segunda-feira, 27 de julho de 2009

Esses são os imprescindíveis...





O recital em Gouveia foi um serão para recordar, numa Praça de S. Pedro povoada de gente boa.

Uma reflexão fez-me companhia durante parte da viagem de regresso para Montemor-o-Novo, altas horas da madrugada:

Nunca deixarei de ficar espantado e inspirado pela força e dimensão do espírito de resistência e luta daqueles que em algumas zonas do país se afirmam como militantes e candidatos de esquerda. Em lugares onde isso não é apenas um “incómodo” para a rotina familiar ou profissional, mas sim, não poucas vezes, um risco bem real.

O convívio com jovens candidatos da CDU, tanto de Gouveia como também de Viseu, confirmou e reforçou mais uma vez a minha admiração por estas pessoas realmente imprescindíveis, para usar a definição de Brecht. O recente “foguetório” reaccionário e mesmo fascistóide de Alberto João Jardim, veio chamar a atenção para esta realidade... mas quantas vezes, por aí, seja no famoso “cavaquistão” ou em tantas outras zonas do país, existem e exercem o poder tantos e tantos “Jardins” tão ou mais perigosos e "salazarentos" que o original madeirense, quanto mais não seja, porque ao contrário deste, ladram muito, muito menos...

13 comentários:

Maria disse...

Verdadíssima! Por isso me dá tanto gozo trabalhar no distrito da Guarda... onde tudo é tão mais difícil...

Abreijos

do zambujal disse...

Um grande abraço para ti, para esses camaradas, p'rá Maria, para todos os que estão na luta.

salvoconduto disse...

Ora aí está algo que deveria fazer pensar muito boa gente.

Abraço.

anamar disse...

É aflitivo e dá que pensar...
Também conheço um pouco a realidade e dá a sensação que o "sol" nunca chegou ás terras da Beira... e a igreja aí provoca o seu eclipse.
Abracinho

Miguel Jeri disse...

Que imagem inquietante (desconhecia-a). Os verdadeiros lutadores enfrentam cada dificuldade com força e vontade redobrada. Parabéns aos candidatos da CDU.

Ana Martins disse...

É tão bom poder votar em pessoas assim!

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

É certamente um exemplo um bom exemplo,que todos devemos reter, e que nos deve incentivar:
a "...dimensão do espírito de resistência e luta daqueles que em algumas zonas do país se afirmam como militantes e candidatos de esquerda. Em lugares onde isso não é apenas um “incómodo” para a rotina familiar ou profissional, mas sim, não poucas vezes, um risco bem real."
Eu penso que as razões da C. D. U. (Coligação Democrática Unitária) são conhecidas, vejamos os Concelhos e Freguesias, onde a mesma é poder autárquico, ou tem representantes seus nos respectivos órgãos; algo sempre de diferente para melhor, acontece. Por isso a nossa marcha pelo esclarecimento das pessoas, perante a razoabilidade das nossas propostas, e clareza da nossa gestão autárquica, a par da qualidade dos nossos Autarcas e apoiantes, têm-nos dado razão e força para continuar, mesmo em situaçãoes menos fáceis.
Como Bertolt Brecht, reconheceu a força e razão dos ideiais marxistas, aderindo aos mesmos, também todos nós que desejamos mais e melhor qualidade de Vida em Portugal, deveremos sempre dizer: PRESENTE, afirmando-nos tal e qual pensamos e somos.

joaquim d'odemira disse...

Mestre Samuel : É por pessoas desta nobreza de caracter que se fez e faz o PCP.Você também não mudou de emblema honra lhe seja feita.E quantas vezes sabemos o que é necessário fazer para sobreviver.

Fernando Samuel disse...

Os imprescindíveis são... mesmo imprescindíveis...

Um abraço.

Justine disse...

E cada vez são mais imprescindíveis!
E cada vez são mais!

O Sem Pavor disse...

O espelho a devolver-lhes a imagem e a dizer: Ai que belos e que bons vocês são camaradas! Ai camarada que bons que nós somos! Ai...

Samuel, se isto não é missa onde é que há missa?!

E que feio desvalorizar no meio da "missa" os atropelos do Alberto João, em puro contraste com a "vitalidade" noutras frentes!

Ai Samuel, Samuel, que a Mui Nobre e Sempre Leal cidade de Évora arranje paciência para o vaidoso umbigo dos "camaradas"!

samuel disse...

Maria:
Mas necessário...

Do Zambujal:
☺ ☺

salvoconduto:
E faz... e faz...

Anamar:
São muitos séculos de “noite”...

Miguel Jeri:
É um dos espantosos cartoons do Abel Manta, logo a seguir ao 25 de Abril. Esqueci-me de que a malta mais jovem...

Ana Martins:
É bom poder votar... porque houve pessoas assim.

Manuel Norberto:
Para estar presente... que seja então “afirmando-nos tal e qual pensamos e somos”.

Joaquim d’Odemira:
Felizmente, não é um exclusivo do PCP...

Fernando Samuel:
E é bom que se saiba!

Justine:
E ainda bem...

O sem pavor:
Pois...


Saludos generalizados!

CDUGouveia disse...

Para que todos possam acompanhar mais de perto o tabalho da CDU em Gouveia, aqui enviamos o nosso sítio na internet, recentemente apresentado.www.gouveiamerecemelhor.com

Um abraço.

CDU a crescer em Gouveia e no País