sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Cuba. Enfim, a cooperação!



A União Europeia decidiu reatar as relações e a cooperação com Cuba. Dado a Europa ser dirigida por pessoas extremamente rigorosas em tudo o que toca a justiça social, direitos dos trabalhadores, transparência, competência irrepreensível na condução da coisa pública (e da privada), essas relações com o Regime de Havana, como gostam de lhe chamar, estavam interrompidas desde 2003.

Só posso aplaudir, embora ache que vão bastante atrasados...

Os eméritos democratas europeus avançam para a “reatação” e cooperação com dinheiro na mão. É igualmente uma boa ideia, dadas as dificuldades que Cuba vive há décadas, infligidas pelos EUA de forma tão injusta como anacrónica, acrescidas das recentes catástrofes naturais que provocaram estragos incalculáveis no país, que diga-se de passagem, só não provocaram grandes perdas humanas, porque o “Regime de Havana” foi bastante mais competente e atento na defesa dos seus cidadãos, do que vários dos seus “vizinhos”, EUA incluídos.

Assim para já, avançam com dois milhões de euros, para apoiar as vítimas dos recentes furacões. Depois, a partir do ano que vem, a coisa pode chegar ao trinta milhões de euros!

Oh, meus amigos! Entre todos os países ricos e menos ricos da UE, arranjaram a fabulosa quantia de dois milhões para ajuda imediata e, lá para o futuro, “cooperação” que pode chegar aos trinta milhões???

Vocês vejam lá, não se desgracem!!! Não vos parece dinheiro a mais? Sobretudo esses dois milhões de apoio às vítimas, não irá fazer-vos falta para pagar as comezainas de uma das vossas cimeiras?

Ah... e se não for pedir muito, quando estiverem com os “amigos americanos”, podiam tentar convencê-los a deixar Cuba em paz? E já agora, que estamos com a mão na massa, podiam também levar a prisão de Guantánamo para fora de Cuba, para qualquer sítio, assim, sei lá... para a raiz da pata que os pôs! 
Pronto... isto é só cá uma ideia das minhas. Vale o que vale...


11 comentários:

Ana Camarra disse...

Achas?!
Achas?!

Deves de andar a ver muitos filmes, isto é o chamado descarrego de consciência pesada, só mais nada, mas isto é gente que se alivia com facilidade, vai logo a seguir fazer outra do mesmo acalibre ou pior...

beijos

Nuno Góis disse...

É pena as tuas ideias só "valerem o que valem"

Anónimo disse...

Ia-me dando uma coisa má na vista!

Tenho os tais de feeds activados para o teu blogue e eis que me aparece: "Cuba. Enfim, a cooperação!" - Cantigueiro
Disse qualquer coisa com os meus botões, parecida com isto: "até este?"

Pelo sim, pelo sim resolvir cá vir e já se me desapareceu o mal na vistinha, ufa.

Abraço solidário.

Lúcia disse...

Eles são tão engraçados... e bonzinhos que são. E depois vem o resto em que ninguém mete mão - Gunatanamo, por exemplo. era vê-los fazer embargos aos EUA...

Maria disse...

Não sei porquê, de repente, lembrei-me do concerto da Omara Portuondo ontem, na Aula Magna.
Sempre dissemos, todos nós, que mais tarde ou mais cedo a razão havia de vir ao de cima. Por agora foi a UE, com uns tostões. Quem sabe se mais tarde... enfim...
Há uma coisa que eu sei, e que está escrita um pouco por toda Cuba, nas paredes, com outras palavras de ordem, que é "Cuba vencerá!". E disto não tenho dúvidas... é um povo demasiado sofrido para permitir que lhe ponham novamente a pata em cima...

Abreijos

Maria disse...

É claro que o comentário acima advém da enorme confiança que tenho no povo cubano, que tenho dentro de mim e que, com este volume, é muita...
:)

Anónimo disse...

Isto deve ter sido alguma migalha que caiu do que deram aos pobrezinhos dos banqueiros.

Fernando Samuel disse...

São uns perdulários, estes dirigentes da união europeia...


um abraço.

jrd disse...

Quem dá o que tem...se calhar, até já nem tem.
Um optimo local para instalar Guantanamo seria a Grand Place em Bruxellas.

Anónimo disse...

Brevemente irá à Assembleia Geral da ONU, mais uma resolução àcerca do bloqueio a Cuba, que se mantém por haver 4 votos (países!) contra na dita Assembleia, a saber: EUA, Israel e mais dois paises "inventados" por estes!!!

Vamos a ver como se comporta a UE e se "obriga" a que se respeitem as decisões da ONU!!!

CONTRA O BLOQUEIO A CUBA!!

Susete Evaristo disse...

Antes de ter terminado de ler este teu artigo confesso que o que veio à ideia foi o que escreves-te no teu último parágrafo.