quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Lula da Silva... e o jornalismo de esgoto


Luiz Inácio Lula da Silva visitou-nos. Um dos locais de visita foi o Estádio da Luz. Quiçá encandeado pela cor omnipresente no lugar... desatou a dizer coisas como:
«Aumentar o salário mínimo não produz inflação»... acrescentando que esse foi um dos tabus económicos quebrados durante o seu governo.
E eu, com os meus botões: “não querem lá ver que o ex-operário metalúrgico, o ex-sindicalista, o “iguinorante”... afinal é catedrático e Nobel da Economia... e ninguém sabia?”
Mas não! Este post não é sobre as minhas confidência com os meus botões, mas sim sobre o jornalismo de esgoto com que somos agredidos “democrática” e diariamente. Trata-se, desta vez, de mais uma das frases de Lula da Silva, que por mais voltas que tenha dado só encontrei, por cá, nesta versão:
Ora, como estava convencido de ter ouvido Lula dizer esta frase, mas numa versão mais “abrangente”, meti pés a caminho e lá fui, por esse mundo de Deus, à procura de quem me desse razão. Não foi difícil. Vários jornais e rádios do mundo conseguiram ouvir o mesmo que eu. Poderia ter escolhido muitos links… desde Cuba a vários outros países, mas “pelo seguro” escolhi a notícia do Deutsche Welle em espanhol:
Claro... claro que o desaparecimento da “especulação bancária norte-americana” nos nossos jornais, pode ter sido acidental. Ou então, não o sendo, não sei o que chamar aos vermes que fazem este tipo de jornalismo cobarde e agachado.

24 comentários:

Maria disse...

Que tristeza de país este... que jornalistas mais nojentos...

Abreijo.

Graciete Rietsch disse...

Foi falta de seriedade e desinformação. Mas já é costume!!!

Um beijo.

salvoconduto disse...

Chama-lhes TÓ, com cinco ou com doze letras. Sem tirar nem pôr.

Abraço.

Antunes Ferreira disse...

Eu fui Jornalista, sou jornalista e serei jornalista porque um jornalista nunca se reforma. Depois de 16 anos no DN (onde cheguei a chefe da Redacção) antecedidos por dois n'A PALAVRA em Luanda e de muitas outras publicações, rádios e televisões, hoje não voltaria a fazer Comunicação Social. Ainda que um Jornalista mesmo reformado oficialmente, nunca se reforma, como atrás acentuei.

Voltaremos, se quiseres ao tema

Kandandos

do Zambujal disse...

Excelente, o teu "post" e denúncia!

Um grande abraço

Anónimo disse...

tb não vejo que seja grande problema. a especulação bancária europeia tb ajudou e muito.

Anónimo disse...

Se existe uma coisa contra qual Lula deu combate sem trégua nos oito anos de seu governo foi essa especulação bancária imoral. Nesse período esses só ganharam o que era justo e nem um centavo a mais.

Ferroadas disse...

A auto-censura é a pior das censuras.

Quantas vezes o jornalista quer publicar "aquela caixa" e não o faz, ou por medo de perder o emprego, ou por coisa pior....

Abraço

Anónimo disse...

É bem verdade que o jornalismo em Portugal é vergonhoso, mas também é verdade que são despedidos jornalistas por dizerem a verdade nas peças que fazem. Há muito que a democracia tombou em Portugal.Conheço casos de jornalistas que foram despedidos por dizerem a verdade.

Aristides Rodrigues disse...

Infelizmente, a "verdade", para milhões de portugueses, é a frase que eles publicaram.
Cambada!

João Moreira disse...

Nã... os jornalistas (ou serão jornaleiros?), não omitem por medo de represálias, por formação ideológica, ou por mero oportunismo. O problema é que os paginadores dos jornais alegam falta de espaço (eheheheh).

Espaço do João disse...

Não creio muito...Reparem no director do DN, João Marcelino. Puro vendido e, só faz comentários de opinião mas de " sarjeta ".
No tempo do Sócrates, só vomitava veneno, agora quer redimir-se. Por essas e por outras o DN anda com sobras a mais depois de ser o mais vendido. Sinto saudades de Mário Mesquita e Bettencourt Resendes.

