quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pequena pausa para uma notícia “estrangeira”


Façamos um pequeno parêntesis na actualidade nacional, para uma notícia da qual, quase aposto, estou a ser um dos raros, muito raros, “meios de comunicação social”.
Há uns dias tiveram lugar na República Checa eleições regionais, disputadas em duas voltas, sendo que a segunda vai ter lugar nos próximos dias 19 e 20 deste mês.
Assim por alto, direi que a coligação de direita, presentemente no poder, levou uma trepa desgraçada. O Partido Social-Democrata, uma espécie de PS... ou algo assim... vai à frente na primeira volta. Em segundo, com uma média mais ou menos regular de 20%, pasme-se!, está o Partido Comunista da República Checa e da Morávia. Direi ainda que em várias das maiores divisões administrativas, foram mesmo os comunistas a ficar em primeiro lugar.
Curiosamente, descobri esta novidade, por acaso, numa entrada de um amigo, no “facebook, que para além da notícia, deixa uns links para jornais... mas naquela língua “maluca” que se fala lá para as bandas da República Checa. Deixei passar os dias, para ir tentando encontrar notícias do acontecimento, mas o melhor que consegui, espremendo diariamente o agregador de notícias do “google”, foi um link para uma página electrónica de uma rádio chamada “Voz da Rússia”, onde, para além da notícia sobre os resultados da primeira volta das eleições, dão conta de uma das reacções “lógicas” a esse facto: o ataque, por piratas informáticos, à página de internet, do Partido Comunista Checo.
Termino com três apontamentos simples:
1. Um grande abraço de parabéns aos amigos comunistas checos!
2. Não consigo entender por que diacho de razão nenhum, mas mesmo nenhum jornal português, rádio ou televisão, ouviu sequer falar desta notícia...
3. Parafraseando pela enésima vez o pobre do senhor Mark Twain... as notícias sobre a morte do comunismo, foram manifestamente exageradas!

23 comentários:

do Zambujal disse...

OUTRA INFORMAÇÃO... que informa.

Um abraço (também para ti!)

Anónimo disse...

Está descansado Samuel, o Tio Sam nos Estados Unidos não tem falta de bombas e munições para despejar em cima da comunada.

Façam lá a vossa revoluçãozinha que nós gostamos de ter comunas para praticar tiro ao alvo.

"Um bom Comunista é um Comunista morto"

Anónimo disse...

fica você para fazer a propaganda. se os comunistas ainda mexem lá para aquelas bandas é pela mesma razão que ainda há salazaristas em portugal: uma questão de hábito, não sabem viver de outra maneira sem ser com um estado paizinho de que você e os seus fiéis são adeptos. viva a repressão e os lambe-botas da oligarquia dos mentores do partido. viva a invasão de praga e o exílio dos escritores e de todos os que foram presos. viva a liberdade definida por quem sabe o que é melhor para o povo que o povo a decidir em eleições livres.
agora não publique este comentário como não publicou o outro: você, arrogante como poucos, armado em messias esclarecido do povo, é a melhor prova da filosofia aberta do comunismo e o exemplo da razão porque na europa de cá o comunismo está em coma. se não fossem tão ditadores, tão fuzilamentos no campo pequeno, até podiam ser úteis ao debate político. assim é o que se vê. afinal fátima tem mais gente que o terreiro do paço.
passe bem e por favor não junte o seu nome ao do zeca afonso e ao do adriano. essa vaidade individual que deixa escapar não lhe fica bem nem é nada coerente, homem.

Ana disse...

É assim o que importa é esconder a informação sobre estes acontecimentos. Não fiquem os indecisos e os que aguentam sempre os mesmos no poder ficar com a maleita da mudança política.
Grata pela informação que me enche de orgulho e motivação.
O dia certo chegará!
Um abraço aos que pela convicção ou pela coragem escolheram a mudança.

samuel disse...

Anónimo (09:33):

Claro que publico, pobre criatura.

Ao contrário do "outro" comentário, que era reles e ordinário… este é apenas profundamente estúpido. Pedagógico mesmo… :-)

Quanto ao Zeca a eo Adriano… lave a boca porca antes de ousar invocá-los!!!

samuel disse...

Anónimo (04:22):

Tal como já disse ao outro… pedagógico.

Seja como for, é uma informação inútil, já que há muito tempo sabemos como pensam os pides e os fascistas.

Anónimo disse...

:-)))))))))))))!!!!!!!!
oh rica criatura: explique lá porque é que sou estúpido. o povo português que não vota em vocês também é estúpido? é quase toda a gente estúpida? pedagógico porquê? você ou eu? qual é mais pedagógico? eu que sou pela liberdade ou você que julga que é dono do zeca e do adriano? qualquer português tem direito ao zeca e ao adriano, homem. já ouviu falar de outras esquerdas que não a do pcp agarrado ao império da urss? oh homem, não venha falar comigo que vivi cinco anos na hungria ocupada. liberdade onde? a minha mulher ainda hoje tem medo. um gajo queria fazer o seu trabalho e pumba, lá tinha o representante do partido que dar o sim. a isto chama-se censura !!!! por acaso era papel que lhe ficava bem. ou o daqueles vigilantes. leu bem o que escreveu? o insulto? se publicar este, tirando a cegueira dos seus fiéis, os outros que avaliem o seu sentido democrático. está bem à vista nas suas respostas.
passe bem e vá pela sombra.

samuel disse...

Anónimo (12:34):

De facto, dá para entender porque é que a notícia de que falo no post é censurada na imprensa "democrática".
A tremedeira pavloviana que provoca... não engana!

