sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Moções de censura


As moções de censura do BE e do PCP foram derrotadas no Parlamento. Sê-lo-iam sempre, mesmo que o Partido Socialista tivesse votado a favor de qualquer uma delas, ou mesmo das duas. Este governo, detentor de uma maioria parlamentar, não será derrotado pela matemática, a menos que os seus próprios deputados comecem a fugir em debandada.
Tivessem os membros do governo algum resquício de vergonha na cara... e nem seriam necessárias quaisquer moções de censura para abandonarem os lugares que ocuparam à força de gigantescas e comprovadas mentiras eleitorais, ainda mais, perante os resultados miseráveis da sua governação.
Assim, há que continuar a desgastar e agitar tudo o que ainda possa servir de base de apoio a este governo de criminosos, para que este caia não pelos votos no Parlamento, mas como tudo aquilo que apodrece e não pode deixar de cair.
Ainda assim, numa sessão (quase) sem surpresas, não deixa de ser surpreendente que ainda haja quem se socorra do argumento da “utilidade” das moções, como se discutir políticas e o futuro de um país se pudesse comparar ao uso de cabides, alfinetes de ama, ou desentupidores de canos... esses sim, “utilitários”.
Não deixa de ser igualmente surpreendente a capacidade que certos “socialistas” têm, de achar que toda e qualquer moção de censura que saia da bancada do PCP... é sempre contra o PS.
Há-de existir uma boa explicação para o fenómeno... mas que eu desconheço. Não sou psicanalista!

13 comentários:

trepadeira disse...

Não querem ouvir o rapaz,ele bem diz que é uma oposição responsável.
Responsável,e muito,pela caca a que isto chegou.

Um abraço,
mário

Antuã disse...

A gente do PS lá tem os seus problemas de consciência!

Anónimo disse...

bem, eu que voto no mesmo partido do samuel acho absolutamente normal que o ps não vote nas moções de censura do pcp.

o pcp sempre que as anuncia sempre batendo no ps e que depois lá mete o ps no texto e nas intervenções em plenário.

acha normal que um partido vote favoravelmente uma coisa que o condene? eu apesar de tudo ainda não.

do Zambujal disse...

Sem ser psicanalista... é gente que só tem umbigo, ou que tem o umbigo na cabecinha.

Um abraço

samuel disse...

Anónimo (09:30:

É de facto uma pena!

Ainda assim, adoraria saber como é que o amigo, para enquadrar uma moção de censura, historiando no seu texto as razões que trouxeram o país a esta situação miserável… conseguiria deixar de fora qualquer referência ao PS e aos seus muitos anos de governação de trampa.

Depois, já na discussão da dita moção e tendo o PS anunciado previamente o seu voto contra, também gostaria de saber porque diabo haveria de ficar livre do confronto natural de posições.

Mas não me interprete mal.

Eu sei que é (e desejo que volte a ser) possível trabalhar COM o PS, com bons resultados. A História confirma-o… ainda que com poucos exemplos.

Graciete Rietsch disse...

Nós sabemos porquê e eles também!!!
Sendo as moções de censura drigidas contra a política atual, como não incluir nelas quem foi lhe abrindo o caminho?

Um beijo.

Anónimo disse...

Samuel, eu não disse que o PS não tem grandes, enormes, culpas e responsabilidades no cartório ou que o PCP as deva deixar passar em claro.

O que digo é que não é preciso grande esforço de psicanálise para compreender que o PS não vote determinados textos.

samuel disse...

Anónimo (13:14):

Pois não.
Como já disse... é uma pena!
Outros, e sobretudo melhores dias virão...

O Rural disse...

Só houve um derrotado: o povo!

Como sempre acontece dentro daquela casa.

Pintassilgo disse...

Gastar cera com o PS é gastá-la com mau defunto. O que é preciso é esclarecer os trabalhadores que votam nos partidos do capitalismo: PS, PSD CDS.

jrd disse...

A explicação é simples: O que é que queres que eles digam, coitados?

R. Vieira disse...

Quanto ao PS, basta ler o último texto do F. Assis saído no Público. É simplesmente repugnante, não tanto pela opinião do homenzinho sobre a "extrema esquerda", mas sobretudo pela despudorada piscadela de olho ao PSD e à "estabilidade".

Olinda disse...

O PS,mesmo na oposicao,ê um partido do poder.Os tachos estao repartidos pelo PS-PSD-CDS.Iam lâ votar contra os seus irmaos-irmaos?E os privilêgios?