quarta-feira, 21 de abril de 2010

Espécie realmente muito rara, ou simples lenda?


(Francis William Edmonds – “O especulador”)

A actividade frenética das “aves de rapina”, ou “animais ferozes”, visando fragilizar ainda mais a economia portuguesa, para com isso ganhar alguns milhões, está ao rubro. Estou a falar das agencias de rating, mais os economistas e analistas avulsos que se têm dedicado a “enterrar” Portugal, declarando uns, a bancarrota, outros a morte lenta... outros, sei lá... a perda total do cabelo, mas sempre, sempre, sem denunciar as causas reais que nos trouxeram até aqui.

Devo esclarecer que a feliz designação de “aves de rapina” e “animais ferozes”, não é minha, mas sim de um secretario de Estado, mais exactamente, do orçamento, como se pode ler no “Anónimo do Séc.XXI”, o blog do meu amigo (de infância) Sérgio Ribeiro. O Sérgio é uma das pessoas mais indicadas para falar e escrever, acertadamente, sobre a actividade desta “bicharada” daninha, sobre as razões e interesses que têm e a quem servem. Feita a apresentação do tema cá vou eu, como de costume, direito a um pormenor.

Num dos canais de televisão, um jornalista comentava (preocupadamente) que toda esta barragem de artilharia sobre a nossa economia deixaria Portugal «à mercê de especuladores menos escrupulosos».

Posso ter entendido mal... mas fiquei com a impressão de que, pelo menos para quem escreveu o texto da notícia, existe a fantástica possibilidade de, algures, se poder encontrar algum especulador com escrúpulos.

7 comentários:

Ana Martins disse...

Acho que se se acreditasse qeu alguma vez existiu a IUCN já teria dado essa espécie como extinta, já nem no Livro Vermelho entraria!

Fernando Samuel disse...

Especuladores com escrúpulos?: há-os por aí aos montes e todos com as consciências tranquilas...

Um abraço.

filipe disse...

Mais uma manifestação da novilíngua orwelliana, hoje tão falada por todos estes papagueantes comentaristas encartados.
Abraço.

do Zambujal disse...

Como perguntava o Fernando Samuel: especulador com escrúpulos? Não vale abusar da dialéctica! Quando a contradição é insanável, não tem cura...

Um abraço

Graciete Rietsch disse...

Epeculadores diz tudo. Para quê acrescentar adjectivos?

Um beijo.

Curioso do Mundo disse...

Disse hoje o Portas [Paulo] com ar muito grave e sério "temos que apelar ao nosso patriotismo económico e financeiro..."Alguém me explica o é isso?Devia estar a pensar nestes "escrupulosos"...

Abraço

Nelson Ricardo disse...

Lol, especuladores com escrúpulos? A existir, seguramente, que só no País das Maravilhas da Alice.