quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Angela Merkel – A “ajudante”


Só uns poucos ingénuos que acreditam mesmo que a Alemanha está a ajudar a Grécia (ou Portugal), em vez de estar a encher os bolsos aos banqueiros alemães, é que poderão estranhar o facto de a Chanceler(ina) alemã ser persona non grata nesta sua visita à Grécia.
Claro que para os defensores da austeridade a qualquer preço e para algumas bestas da imprensa alemã, os gregos não passam de uns «ingratos»... mas tentemos ver a coisa por um outro prisma.
Se Angela Merkel aterrasse em Atenas, não bolsando umas baboseiras sobre a salvação do Euro e da maravilha dos sacrifícios, mas sim com um famoso cheque na mão... outro galo cantaria. Não, não estou a falar de um chequezinho com mais uma tranche de “ajuda”. Estou a falar de outro, muito mais antigo, muito mais significativo.
Quem se der ao trabalho de ler este texto do principio ao fim, ficará a saber de que cheque estou a falar. Ficará a par da história vergonhosa da recusa alemã, que se mantém até hoje, de pagar à Grécia as reparações a que foi condenada, pela ocupação selvática que fez àquele país, durante a 2ª Guerra Mundial. Pagamento que a Grécia tem vindo a exigir, repetidamente, ao longo de todos estes anos. Embora tenha pago, ainda que parcialmente, a outros países vítimas da sua ocupação, no que respeita à Grécia a Alemanha tem-se recusado sistematicamente a pagar, recorrendo, repetidamente, aos truques mais rocambolescos e desavergonhados, para o “justificar”.
Ficará a saber, também, que há quem tenha feito as contas e, espanto!, a dívida da Alemanha para com a Grécia, a ser paga amanhã, anularia qualquer necessidade grega de ajuda financeira... e ainda sobraria dinheiro.
Pensemos nisso sempre que vierem impingir-nos a treta da “ajuda”!

7 comentários:

trepadeira disse...

E já agora que entregue também todas as obras de arte,e outras,que tem vindo a roubar ao longo de muitos anos,e um pedido de desculpas pelo nazismo,que continua,também não ficaria mal,e... bem vou ficar por aqui.

Um abraço,
mário

Rural disse...

Nunca virar as costas nem a alemães nem ingleses, mas jamais ficar entregues a eles. Foi assim na II grande guerra.

Eles não nos consideram europeus de corpo inteiro, a quem está dos pirineus para cá, sempre foi assim.

Ilusões e miragens...acontece!

Graciete Rietsch disse...

É um ótimo argumento para calar os que agradecem à D.Merkel e UE o seu preioso auxílio(bem negativo).

Um beijo.

Anónimo disse...

Good day! This is my first comment here so I just wanted to
give a quick shout out and tell you I genuinely enjoy reading through your posts.
Can you suggest any other blogs/websites/forums that go over the same subjects?
Thanks!
My site: anuncios mulheres procuram homens

Antuã disse...

Os alemães não pagam a ninguém. Só servem para cobradores.

do Zambujal disse...

Essa do cheque é muito bem lembrada!

Um abraço

Olinda disse...

Alguns alemaes continuam a pensar que sao superiores.Estâ nos genes.