sábado, 8 de junho de 2013

Greve dos professores – E entre as 3 e as 6 da madrugada, pode ser?


Continuando o espectáculo de hipocrisia em que se mostram preocupados com as criancinhas e jovens a quem estão a dar cabo da vida, no futuro, e em muitos casos a condenar à fome, hoje... os nossos governantes e vários “papagaios do pirata” dos media insistem na lamúria da greve que “ai jesus, vai ser tão má para os alunos”.
Assim, Passos Coelho tirou-se da cartola e (entre ameaças muito pouco veladas) descobriu uma grande solução: os professores fariam greve... mas só lá para o dia da Greve Geral...
No mundo ideal de Passos Coelho, os professores não passariam de “colaboradores” de escolas privadas, pagos à semana, sem contrato, sem sindicatos e sem capacidade para assumir qualquer forma de luta que não implicasse o imediato despedimento.
Na falta desse “mundo ideal”... Passos Coelho gostaria que os professores, a terem mesmo que fazer uma greve, fossem perguntar-lhe primeiro:
“Senhor primeiro-ministro... em que dia é que lhe dá mais jeito e menos incómodo que façamos esta coisa da greve?”

11 comentários:

João Henrique disse...

...e, de preferência sempre ao domingo - diria o dito cujo.

Abraço.

Antuã disse...


O melhor dia é o de S. Nunca.

Bolota disse...

Moços,

Eh acho que agreve devia ser das 3 ás 6 da madrogado de sabado para domingo para não afectar o rendimentos do meninos na segunda, meninos que muito não tem rendimento escolar nenhum porque tem fome ou ainda adolescentes que acabam por abandonar porque não tem como alimentar a industria em que se tornou o ensino.

Será destes meninos que o batatinha e o Passos falam???

Tenho uma duvida, que não é duvida nenhuma. Estes cabrões perderam completamente a noção em que estado está o país e esse estado de espirito é PERIGOSO.

Quando houver mocada seja onde for, porque vai haver,tanto assim que já reforçaram as seguranças pessoais, eu quero estar lá, nem que seja a ultima coisa que faça.

Abraços

augusta disse...

A luta dos professores é a luta pela escola pública e de qualidade, pela escola das portas que Abril abriu, tão seriamente ameaçada e da qual os estudantes, como os professores, são parte fundamental também.

Sou professora. Vivo o ataque mais que brutal à Escola Pública e democrática, à Escola das portas que Abril abriu! O concurso a decorrer, mais não serve do que para enganar os menos esclarecidos e fechar milhares de vagas deixadas pelos professores que nestes 4 anos se reformaram, lançando no desemprego mais (ainda mais) de 12 000 docentes, número a agravar com a recente concretização de mega agrupamentos.

Muito está em jogo nesta greve. A greve faz-se em defesa da escola pública, pelos direitos e deveres de todos os intervenientes no processo educativo, de que estudantes e professores são partes fundamentais. Faz-se porque algo vai mal, muito mal neste “reino” de Portugal.
E não vou desfilar o rol de ameaças à Escola Pública e à função docente e aos estudantes também. O manifesto dos professores da Escola Secundária Francisco de Holanda é mais do que esclarecedor.
Aqui o link, para que quem critique não saiba as razões porque critica

http://www.spn.pt/?aba=27&mid=115&cat=69&doc=3443

Será que se esqueceram que os professores também têm filhos? Ou será que pensam que os filhos dos professores não têm exames no dia da greve? E custa tanto assim, em vez de fazer o bendito exame num dia, o fazer noutro? A minha filha, teve que se deslocar várias vezes ao Porto, à faculdade, para fazer, a prova de ingresso. Na altura, durante muitos dias, houve uma greve de docentes do ensino superior. E não morreu por isso (outra coisa a matou, isso não...). Acabou por ser colocada a fazê-lo na Escola Secundária Carolina Michaelis, rodeada por polícia e vigiada por docentes do…ensino secundário! Era então ministra Ferreira Leite, a tal do “não pagamos!, não pagamos!, não pagamos, não pagamos! de quem gente de memória curta eventualmente se terá já esquecido, bem como, de muitas outras personagens também. E eu, como professora sempre em luta pelos direitos da minha classe, que muitos nem saberão o que isso é, em defesa dos direitos dos estudantes, dos meus filhos, todas as greves apoiei.

Ou será que estes pequenos deuses caseiros pretendem que a greve seja feita aos fins-de-semana, aos feriados… quem sabe, até, em horário nocturno, da meia-noite às oito da manhã!!! Uma vez por outra, em dia de aulas, um feriadito até sabe sempre bem.

Que os professores saibam ser dignos da sua profissão, defendam os interesses da sua classe, lutem unidos pela escola pública e de qualidade, se informem juntos dos seus sindicatos, não desarmem ou quando acordarem, será tarde, muito tarde… quais nêsperas comidas pela velha de que o Mário-Henrique Leiria nos falava.

Pequenos deuses caseiros sempre acabam por cair.
Façamos a nossa parte e o dia da mudança chegará!

Anónimo disse...

se o pc estivesse no governo já podia ser a essa hora...

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Este governo, é cada cavadela cada minhoca... . Deve ser das...condições meteorológicas.

Graciete Rietsch disse...

O 1º ministro é ridículo e hipócrita,e só uso estes adjetivos para não ser tão violenta quanto devia.
Pobres das crianças deste país que devido a este governo têm o futuro tão comprometido!!!
Quanto aos professores espero,tenho a certeza, que entrarão bem conscientes na luta pelas condições que darão aos meninos e jovens que ensinam um futuro bem mais promissor.

Um beijo.

samuel disse...

Anónimo (9:20):

Pois… muito inteligente, de facto. Muito "twilight zone"… :-)

Nesta "dimensão" em que estamos a viver, o PC luta com os professores contra os despedimentos… de professores, contra a destruição da Escola Pública, contra a transformação do ensino num negócio…

… mas você lá sabe… pobre anónimo!

Anónimo disse...

você deve estar a ter lições sobre boa edicação: já não chama imbecil, atrasado mental, estúpido, barmamerda etc, só pobre. ou está a perder "qualidades" ou as lições estão a resultar...

samuel disse...

Anónimo (13:47):

No seu caso, tenho a tarefa extremamente facilitada.
Você, com o seu brilhante comentário, fez figura de tudo isso... sem precisar de qualquer "ajuda"... :-) :-) :-) :-)

Anónimo disse...

Este candidato a facho só não proíbe as greves porque não pode, ainda tem a Constituição. Está muito preocupado com os alunos, agora, o hipócrita. - Sousa, Benavente.