sábado, 4 de outubro de 2008

Chapéu!



Eu não uso chapéu. Se usasse, ele estaria assim... tirado, em homenagem a estas últimas declarações de Jerónimo de Sousa!
Então, pessoal, vamos pensar nisso?
Agora amanhem-se... os eternos teóricos da propalada tendência para a "auto exclusão e isolacionismo", do PCP.

21 comentários:

Maria disse...

Estou expectante em relação à reacção do BE...
... a ver vamos!!!!!

Abreijos enquanto não te abraço!

Ana Camarra disse...

E é mesmo de se lhe tirar o chapeu!
Grande Jerónimo.

beijos

duarte disse...

de facto a alternativa política,deve assustar o ps/d...
mas como se disse maria,a ver vamos.
quanto ao jerónimo...esclarecido,pragmático e politicamente correcto.não era de esperar outra coisa.

Anónimo disse...

Queres saber uma coisa? Como aqui pela terra não há jornais, e tenho a rádio e a televisão fechadas para gozar o silêncio ou não ter um ruído que agrida, fiquei na dúvida a que "últimas declarações" te referias (podias ter deixado uma ligação...) e fui procurar ao sapo cá da net. Pois, neste, as "últimas" do Jerónimo são as do almoço em Rio Maior, de há p'raí um mês!
Vou continuar a pesquisa.
Tiro-te, também a ti, o meu chapéu.
Abraço

samuel disse...

Pronto, Zambujal. Aí está já um "piqueno" link. De qualquer maneira, o assunto agora estará em evolução constante e rápida, no que respeita a declarações, reacções e etc...

Abraço

Crixus disse...

Tomara que seja possivel criar uma alternativa de esquerda em Portugal, que nos livre das politicas anti-sociais dos governos PS/PSD e permita que o nosso pais entre num caminho de verdadeira democracia e progresso social.

Anónimo disse...

...e agora, camarada José Saramago,já consegue ver onde está a Esquerda?
A partir de agora caiem por terra todos os argumentos falaciosos, que são costumados ouvir quando se fala na inião da esquerda, os dados estão lançados quem é que quer jogar, o livre jogo democrático?

Anónimo disse...

Pois é, Samuel. Também já tinha apanhado as declarações do Jerónimo, e acho piada à especulação à volta do que ele disse em encontro com camaradas, com o entorse, absolutamente inaceitável, de que o PCP, estando isolado e auto excluído (de quem? dos trabalhadores, do povo?), teria as portas, as janelas, as frestas do BE e do deputado Manuel Alegre para poder sair dessa sua situação.

Siga a marcha.
Abraço

Fernando Samuel disse...

Siga a marcha, então, e no seu seguir iremos confirmar - isto digo eu - que a ruptura com a política de direita só é defendida, de facto, pelo PCP, e que é em consequência da luta de massas que essa ruptura será conquistada.

(mas o chapéu é bonito!)

Abraço grande.

Anónimo disse...

Teses do XVIII:3.10.4.«O PCP reafirmando o seu empenhamento no diálogo,na convergência e cooperação das forças,sectores e personalidades denmocráticas que,SÉRIA e CONVICTAMENTE,estejam empenhados numa ruptura com a política de direita e na contrução de uma alternativa de esquerda no quadro do actual regime democrático e constitucional,não está,nem estará,disponível para ser INSTRUMENTO ou CÚMPLICE de um governo ou políticas que mantenham orientações estruturantes da política de direita».
Falou,está falado!

Mar Arável disse...

Na verdade a política

não é aritmética

é algebra

e até o Magalhães serve apenas

as criancinhas

Abraço Samuel

Justine disse...

Na notícia achei muita graça ao "piscar de olho" maldoso...

Ah, e a cor do chapéu é d'arrasar!

Nuno Góis disse...

Penso que o Saramago não devia ser para aqui chamado, pois o que escreveu nada tem que ver com isto.
Concordo com o Fernando Samuel.

Quanto ao mais
http://nempaznemguerra.blogspot.com/2008/10/qual-resposta.html

Anónimo disse...

Com uma Alternativa de Esquerda para fazer frente ao marasmo em que vive o país. A coisa pode resultar.
Abraço

Anónimo disse...

