domingo, 24 de abril de 2011

Ary dos Santos – As portas que Abril abriu


(Nikias Skapinakis – “Delacroix no 25 de Abril”)

Hoje, dia 24 de Abril, quanto mais se aproxima a noite, mais intensa se torna a memória dessa fantástica mudança de data, mudança de vida, mudança da noite para o dia, que foi a entrada no dia 25 de Abril de 1974.
Por muito que alguns lamentem não ter, a tempo, liquidado nas prisões todos aqueles que traziam Abril a germinar no pensamento; por muito que outros se “arrependam” de o ter feito; por muito que se queira mascarar de evolução aquilo que foi revolução; apesar das muitas gavetas onde se foi guardando, escondendo, exilando e tentanto amordaçar as conquistas de Abril... Abril fez-se e está aí!
Lembrá-lo, ativamente, todos os dias, é já defendê-lo. Cantá-lo, é já fazê-lo avançar... para que se cumpra. Livre, justo e plural, tal como foi sonhado.
Eu sei que hoje é domingo, e que aos domingos é dia de música aqui na casa... mas quem é que diz que este poema e a voz do Ary não são uma canção?


Vale bem a pena ganhar estes oito minutos e meio a ouvi-lo e recordá-lo.


Bom domingo!
“As portas que Abril abriu” – Ary dos Santos
(José Carlos Ary dos Santos)



14 comentários:

trepadeira disse...

As portas que Abril abriu não as deixaremos fechar.
Um abraço,
mário

Pata Negra disse...

Eu diria mais: as portas que abril tombou!
Um abraço, porque não morto, ressuscitado!

Maria disse...

Está aí e nós defendê-lo-emos com unhas e dentes!
Nunca me canso de ouvir As portas que Abril abriu, nesta voz de ternura...

Bom 25 de Abril.
Abreijos.

Graciete Rietsch disse...

Nunca é de mais ouvir As Portas que Abril, pois que esse poema relata toda a Odisseia dessa magnífica Revolução. É um "Lusíadas" de menoor dimensão, em tamanho claro.

25 de Abril sempre!!!!!!

Um beijo.

Brasileiro disse...

Felicitações aos irmãos portugueses pelas conquistas logradas em 25 de Abril!

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Com o 25 de Abril de 1974 (Dia da Liberdade) abriram-se muitas portas felizmente. Saibamo-las onde quer que estejamos, e da forma adequada, mantê-las sempre abertas, e não ceder à tentação do protagonismo fácil.
São 37 anos que amanhã se comemorarão de tão marcante data da vida social e política portuguesa: honremos pois o "Movimento dos Capitâes", que até depois souberam estar e ser na sociedade, gritando cada um de nós:
VIVA O 25 DE ABRIL DE 1974 (DIA DA LIBERDADE).

Justine disse...

Emocionante. SEMPRE!

jrd disse...

Canto livre!
abraço

Maria disse...

Ary versus Yra - a ira e a glória de um poeta!

De portas abertas, abramos também as janelas e arejemo-nos, porque o ar, gratuito - ainda! -, refresca memórias... e há por aí tantas a parecerem sofrer de Alzheimer...
Cravos, papoilas, gaivotas, crianças: cor, movimento e sonho, amanhã e todos os dias!

Maria Pereira

svasconcelos disse...

Um post adequadíssimo!
Para Relembrar Abril não é preciso calendário.
bjs,

anamar disse...

Não conhecia este Nikias.
Obrigada e dia feliz.~
:))

Antuã disse...

Abril vencerá.

Anónimo disse...

Viva o 25 de Abril de 1974, Dia da Liberdade. "As portas que Abril abriu" com a nossa força vão continuar "sempre" abertas.
Vicky

Anónimo disse...

Samuel
Mais uma excelente perfomance. Eu vim aqui, só hoje, para ouvir a música dos domingos e qual o meu espanto quando ouvi esta ária de poesia popular do Ari. Ainda bem que substituiste a música comum por este mel para os ouvidos e cabeça que em 25 de Abril estava em Tete (Moçambique) e desde logo ficou a perceber o que estava a acontecer pois os militares logo entraram em contacto com a Frelimo. Bem hajas.
Vitor sarilhos