Anónimo disse...

O Samuel trocava o resto da frase se lá viesse apenas a expressão: "Norte americana". A especulação é global e centrá-la num só país pode significar que se tem um ódio irracional e clubista, históricamente percebido por uma visão tacanha,vulgo sectarismo. Ora só um louco se atreveria a achar que Samuel é sectário... Ná!!

lino disse...

A grande maioria são invertebrados e mercenários do capital.
Abraço

samuel disse...

Anónimo (14:53):

Toda (ou quase toda) a gente que se deu ao trabalho de reparar... percebeu qual foi a origem, a “nascente”, de onde brotou esta mais recente crise que se abateu sobre quase todo o mundo.

Já se sabe que a culpa é do capitalismo, em geral, mas a Hitória regista que a detonação se deu nos EUA. As “bolhas” especulativas, os “produtos tóxicos”, os “Leman Brothers” e seus derivados, etc., etc...

Só alguém profundamente estúpido não terá entendido isto (nem o post), aproveitando para me dirigir aquilo que considera um insulto, apenas porque apontei o óbvio.

Ora só um louco se atreveria a achar que “o anónimo” é profundamente estúpido... Ná!!

Fernando Samuel disse...

Foi acidentalmente... intencional.

Um abraço.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

“especulação bancária norte-americana”,sempre a mesma, e o país originário, sempre o mesmo.
A "subtracção" noticiosa Portuguesa só denota o servilismo face ao grande capital, da maioria da imprensa Portuguesa.

Anónimo disse...

Samuel, tinha escrito uma lenga lenga que pretendia mostrar-lhe a inutilidade de tapar o sol com uma peneira e que a banha da cobra já não se vende como dantes, os compradores estão mais exigentes e até mais instruídos.O Html lixou-me os intentos, se calhar por bem porque há certos jumentos que já não aprendem mais do que sabem, têm até raiva a novidades. Paciência. Quanto à teoria do pecado original made in USA que esteve na origem da irritação Samueliana sugiro que se vire para a parede e repita vezes sem conta: Espanha, Irlanda, Islândia, EUA,Gb. Pode ser por esta ordem ou qualquer outra, acrescentar-lhe mais uma data deles, fique a saber que o fenómeno foi geral e simultâneo, os malandros estavam nos mais insuspeitos sítios. Você tem um fraquinho pelos "EUA", coisa para a qual me estou nas tintas, portanto e já agora pode dar-lhe um prémio, aí sim original em si: Foi por lá que a barraca abanou primeiro, o que se calhar foi um mérito uma vez que os outros que citei, e não só, tinham ingerido igual comida estragada. Foi portanto um carinho seu que quis fazer aos EUA, o que só lhe fica bem.
Avante à falta de vista!
O anónimo das 14:53.

samuel disse...

Anónimo (18:40):

Então está bem.

Pata Negra disse...

Vale mais um post do Cantigueiro do que não sei quantos títulos da imprensa deles! Obrigado pela denúncia! Jornalismo de esgoto feito por ratazanas!
Um abraço com os ratos do campo

Anónimo disse...

Pata Negra, o ego do Samuel deve estar em baixo e entendo essa devoção como ajuda ao dono da casa. Mas não exagere porra!

samuel disse...

Anónimo (01:00):

Ó anónimo pouco esperto.
Você está a um passo de ir diretamente para o lixo, escreva o que escrever...
Não é o meu ego que está em baixo; o que está muito em baixo é a pachorra para aturar idiotas!

Siga o seu rumo, criatura!

samuel disse...

Anónimo (01:00):

Pelos vistos optou por insistir no insulto aos leitores e comentadores do blog. Como disse... não é um "gesto técnico" lá muito inteligente, mesmo com o simulacro de elogio à minha escrita e não sei que mais...

Se na sua casa é normal entrar alguém desconhecido, não se apresentar e insultar os seus amigos presentes... isso define-o a si e aos seus amigos.

Aqui não gastamos desse tabaco.

Passar bem!

samuel disse...

Anónimo (01:00):

Excelente!!!

Vai pela sombra...