segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Aí está o futebol! – E continuam a chamar-lhe desporto...


E pronto! Começou o campeonato... ou liga... ou lá o que agora lhe chamam!
Embora a bola já tenha, normalmente, um lugar esmagador na totalidade das conversas e preocupações dos portugueses, ainda assim, estes primeiros dias serão excepcionais. Durante algum tempo será tarefa quase impossível fazer passar um assunto que não tenha que ver com bola. Quase nada conseguirá romper a barreira dos habituais desaires, das vitórias, das esperanças sempre renovadas, omnipresentes nas conversas acaloradas.
Depois do jantar de domingo, a única forma de, também eu, ver um pouco de futebol, foi o facto acidental de ir beber a bica a um café que tinha um enorme televisor escancarado para cima dos clientes, transmitindo a “sport tv”, que exibia um jogo do Vitória de Setúbal e Futebol Clube do Porto.
A dada altura, num ataque do Setúbal, o guarda-redes portista defendeu corajosamente uma bola que um jogador “sadino” se preparava para tentar introduzir na baliza do visitantes. Resultado, um choque medianamente aparatoso, mas que deixou o guarda-redes do Porto deitado no relvado, com fortes queixas.
E chegamos finalmente ao assunto do post. Como é, infelizmente, já habitual nestas situações, o jogador setubalense ficou a rondar por ali, meio bloqueado, com um olhar parado de boi no pasto... sem se ir embora, nem ter a coragem de se dirigir ao seu colega de profissão. Ainda que sem culpa e sendo evidente que o árbitro não estava sequer a ponderar qualquer advertência... seria de esperar uma palavra, um gesto de solidariedade, um “desculpa lá, pá...”
Mas nada! Partindo do princípio de que estes jovens não treinam futebol durante 24 horas por dia... haveria de sobrar algum tempo para outras actividades, outras conversas, o tempo da formação, o tempo de serem devidamente “apresentados” ao conceito do famoso “fair-play”, o tempo de serem ajudados a crescer como seres humanos...
Decididamente, não vou à bola com esta bola!

6 comentários:

Sportinguista ateu disse...

Fico lixado com os paraguaios, brasileiros e argentinos do Sporting, são sempre piores que aqueles que vêm para o fcp, benfica e real madrid.

Já os portugueses do sporting são melhores que os desses clubes, só que fogem do sporting e vão jogar para esses adversários.

Maria João Brito de Sousa disse...

Bom... que dizer?... eu também não, Samuel, eu também não...

José Rodrigues disse...

Querem fazer dos incautos, autenticos matraquilhos,que não veem,não ouvem e nem leem...


Abraço

Antuã disse...


Já deito fumo pelos olhos por tanto futebol.

Graciete Rietsch disse...

Se o futebol fosse um desporto, pouco se falaria dele ou dos jogadores. Mas como é um negócio , o que conta é o dinheiro que entra com as vitórias que se vão alcançando. E assim, empresários e alguns jogadores vão recebendo fortunas escandalosas num mundo em que o trabalho é tão mal remunerado.

Um beijo.

João Fonseca disse...

E o campeonato só está a começar agora... Episódios como esse são apenas uma pequena amostra do que costuma suceder durante as épocas futebolísticas. Seja como for, já se sabe que isto é um desporto/negócio que move milhões de pessoas, basta ver o numero de socios do benfica, porto ou sporting e todo o aparato na comunicação social antes de cada jogo... E acho que é e será assim durante muito tempo, nada a fazer !