quarta-feira, 28 de abril de 2010

Irracional





O cão da minha vizinha, um daqueles pequenotes e desajeitados que parecem feitos por curiosos, passa horas a correr no quintal, convencido de que vai apanhar os pássaros que poisam, imperturbáveis, no limoeiro, na ameixoeira... e onde querem. Quando descobre que está a fazer figura de urso, continua a correr em círculos excêntricos, mas desta vez com um patinho amarelo de borracha entre os dentes. Daqueles que têm um apito. É uma alegria! A cada passo do cão, o pato apita. Isto, durante horas. Claro que o animal tem uma boa desculpa: é irracional. Quase tão irracional como “o mercado”, onde, pelo menos segundo as “regras” que têm vigorado até aqui, uma empresa (ou mesmo um país) pode perder milhões de euros, não porque alguma coisa tenha acontecido à empresa, às suas encomendas, ou aos seus accionistas... mas porque uma gralha num artigo de um qualquer jornal económico, uma asneira num qualquer discurso de um Presidente da República (tipo o “gato por lebre” de Cavaco), uma má disposição de um analista, ou as conspirações e manobras concertadas dos verdadeiros braços armados dos gangs da finança, que são as agências de rating, cada uma por si ou todas juntas assustam “o mercado”, que fica a correr em círculos, fazendo coisas ainda mais estúpidas do que o cão da minha vizinha.

Claro que para os “analistas”, as ondas de despedimentos e os milhares de vidas e projectos pessoais e familiares que assim são empurrados para o desespero, são meras movimentações dos mercados.

Claro que essa grande luminária da SONAE, Belmiro de Azevedo, tinha que vir garantir-nos que «o mercado tem sempre razão».

Está cada vez mais clara a manobra de chantagem sobre os trabalhadores. Até já se acena com uma possível coligação, caso não seja suficiente a “unidade” de todos os partidos da oposição, para alinhar com o Governo quanto às medidas excepcionais que por aí vêm, a somar, evidentemente, ao PEC.

Quanta gente conseguirão enganar?

7 comentários:

Maria disse...

E um excelente post.
Mas vêm aí tempos difíceis...

Abreijos.

Graciete Rietsch disse...

Alguma enganarão, mas não toda felzmente.

Um beijo.

cetautomatix disse...

Concertação e sacrifícios. Expressões quase tão gastas como o "sendo que".

Jeremias disse...

Lembro-me sempre do poeta Aleixo: uma mentira tantas vezes repetida...
Tanto que se pode fazer cá dentro, tanta terra inculta para andarmos a comprar ao estrangeiro - - esta gente não se encherga que são gestores da treta!

maria povo disse...

Estamos a viver um momento Histórioco em que os Povos têem o Direito a REVOLTAR-SE!!!

Só o Povo Unido jamais será vencido e neste caso, só os POVOS DA EUROPA poderão vencer esta europa capitalista antes de morrermos todos na praia da europa... Portugal!!!

Quem os ouve, até parece não existirem ALTERNATIVAS, que EXISTEM!!! Estão nos Partidos da Esquerda, radical como agora convém ir dizendo....

como conseguiremos passar a palavra, não sei! claro que blogues como este nos ajudam a compreender e a juntar energias alternativas, mas a quem chegam??? a uma minoria!!! temos de fazer com que chegue à maioria!! como?!?

nos tempos do fascismo o meu pai deixava o Avante! nos bancos das carruagens dos comboios da linha de sintra. A primeira "ronda" dos pides era recolhê-los!! mas é claro que já tinham passado por milhares de mãos do povo que frequentava esses comboios!

será que não poderemos voltar a fazer o mesmo?!?! à semelhança dos jornais gratuitos que por aí andam (dica, metro, global, etc??) é que esses o povo lê, pois são gratuitos!!

Talvez a JCP possa participar nessa distribuição!!!

Há que fazer passar a mensagem: "QUANDO SE LUTA PODE-SE NÃO GANHAR, MAS QUANDO NÃO SE LUTA, PERDE-SE SEMPRE!!!"

Façamos deste 1º de Maio um GRANDE MOMENTO DE LUTA, afirmaremos que NÃO PASSARÃO!!!! e um MOMENTO DE FESTA pois temos a convicção de que PODEMOS TRANSFORMAR O MUNDO!!!

A LUTA CONTINUA!!!!

Fernando Samuel disse...

Enganarão todos os que... se deixarem levar com aquela de «o mercado tem sempre razão»...


Um abraço.

Alvarez disse...

Amigo Cantigueiro,

O "povo" não vai aguentar sempre... Um dia isto vai dar mesmo "merda da grossa"...

Alvarez