Claro que há esquerdas várias e de várias sensibilidades. A avaliar pela sua linguagem "bestial" não me parece que o senhor pertença a qualquer uma delas.

Ah... já agora, EU ESTOU EM CASA. Se alguém tem que ir a algum lado, pela sombra ou não, é você. Não sei se está a ver... eu fico, você vai... não é muito difícil, pois não? :-) :-)

Antuã disse...

Os nazis anónimos estão muito arrogantes. Gostam muito de câmaras de gás como gostam de mandar pela sombra quem está em sua casa.

trepadeira disse...

Pois,mesmo com toda a propaganda,há quem se não deixe enganar.
Aqueles votaram,coitados,eles até nem sabem o que é o partido comunista,mas aprenderam depressa o que era a "democracia"capitalista.

Um abraço,
mário

Anónimo disse...

eh pá, sou bestial porque tenho votado no bloco de esquerda. um bocado mais fresco e arejado. benefício da dúvida, sabe? sem história de crimes políticos. tem alguma coisa contra? diálogos consigo é que não. não vale a pena. vê ditadura e saliva. quero lá saber onde você está...:))
saúde.

samuel disse...

Anónimo (13:16):

Ah… vota no BE? Faz você muito bem! Ainda assim…

1. Não tinha ideia de que os militantes ou simpatizantes do Bloco de Esquerda andassem aí pelos blogs, fazendo comentários anónimos, ainda por cima do calibre dos seus.

2. Se vota onde vota apenas por ser "mais fresco e arejado", experimente um dia votar numa das praias da Costa da Caparica. Vai ver que não se arrepende.

3. Não tenho grande coisa contra o BE… a não ser a capacidade de produzir ou acolher cromos como o meu caro, com um discurso mais reaccionário do que muitos fachos que por aí andam. Eu sei que muitos de vocês só se transfiguram dessa maneira quando estão a falar dos comunistas. Há outros… mas faça-se-lhes justiça, TÊM CARA PARA NÃO ANDAREM PELA VIDA…ANONIMAMENTE.

4. Como sei que se estivéssemos a falar de outra coisa que não envolvesse votos num qualquer Partido Comunista, você não seria tão "agreste"… prefiro imaginá-lo assim.
Eu próprio, quando não estou a ser incomodado na minha própria casa por anticomunistas primários e agressivos… sou uma simpatia de pessoa. :-) :-)

Até sempre.

Anónimo disse...

Samuel, e a Primavera de Praga foi o quê? E o JanPalach?

Fernando Isidoro

irlando disse...

Além do senhor Mark Twain,convém não esquecer,esse grande comentador de TV,que vai para 20 anos afirmou:
"O Partido Comunista morreu,e ainda bem."
Para quem não se lembre:miguel sousa tavares ( miguelito para os amigos )

samuel disse...

Fernando Isidoro:

A sua "pergunta" mostra que tem toda a pinta de quem sabe... ou de quem, pelo menos, tem uma versão.
Para quê então a pergunta? :-) :-)

Em que é que, na presente situação que vivemos, essa "exumação" pode vir ajudar?

samuel disse...

Anónimo… que teria entrado às 18:43…

… se não tivesse uma boca porca.

Primeiro, quando se dirigir a mim, agradeço que não recorra aos "títulos nobiliários" do seu pai.

Segundo, parvalhão, aqui não há censura. Isto é um blog particular e não um órgão de comunicação social. Se não sabe a diferença, procure ajuda.

Terceiro, já aqui não publiquei comentários… que até pretendiam ser de apoio ao texto em causa… apenas pela linguagem utilizada.

Resumindo, os seus comentários são excluídos, não por serem discordantes, mas por serem excrementos.

Adenda: Se só se sente aliviado dos tais "sapatos novos apertados" quando sai daqui… vá de vez! Mostre, por uma vez, alguma inteligência! :-) :-) :-)

VÁ FAZER A RODAGEM DOS SAPATOS NOVOS PARA A SUA RUA!!!

Graciete Rietsch disse...

Saramago pôs na boca Cristo, no seu Evangelho, as Palavras"Perdoai-lhe Homens, porque ele não sabe o que faz". Mas eu não posso perdoar a quem sabe muito bem o que faz através da calúnia e da mentira.
Estou feliz porque os checos começam a aperceber-se do que perderam.

Um beijo.

Medronheiro disse...

Os fascistas pidescos também eram anónimos e matavam comunistas fossem pintores ou camponesas. Estes fascistas que por aqui passaram metem nojo ao mais corajoso homem.

Olinda disse...

Adriano era do PCP.O Zeca nao o era ,porque nao tinha espîrito de militancia mas,tinha uma grande admiracao pelo PCP.Escreveu e compös muitas cantigas de homenagem a militantes presos,torturados e assassinados.Fico com uma quadra do Zeca
Lutadores da Liberdade/Sao hoje postos a ferros/Os fachos estao ä vontade/Provocando em altos berros

Anónimo disse...

Comunismo = Merda Ideológica

Rural disse...

Atraz de mim virá, quem de mim bom fará, diz o ditado.

Por cá, para o "melhor português" da história, em 1º e segundo ficaram Salazar e Cunhal, respectivamente.

Anónimo disse...

Samuel, essa da "exumação" tem pinta. Nunca me tinha lembrado. Tem pinta sim senhor. Afinal a História não é mais do que isso: a exumação de factos. Incluindo os incómodos...
Um abraço para si

Fernando Isidoro

samuel disse...

Fernando Isidoro:

Aprendemos, ou deveríamos aprender, mais com os erros do passado… do que com as festas. :-)

Outro para si.