óbe lá, tinhas mesmo que pôr um chapéu vermelho? Atenção, que o meu monitor não está calibrado e às tantas é encarnado, mas para o caso vai dar ao mesmo.

A Maria que teve a honra de abrir os comentários tem que esperar sentada, o BE reservou a sua posição para depois do Congresso do PCP. Não percebi, mas faço de conta.

Fico à espera, da espera do BE pela espera do Congresso do PCP.

Depois garanto que venho aqui ao teu cantinho dizer de minha justiça.

Até lá um abraço.

Orlando Gonçalves disse...

A vêr vamos como os meninos da esquerda vão reagir. Para mim o Jerónimo marcou muitos pontos, mas será que eles querem mesmo alternativa à esquerda ????
A ver vamos, era bom...

Isabel Faria disse...

Gostaria de ter visto o meu Partido a tomar a iniciativa de propôr acções concretas, apesar de Jeónimo de Sousa ter dito que não as fazia nem as queria...
De qualquer forma, creio que dá para entender a cautela, apesar de, repito, ter preferido a ousadia. Afinal, nas teses que o PCP vai levar ao seu Congresso (e nos comentários deste teu post, Samuel, por exemplo) o Bloco de Esquerda não é muito bem tratado... Se forem aprovadas estas concepções sobre aquilo que é o Bloco para o PCP, as palavras de Jerónimo, desculpem camaradas, mas não fazem qualquer sentido ou foram completamente deturpadas pelos jornalistas.

De qualquer forma, da mesma forma aberta com que sempre critico o PCP (ou o meu próprio Partido quando discordo das suas toamadas de posição) digo que seria muito bom que ousassemos vencer Sócrates e a Direita. E que isso necessariamente tem que passar por converências à Esquerda. Da Esquerda. As lutas de massas não chegam para derrotar a Direita. Num regime democrático (se quisermos juntar-lhe o burguês, não me incomoda nada) as polítcas de Direita vencem-se também nas urnas. A frase do Fernando Samuel é muito forte e muito revolucionária, até podemos gostar muito do tom, mas sabemos que não é assim. Ou não estariamos num Parlamento mas andariamos todos cá fora a preparar a Revolução. E o PCP (também) está.

E Orlando Gonçalves,deixe-me fazer-lhe um pequenino reparo, os meninos da esquerda, como você chama, às vezes já não são meninos...são homens e mulheres como você e eu...que podem cometer erros, mas contrariamente aos meninos já têm idade e maturidade para saber o que querem.

Lúcia disse...

A ver o que acontece em reacção. Eu acho que uma alternativa deve existir apoiada nos ideais. E dar as mãos aos que estão ao lado só pode ser salutar, se se respeitarem as diferenças existentes e se se conseguir, sob a luz da construção de um mundo mais justo, encontrar projectos com mais afinidades do que diferenças. Ah! E que o poder não cegue ninguém. Nesse aspecto, mãos no fogo por Jerónimo.
Beijos

samuel disse...

Isabel

:)))
Estava a ver que não aparecias...
O tom das críticas e algumas concepções do BE sobre o PCP e do PCP sobre o BE, as correntes de opinião e até algumas "individualidades" da esquerda, sendo sérias (o mais das vezes), justas (algumas), ou exacerbadas (outras), são tudo coisas que um objectivo comum e uma acção concertada se encarregarão de "amaciar"... como uma grande plaina.
Haverá muitas aresta para limar... mas se até o Champalimaud... também havemos de limar... :)

Abreijos

Hilário disse...

Faço recordar, que desde à muito o PCP se empenha fortemente na tentativa de diálogo e convergência, com todas as forças, sectores e personalidades, que queiram um verdadeiro combate às politicas de direita que tem existido neste País, à mais de trinta anos.

O pcp nunca foi, nem será, muleta de qualquer tipo de politicas que ponham em causa os direitos dos trabalhadores e do povo português.

Um Abraço

Isabel Faria disse...

Samuel,

:)))
Estava a ver que não davas pela minha falta...LOL
Eh pá, com essa de limar o Champalimaud, deixaste-me um cadito à roda...Ok, vamos limar o gajo!!!!

Beijaços
(para provar que também não se pode limar tudo ou perde a piada!!!:)))