terça-feira, 27 de julho de 2010

Bispo auxiliar de Lisboa, Sr. Carlos Azevedo – Falar verdade a mentir



Nos últimos dias todos fomos interpelados pelas palavras do Sr. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa, palavras amplamente espalhadas e promovidas pelos mais diversos órgãos de comunicação.

Vistas de longe, são belas declarações, carregadas de apelos ao ser humano bom que é suposto existir em todos nós, cheias de críticas ao consumismo cego, ao capitalismo desregulado e selvagem, aos obscenos ordenados de alguns, ao vergonhoso fosso das diferenças sociais.

Por várias razões, muitos dos apelos do Sr. Azevedo, nomeadamente o demagógico pedido para que os políticos (sempre o velado ataque aos políticos!) dessem 20 por cento dos seus ordenados para um fundo de caridadezinha (gerido pela Igreja, certamente...), não tiveram grande aceitação. Houve até quem recusasse este tipo de “proposta”, pelas razões certas.

Vistas de perto, mesmo dando o benefício da dúvida à boa intenção de uma ou outra, lá aparecem os “defeitos”, embora se me parta o coração por ter que “corrigir” a hierarquia da Igreja Católica, carregada de pessoas cheias de cursos superiores e, em muitos casos, ungidas e inspiradas pelo Espírito Santo (e mesmo outros bancos...).

Aqui ficam dois reparos, só a título de exemplo:

1. Diz o Sr. bispo Carlos Azevedo que «a crise é tão grave» que Governo e oposição, patrões e sindicatos devem superar os conflitos «uns com os outros», porque isso «só provoca mais vítimas».

Reparo: É mentira Sr. Azevedo! O senhor sabe muito bem que nas situações de crise não é a carneirada que resolve problemas, mas sim a definição clara das ideias divergentes e de quais as melhores soluções.
É mentira, senhor Azevedo! O senhor sabe muito bem que se não existisse entre patrões e trabalhadores aquilo a que o senhor chama “conflitos”, mas que outros, e muito bem, chamam “luta de classes”, o cenário negro das injustiças, desigualdades e da exploração, seria hoje muitíssimo pior, não só em Portugal, como no resto do mundo.

2. O Sr. Azevedo joga a sempre mediática cartada da obscenidade da ostentação de alguns, perante as evidentes carências de muitos.

Reparo: É demagogia, Sr. Azevedo! É demagogia pura, vinda de uma Igreja que, salvo honrosas, raras e individuais excepções, sempre esteve do lado dos poderosos. Soa muito mal, vindo de gente cujo “patrão” na Terra vive as vinte e quatro horas de cada um dos seus dias como uma ilha de hipocrisia, rodeado, não de água, mas de ouro, por todos os lados, enquanto vai debitando frases piedosas.

À laia de conclusão: Imagine o Sr. Carlos Azevedo quão fantástico seria se, em vez de pedir os donativos de meia dúzia de políticos, a Igreja Católica resolvesse experimentar essa coisa exótica com que aqui na Terra se financiam tantos programas de caracter social, como o Serviço Nacional de Saúde, Pensões, Ensino Público, Cultura, etc., etc., etc... e que se chama pagar impostos!!!

Isso é que era... mas presumo que o senhor não se lembrou disso.

21 comentários:

Suq disse...

Vá lá mandar pagar impostos a políticos não é má essa ideia!

Demagogia é ter IPSS em que I é da Igreja, não será?

Maria disse...

Eles fecham os olhos para se esquecerem e tapam os ouvidos para não verem...

Abreijos.

Rosa dos Ventos disse...

"Bem prega Frei Tomás, faz como ele diz mas não faças como ele faz!" - quão sábio é o povo...

Anónimo disse...

É isso mesmo, sem tirar nem pôr.
Obrigada por escreveres aquilo que eu penso e que não consigo transpor para a escrita.
Joana

Graciete Rietsch disse...

Muito bem, querido camarada. É com essas caridosas palavrinhas que se levam muitos carneiros ao redil.

Um beijo.

maia disse...

Se eu fosse alguém carregada de cursos superiores dava ao Samuel um 20 por este texto. Não sendo esse alguém, fico-lhe grata por mim e por muitos portugueses pelo texto, na forma, mas e essencialmente, pelo conteúdo. A igreja, enquanto instituição, esteve sempre do lado dos ditadores, dos que torturam, dos que exploram, disso não há dúvida. As excepções, padres, isolados, são apenas isso, excepções e perseguidos.
Este texto é excelente, como excelente é a altura de o trazer a esta página. Um bom trabalho. Fica, aqui, o meu profundo respeito pelo texto e pelo tema.

Aristides disse...

E que tal falar dos filantropos da Opus Dei como o Jardim Gonçalves e o Teixeira Pinto que até de acordo com as suas próprias regras se portaram mal?

