terça-feira, 27 de abril de 2010

Símbolos



Os dias que antecedem, mais os que se seguem ao 25 de Abril são, há muitos anos, uma oportunidade de ouro para os lacaios dos donos de jornais, que se disfarçam de jornalistas, cronistas, ou analistas, justificarem o dinheiro que todos os meses levam para casa, vomitando umas boçalidades sobre a Revolução e aqueles que a fizeram. Uma das suas técnicas preferidas é tentarem (pelo menos gostariam...) gozar com a esquerda, os ideais de esquerda e os seus símbolos. Os símbolos deixam os coitados enervadíssimos. Este infeliz que escreve umas colunazitas no CM é apenas um dos muitos casos.

Confesso! Simpatizo com os símbolos. Nos actos, na vida, nas cantigas e artes em geral e, portanto, nas palavras. Daí voltar a este belo texto publicado há dias pelo Sérgio Ribeiro, onde a dada altura, para ilustrar a ideia de que não estamos condenados ao abismo e à “falência”, ou, como única alternativa, a fazer ordeiramente o que quer o capital internacional, como nos dizem os discursos oficiais, produziu estas palavras fortemente simbólicas: «Há é que mudar de políticas, das políticas que nos trouxeram à borda do precipício. E não há que recuar, há é que dar dois passos atrás, virar à esquerda e aproximarmo-nos da ponte que nos leve ao futuro.»

Quanto mais não seja para irritar aqueles que detestam os nossos símbolos, apeteceu-me acrescentar a estas belas palavras do Sérgio a imagem de uma ponte com uma cor a condizer com a força que nos anima os passos, com o futuro a que nos leva e com o intenso verde da esperança activa que a enquadra.

10 comentários:

Maria disse...

Eu acho que te apeteceu muito bem esta 'coisa' da ponte vermelha, mas podias ter avisado que o link para o infeliz podia dar grandes voltas ao estômago. Foi o que me aconteceu...

Agora ia um mostajeiros...
:))

Abreijos

Antuã disse...

E viva o Vermelho!

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, Samuel, por achares que fui útil. E pela bela ponte que descobriste... com a cor apropriada!
Quanto ao infeliz (que até tem os meus apelidos ao contrário, que chatice...) é isso mesmo, um infeliz que tem a mania que tem graça e para quem por enquanto só o CDS-PP não é de esquerda!

Um grande abraço

Graciete Rietsch disse...

Belas palavras, as tuas e as do camarada Sérgio Ribeiro. E que linda e simbólica fotografia!!!!

Beijos.

Curioso do Mundo disse...

Absorto nos meus pensamentos e já a pensar no jantar,estou com uma dúvida:o INFELIZ em determinado ano e MES que já lá vão, não seria qualquer coisa Pinto Basto...?

Abraço

São disse...

Veremos se agora entra o comentário.

O infeliz é mesmo um infeliz, conhecido há muito tempo...

E que vivam os símbolos de Abril!

Não vos disse ainda, mas digo agora: gostei de os (re)ver em "República de Abril"

Para a neta e para vós , abraços.

Fernando Samuel disse...

Aí está um símbolo em cheio: nas palavras, no objecto, no caminho, nas cores...

Um abraço.

Anónimo disse...

Concordo que o ARF, (ou lá o que é) não passa de um infeliz com a cabaça cheia de «nhanha» a atirar para o arroto saído da sarjeta ou, como se diz na minha terra: um boeiro...
Pobre imbecil!

Miguel Jeri disse...

É uma tática adoptada por estes gajos: acham que se chamarem esquerda a tudo o que mexe justifica uma viragem ainda mais à direita do país. São os mesmos que dizem que o PSD é "estatista" (!)

De qualquer forma, chamar artigo de opinião a uma "coisa" do tamanho de um parágrafo, uma linha de introdução e outra de conclusão é de ir às lágrimas. Parabéns ao CM...

Nelson Ricardo disse...

Portugal não está condenado se servir os interesses dos trabalhadores e mandar "os mercados" às urtigas.