sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ilusões



Quem se der ao trabalho de fixar os olhos nesta imagem, durante alguns segundos, verá que tudo ganha movimento, tudo está a mexer. É mentira! Nada se move. A única coisa que está a acontecer é o vosso cérebro a deixar-se enganar por uma ilusão de óptica.

Vem isto a propósito de um post bem humorado e certeiro do “Cravo de Abril” sobre as inauditas guerras das esquadras “laranja” e “rosa”, com a ajuda esporádica do “comando” do CDS, guerra que tanto “agita” o nosso meio político, judicial, comunicacional... o que afinal também é mentira!

A parafernália de “armamento” dos dois exércitos sociais-democratas - que apenas se distinguem entre si pelo “laranja” e pelo “rosa” – não passa de armamento táctico. São verdadeiros arsenais de estrondosas bombas de lama, que têm como único objectivo esconder o escândalo provocado pelo anterior ataque do “inimigo”, criando um novo escândalo. Tal como as forças policiais e militares reais, também estas “armadas” dão às suas operações nomes sonantes: Cova da Beira, Diploma de Sócrates, BPP, Face Oculta, BPN, Freeport, Submarinos do Portas, o novinho em folha e a fervilhar de novidades, Taguspark, etc., etc., etc... ad nausea.

Ninguém está realmente interessado em fazer justiça, em investigar profundamente, em saber a verdade, em defender elevados valores. Como não sou capaz de deixar uma frase feita “sossegada”, a todas estas lutas pretensamente justiceiras, chamo:

“Ilusão de ética”

6 comentários:

Maria disse...

Anda (quase) tudo a mangar comigo.
Até tu, Samuel. Porque eu juro que vi as imagens mexerem...
:)))
Acho que vou mudar de óculos!

Abreijos

:)

jrd disse...

De novo Genial!
mas quem é que se ilude?...
Um abraço

Graciete Rietsch disse...

Gostei muito da frase "Ilusão de Ética" só que a acho muito suave para aplicar à verdadeira falta de
ética dos nossos políticos.Mas que é de um óptimo e oportuno sentido de humor é incontestável.

Um grande abraço.

José Rodrigues disse...

Esqueces a anedota tauromáquica(?)do dia:a coqueluche da comunicação social Chico Louçã/BE diz na A.R.ao Zé Pinto de Sousa/1ºmin. "o Sr. está mais manso".O Zé Pinto diz baixinho para o Chico: "Manso é a tua tia pá"!Entretanto os Srs do capital nas EdP e afins borrifaram-se para a farronca do Teixeira das Finanças e há bónus para tudo o que "mexia" e mexe nos nossos bolsos.É a ilusão da "ética" humanista dos monopolistas e donos do País,até... um dia destes!

Abraço

Nelson Ricardo disse...

É o resultado que dá fingir que o Estado é imparcial e depois ajuda os mais ricos e poderosos. Sem ilusões ou hesitações. O Estado ou a Justiça têm de ser património dos trabalhadores, para que os "casos" conheçam o veredicto merecido.

Fernando Samuel disse...

E chamas bem, pois é disso mesmo que se trata.

Um abraço.