Orlando Gonçalves disse...

Cambada de parasitas da sociedade e outras coisas mais que não consigo escrever por uma questão de educação.
Força camarada, dá forte nestes gajos.

ARISTIDES DUARTE disse...

Boa malha, Samuel!
Ainda ontem o Ricardo Salgado, do BES, apresentou os lucros desse banco que cresceram 8% no primeiro semestre. Não sei é se os impostos que o banco paga cresceram alguma coisa. Pagar impostos não é muito com eles, tal como não é com a Igreja (mas eles lá são todos muito amigos).

poesianopopular disse...

Vamos apenas chamar-lhe, como naquele anúncio publicitário. " Tú (ele)és macaco".
Abraço

jrd disse...

Afinal, quem é que o Sr. D. Carlos Azevedo quer "auxiliar"?...
Um Abraço

Fernando Samuel disse...

Vé lá o que são as coisas: no DN de hoje o dr. Mário Soares faz um elogio entusiástico às palavras do sr. Azevedo...

Um abraço.

Medronheiro disse...

Para que servem os milhões que caem em Fátima?

do Zambujal disse...

Boa malha.
Quem fala assim não é gago e dá gosto ouvir/ler.

Abraço

Elísio Alfredo disse...

E não é que me ia deixando enrolar? Obrigado Samuel, e restantes fazedores deste magnífico blogue, - grupo ao qual vou fazendo questão de ajudar de vez enquando.

Anónimo disse...

Samuel :

Diz vc " O senhor sabe muito bem que se não existisse entre patrões e trabalhadores aquilo a que o senhor chama “conflitos”, mas que outros, e muito bem, chamam “luta de classes”, ...

Você defende que a única forma de defender de defender alguma justiça social é a promoção de uma "luta de classes" . O que é que espera que decorra dessa luta Samuel ? Umas simples lamparinas nas fuças de uns nos outros, ou a barbárie social que sucedeu em tantas revoluções comunistas por esse mundo fora, com roubos de terras, assassínio dos seus proprietários, limpezas sociais como as efectuadas na China, Rússia, Zimbabwe, Camboja, etc. etc. etc. ... com milhões de mortos e mãos sujas de sangue ! Numa luta mata-se e morre-se uns têm a vitoria e outros a derrota, por isso os criadores dessa pérola ideológica chamada "Luta de Classes" disseram que o objectivo ultimo dessa luta seria implementar a "Ditadura do Proletariado" . E cumpriram a sua promessa, onde venceram o resultado foi Zero Democracia, Zero Liberdade de expressão de ideias diferentes, zero direitos humanos,Gulags, Campos de concentração e reeducação, Campos de Extermínio, e vc bem sabe disso.

Por mais que lhe custe e doa Samuel, o que o Senhor D. Carlos de Azevedo bispo auxiliar de Lisboa propõe é muito mais sério e salutar. Ele propõe que as diversas classes sociais em vez de partirem para a chapada, se sentem à mesa de negociações e tentem encontrar soluções movidos de boa fé. E ainda bem que alguém propõe coisas decentes em vez de mandar tudo para a rua partir a loiça toda.

Admito que o ser humano seja merdoso e no fim muitas das coisas só acabem a resolver-se à cacetada, mas de um homem com presença mediática e responsabilidades sociais e na Igreja obviamente que não esperará apelos à "Luta de Classes" e ajuste de contas social não ?

Continuo a seguir ....

Anónimo disse...

E diz também vc Samuel

" É demagogia, Sr. Azevedo! É demagogia pura, vinda de uma Igreja que, salvo honrosas, raras e individuais excepções, sempre esteve do lado dos poderosos. Soa muito mal, vindo de gente cujo “patrão” na Terra vive as vinte e quatro horas de cada um dos seus dias como uma ilha de hipocrisia, rodeado, não de água, mas de ouro, por todos os lados, enquanto vai debitando frases piedosas"

O Senhor é que é demagogo Samuel ! Quer mesmo discorrer sobre os Palácios da Praça de São Pedro, como se fossem o resumo e representação da Igreja Católica ?É realmente a demagogia das demagogias, para não dizer o Ódio em estado puro ! Podia falar-lhe dos Palácios dos seus amigos ditadores comunistas por esse mundo fora mas nem me dou ao trabalho.
A Igreja são milhões de Padres e Freiras por esse mundo fora a tratar dos mais pobres do pobres e dos mais perseguidos dos perseguidos. Nenhuma Instituição como a Igreja Católica tem tanta gente envolvida a 100% do seu tempo dedicada aos outros. No Ruanda, no Uganda, em Timor, por todo o lado, quando as Amnistias Internacionais, os Médicos sem Fronteiras, e outras instituições semelhantes, quando começam a sentir-se verdadeiramente ameaçadas fogem por motivos de segurança, e quem fica sempre são os padres e as freiras. Todos os dias morrem são presos assassinados e torturados "mártires" novos na Igreja. É só consultar o relatório anual " Ajuda à Igreja que Sofre" e ficar de boca aberta perante a heroicidade e dedicação de tantos milhares. Claro que tudo isto é esquecido pelo Samuel e pela Comunicação Social devido ao Ódio ao Católico e às Religiões, que os tempos modernos cultivam, lembrando de uma forma arrepiante o Ódio que Hitler promoveu aos Judeus.

