sábado, 17 de abril de 2010

Vaticano, pedofilia... e as palavras dos outros



O vendaval de escândalo que tem abalado a Igreja Católica, não poupando mesmo o Papa, fez e fará correr rios de tinta. Desatado o nó que as vítimas traziam na garganta, alguns há décadas, soltou-se um caudal de denúncias, que não para de crescer, onde nos são contadas as estórias asquerosas de padres que repetidamente abusaram sexualmente de crianças, nalguns casos não poupando sequer as portadoras de deficiências.

Do muito que se tem escrito, destaca-se, por um lado, a hipocrisia desavergonhada e fria de alguns representantes da Igreja, na sua defesa formal e desapiedada da instituição, desrespeitando as vítimas, por outro, aqueles que, de boa fé, tentam justificar os silenciamentos, encobrimentos e cumplicidades das hierarquias religiosas, embora estejam contra os crimes... e por fim, aqueles que, libertos de peias e fidelidades religiosas mal dirigidas, denunciam sem meias palavras este fenómeno, como sendo um dos maiores crimes dos nossos dias.

Estes últimos, não poucas vezes usam o humor – sim, o humor pode ser uma arma – para melhor ilustrar o seu pensamento. Alem disso, talvez o sopro de liberdade que impele os seus textos, os faça escrever melhor. Apenas três exemplos, lidos aqui pela blogosfera, sendo que apenas consigo identificar a proveniência do primeiro.

1. Pormenor de um texto muito bem escrito, como sempre, no regresso de Rui Vasco Neto ao seu blog, retratando as movimentações do Vaticano: «Um jogo de vergonhas que só ganha quem não tem».

2. Grande “reflexão”: um blogueiro, até admite a possibilidade da existência de Deus... mas sobre este papa é taxativo. «Não existe!»

3. Genial adaptação de um velho ditado popular aos nossos tempos:

«Quem tem boca vaia Roma!»

4 comentários:

Nelson Ricardo disse...

Mas vale a pena dar trela à cambada do Vaticano?

Maria disse...

Esta 'coisa' é um nojo. Que ameaça ser o maior nojo da IC dos últimos anos.
E vamos nós, País, receber este tipo um dia destes...
Pior que um vómito!

Abreijos, que não tens culpa nenhuma.

Graciete Rietsch disse...

Gostei do texto como sempre.
Também já ouvi o ditado com a seguinte forma:
QUEM TEM BOCA VAIA SÓCRATES
Equivalem-se.
Um beijo.

Fernando Samuel disse...

Três excelentes exemplos!

Um abraço.