quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pepinos... e os misteriosos caminhos do cérebro humano


A chegar quase ao fim de mais uma campanha eleitoral é inquietante constatar que se anda a tentar comunicar com pessoas que, em número assustador, são as mesmas que por causa de uma estória muito mal contada, passada na Alemanha e com acusações a uns pepinos espanhóis, que muito provavelmente não fizeram mal a ninguém... já não compram ou comem, em Portugal, nem pepinos, nem alfaces, nem tomates, nem couves...
Como é que se chega até ao cérebro destas pessoas com uma mensagem que tente ir para lá da gritaria das feiras, das esferográficas e isqueiros para a coleção, aventais, bonés, T-shirts, mentiras e promessas descabeladas?
Isto vem mostrar que ter acesso a cem canais de televisão e a milhões de fontes de informação e conhecimento, não significa que se acede realmente a essa informação, ou que se adquire conhecimento.
Isto vem mostrar que, muito provavelmente, a descomunal “oferta” de informação não tratada e posta à disposição de todos, pode bem ser, sob a capa da “democracia e liberdade”, uma forma intencional de aumentar a confusão e baixar o nível de formação cultural e política de populações inteiras... com os resultados que estão à vista.

7 comentários:

do Zambujal disse...

... tens toda a razão.
E, para mais, com tudo o que processo histórico, o trabalho, fez para que, hoje, o ser humano possa ser informado, esclarecido, não ser enganado. E é para o enganar, para o manter ignorante e resignado que servem esses meios. Mas por ser humano o SER HUMANO reage e reagirá.

Abraço

Anónimo disse...

Um forte aplauso!
Somos tão poucos que sabemos que a finalidade primordial da informação através da televisão é a da manipulação e, assim corromper a verdadeira democracia e liberdade. Muito temos que lutar para que isto mude.
Saudações
Vicky

Antuã disse...

Quanto menos conhecimento tiver um povo mais fácil é explorá-lo.

Graciete Rietsch disse...

De acordo. Esta nossa informação só serve para desinformar e desviar atenções de assuntos sérios.

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

É a isto (e ao mais que domingo veremos...) que conduz a desinformação organizada..

Um abraço.

Luis Nogueira disse...

Boa, Samuel.
E a propósito de todos os esqueiros, esferográficas e outras pepineiras que lhes permitirão ser vencedores em eleição, confio-te este antiquíssimo provérbio muçulmano:
"A vida é um pepino, hoje na mão, amanhã no cu"
O Mubarak que o diga

Luis Nogueira

Suq disse...

Nuestros hermanos los tienen muy buenos pero en Europa lo que falta son los tomates!