Em resumo Samuel, é mentira que só casos muito, muito isolados, e algumas meritórias excepções na igreja, se dedicam aos pobres perseguidos e excluídos.

É a Igreja toda que o faz e muito muito mais que qualquer outra religião ou instituição no mundo.

Claro que não incluo os Comunismos no grupo dos que lutam pelos direitos humanos, porque esses denunciam todos os dias nos países que dominam a mentira das suas palavras. De facto Aplica-se aos Comunistas cada uma das acusações que o caro Samuel arremessou a D. Carlos de Azevedo

Cumps
Pedro Caçorino Dias

samuel disse...

Pedro Caçorino Dias:

"Claro que tudo isto é esquecido pelo Samuel e pela Comunicação Social devido ao Ódio ao Católico e às Religiões, que os tempos modernos cultivam, lembrando de uma forma arrepiante o Ódio que Hitler promoveu aos Judeus."

Oh, diacho! E eu a pensar que a Igreja Católica tinha andado de casa e pucarinho com Mussolini, Francisco Franco, Salazar... e pela surra (salvo as tais e felizmente muitas excepções) a colaborar com Hitler.

Bem aventurados... e tal... e coisa... porque deles será o reino dos céus.
Parabéns!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Samuel :

" Oh, diacho! E eu a pensar que a Igreja Católica tinha andado de casa e pucarinho com Mussolini, Francisco Franco, Salazar... e pela surra (salvo as tais e felizmente muitas excepções) a colaborar com Hitler."

Voçê não consegue mesmo ultrapassar a demagogia :

1º Milhares de Judeus foram Salvos na Alemanha e outros Países por Padres, Freiras e Famílas Católicas que os escondiam com risco da própria vida.

2º O Aristides Sousa Mendes era Católico e fez uma coisa tipica de um Católico.

3º O Papa Pio XII condenou oficialmente o NAZISMO como voçê muito bem sabe, e chegou mesmo a fazer um exorcismo à distancia ao Adolfo. Claro que para si Exorcismo é uma coisa medieval e tal que a malvada Igreja fazia às Bruxas, mas neste caso quem a Igreja considerou bruxo foi o Hitler por isso não sei do que se queixa.

Enfim ... voçê não tem emenda


Tem uma coisa extraordinaria aqui no seu blog, que me faz tira-lhe o Chapeu, que é o reportorio musical. Os Meus Parabens, que bom que é voltar a ouvir algumas daquelas musicas :

Chico Buarque, Mercedes de Sousa, Caetano, e tantos mais ... um "show" Parabens por isso Caro Samuel

Pedro Caçorino Dias

samuel disse...

Pedro Caçorino Dias:

Não, meu caro, não estava distrído. Por isso é que eu digo que as excepções são, felizmente, muitas. Os católicos, a sério, são potencialmente boas pessoas. Curiosamente quem menos católica parece... é a própria Igreja e as suas anacrónicas posições oficiais. :-)))
As boas obras que milhares de católicos praticam, por serem pessoas boas, poderiam praticá-las independentemente de serem ou não católicos.
No limite, numa sociedade justa, nem sequer seria necessário... mas isso você sabe...

Quanto às músicas, use e abuse... e obrigado pela apreciação. Graças aos deuses, decidi que só falaria aqui de músicos, cantores, compositores e das suas cantigas, para dizer bem...
É bom para "lavar a alma". :-)))

Cumprimentos.

Dias Coelhe disse...

Caro Samuel, não se esqueça de uma coisa que um dia um seu camarada me disse, quando o vi zangado com o seu amigo Fidel: o comunismo foi o ÚNICO modelo político e social que já foi experimentado em todos os continentes e raças, podendo-se dizer que - praticamente - já foi aplicado em todas as sociedades do mundo. No entanto, em todos os sítios resultou nas piores e mais crueis ditaduras, nas maiores barbáries e num controlo do poder que nem os fascistas e os nazistas conseguiram por tanto tempo.
Se correu mal em toda a parte, se matou tanto inocente, como é possível que ainda tenha devotos mais cegos e fanáticos do que Escrivá pelo Verbo Papal?