terça-feira, 30 de outubro de 2012

Furacão Sandy - Jornalismo miserável - 2


Começando, obrigatoriamente, por desejar que o furacão Sandy passe pela costa dos EUA sem provocar nem um décimo dos estragos que se temem... não posso deixar de dar nota da pedestre parolice e subserviência dos media nacionais (e não só).
Enquanto o furação se passeou pelas caraíbas, provocando pesados estragos, como aconteceu em Cuba, ou estragos agravados com a perda de muitas vidas, como foi o caso no Haiti, para dar apenas dois exemplos, as notícias foram chegando, como meras notícias de mais uma tempestade, com direito a, não poucas vezes, pouco mais do que um pequeno apontamento.
Assim que o “Sandy” rumou à costa leste dos EUA a coisa mudou imediatamente de figura. São directos, são “notícias” do que ainda não aconteceu, notícias dos preparativos, transmissões de discursos e avisos de Obama e do presidente da Câmara de Nova Iorque, o fecho de bancos e do FMI, a teimosia dos "rebeldes" que desafiam o furacão, as alterações nas campanhas eleitorais dos candidatos presidenciais... Resumindo... é o caos!
Dir-me-ão que isso se deve à dimensão das localidades que se espera sejam atingidas e aos milhões de cidadãos que poderão ser afectados. Nada disso!
A grande diferença, com enorme prejuízo para os cidadãos “caribeños”, é que os cidadãos dos EUA... são seres humanos "de primeira"!
Jornalismo miserável!


Adenda (às 12:45):
Infelizmente, se bem que sem as características catastróficas do “Katrina”, de há uns anos, as dificuldades humanas e económicas pelas quais muita gente está a passar, no rasto deixado pelo “Sandy”, são evidentes. Lamenta-se, a cima de tudo, a perda de vidas!
Esperemos que agora os media e os poderes públicos se concentrem no essencial... deixando o espectáculo informativo, as vendas de jornais, as audiências de televisão e os votos... para segundo plano!

4 comentários:

OLima disse...

Mais que miserável, tendo em conta que ontem, na Ribeira Seca, ilha de s. Jorge, houve tromba de água que provocou grandes estragos e aparentemente os nossos me(r)dia pouco ou nada disseram. Lamentável. Veja se consegue aceder a estas fotos http://www.facebook.com/photo.php?fbid=475491532474281&set=a.475491515807616.104845.100000403154581&type=1&theater

Maria disse...

Palpita-me que os estragos em NY vão ser maiores...
De qualquer forma, a passagem do sandy pelo oriente de Cuba foi tremendo, e há muita gente que ficou sem casa e sem nada (como se muito tivessem...)

Abraço.

trepadeira disse...

Porque será que estas catástrofes atingem,sempre e só,os mais humildes?

Um abraço,
mário

Prec disse...

Os orgaos noticiosos já estão habituados a comprar noticias americanas e assim continuam. Além do que, EUA e Europa são países, o resto é paisagem.
Uma vergonha.