse...

Que saudade camarada..!

Aqueles dias maravilhosos até ao
1º primeiro de Maio..!

Depois foi a vitória da bestialização..!

Agora o povo unido está no marasmo das marchas por ruas e avenidas. E, pelos vistos vai continuar..!

Faço lembrar que a democracia socialista também se pode fazer com armas e bagagens.

Faço lembrar que os pides matavam torturavam e vilipendiavam..!

É bom visitar Abril uma vez por ano
todos juntinhos - revolucionários com os não-revolucionários naquele quadrado que preparado para a mentira..!

Que bom é sermos todos democratas-burgueses?!

Só para isso combater...Vale apena lutar. Sim...Lutar mesmo!!!
Se a memória não me falha perfiro a Revolução de Abril de 1974 aos outros... de o Joaquim com respeito.

Luis Ferreira disse...

Onde pára o pais de Abril pelo qual o Povo do Couço tento lutou, foram horas e horas de prisão de tortura, tão bem retratadas no monumento da Praça da República no centro da vila?
Será que o país de Abril é compativel com 700 mil desempregados? Será que o Povo deste país não acorda um dia do marasmo e da apatia?
Basta que quem é eleito cumpra um dos mais belos textos (apesar das trincadas) produzidos pela Liberdade - A Constituição da República Portuguesa.

Viva o 25 de Abril, sempre!

Fernando Samuel disse...

Quando cantarmos Abril todos os dias... chegamos lá.

Um abraço.

Nelson Ricardo disse...

Abril é uma realidade que vive em todos aqueles que acreditam num mundo melhor. Eles carregam Abril para fora da História e colocam-na na rua e no meio do povo.

Anónimo disse...

E aquela da Simone de Oliveira gritar nesse tal programa "Viva o 25 de Abril"? Patético. Mas enfim, se a convidaram... Coerência é com ela, ou seja, gostar de aparecer a qualquer preço!