segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Incêndios – Não resisto à tentação...


A evidente tragédia que constitui a tremenda sequência de incêndios, com o que têm implicado – e vão implicar – de perdas materiais, de feridos e vítimas mortais, impede-me de fazer o exercício demagógico das culpas, dos crimes e da exploração do sofrimento alheio.
Ainda assim, fica a tristeza de ver um país que todos os anos se deixa “surpreender” pela falta de limpeza nas florestas, pela falta de acessos, pela falta de material, pelo planeamento medíocre.
Ainda assim, fica a tristeza de ver um indigente como Marques Mendes, agrafando um ar indignado na TV, para dizer que os proprietários devem ser obrigados a limpar as matas... e se o não fizerem, deve o Estado fazê-lo, apresentando-lhes as contas para pagamento coercivo. Parece que não sabe, o indigente, que as grandes florestas privadas, detidas pelas grandes empresas, como por exemplo a Portucel, são cuidadas, vigiadas e poucos incêndios sofrem. Parece que não sabe, o indigente, que a esmagadora maioria da floresta que arde, ou pertence ao Estado, ou não tem donos conhecidos, ou pertence a pessoas que abandonaram o interior, ou, finalmente, pertence a gente idosa, rara e pobre... que se fosse obrigada a pagar as limpezas das suas parcelas miseráveis de floresta... nem as reformas de um ano chegariam para o fazer.
Sei que nestas alturas se deve evitar a todo o custo a demagogia... mas não resisti a fazer umas contas de “mercearia”, que me disseram que os mil milhões de euros dos submarinos do “irrevogável” Portas dariam, feita uma consulta ao preço médio de um avião Canadair, para comprar quarenta unidades destes excelentes meios aéreos de combate a fogos florestais. No caso de se optar pelos helicópteros equipados com aquele balde gigante... estaríamos a falar de um pequeno “enxame”.
Dir-me-ão:
E o pessoal que é necessário para cuidar dos aviões e dos helicópteros?
Ao que eu respondo:
E os submarinos? Têm tripulações de quantos marinheiros a tempo inteiro?
Dir-me-ão ainda:
Os aviões e helicópteros de combate a incêndios só são precisos de vez em quando... quando há incêndios... quase sempre só no verão...
Ao que eu respondo:
Pois... e os submarinos são precisos... quando?!!!

15 comentários:

Frita-Comunas disse...

Então e o dinheiro que o PCP recebeu do KGB Samuel?

Conta-nos lá a todos quanto é que o KGB meteu nos bolsos de Álvaro Cunhal durante décadas para ele ser um escroque ao serviço da URSS?

José Oliveira disse...

O negócio do aluguer de meios para combater os incêndios é escandaloso. Há uns anos o estado comprou material para usar com os C-130 (usados no combate nos USA). O material ficou a apodrecer na base do Montijo...

Anónimo disse...

Os submarinos só foram precisos para que se apagassem c/fotocópias tiradas numa noite!!! Os milhões para fazer o "irrevogável" continuar na sua senda de hiena, de vampiro a ocupar um lugar neste des(governo). Entretanto, como diz quantas vidas não se salvariam e como não se transformaria Portugal numa terra queimada. Quanto a Marques Mendes é mais um que pertence ao ramalhete!
Saudações
Vicky

Anónimo disse...


em cheio!

vovómaria

São disse...

EStou tão triste, tão indignada, que não existem já palavras para me aliviarem.

Morrem bombeiros a proteger voluntariamente os bens e as vidas dos seus semelhantes e o imbecil de Boliqueime não tem uma só palavra a dizer; morre António Borges, que destruiu milhões de vidas através das suas teorias económicas e da "mão invisível do mercado", e a criatura lamenta-o publicamente!!

Feliz semana.

trepadeira disse...

Esta vida sempre foi, mas é cada vez mais, uma luta de classes, os mais humildes a sofrer, na miséria, na fome, na doença, no assassinato, para encher o bandulho a uns quantos criminosos sem escrúpulos.

Abraço,

mário

samuel disse...

Frita-Comunas:

Primeiro… devia ter cuidado com os fritos… que não fazem bem nenhum à saúde.

Segundo… rais ma parta se descortino o que é que este seu "desabafo" tem que ver com os incêndios.

Terceiro… sobre o PCP e Álvaro Cunhal, não sei, nunca lhes perguntei, mas é evidente que o meu caro deve ter razão, tal é o luxo em que vivem os funcionários do PCP e em que, como toda a gente sabe, vivia Álvaro Cunhal.

Quarto… quanto a mim, nem me atrevo a negar que, enquanto elemento activo dos "cantos-livres", era soberbamente financiado pela URSS. Pelo menos, não havia atrasado mental que não o dissesse à boca cheia. Vejo que sobrou um. Parabéns pela "longevidade"! :-) :-) :-)

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Não, tanto que estão acostados a ganharem limos.Uma negociata em "banho maria" ainda não explicado em que o artista principal foi o pseudo irrevogável Paulo Portas.
No respeitante aos sucessivos incêndios versus meios aéreos acho uma história mal contada, que este Verão, ainda mais mal contada está.
Enfim, negócios de gente muito poderosa...

Anónimo disse...

O Marques Mendes é um otário. Esse, a puta da velha fascista e outros que tais que andaram a esbulhar o país e agora aparecem como salvadores a pregar moral.

Graciete Rietsch disse...

Os incêndios são uma calamidade e os bombeiros/as autênticos heróis.
Mas, às vezes, surge-me uma pergunta provavelmente sem qualquer sentido. Quem lucrará com os incêndios?

Um beijo.

Justine disse...

Há que desmascarar. Há que denunciar!
E tu continuas a fazê-lo! Que a "voz" te não doa!

Zequinhas disse...


Os incêndios deviam servir para queimar frita Comunas.

samuel disse...

Zequinhas:

Meu caro... isso é cruel!!!
Queimar ainda mais?! Já viu o estado em que aquela gente tem os cérebros?!!! :-) :-) :-)

Anónimo disse...

Curiosamente, este post leva-me a fazer dois comentários, mas sem me referir ao seu conteúdo.
1 - É estranhamente bela a imagem do fogo. Saber que tanta beleza provoca tão grandes desgraças...
2 - A singela beleza da resposta do Samuel ao "fritador". Mal empregadas pérolas... para porcos.

Rui Silva

Anónimo disse...

Para além das vidas humanas, bens materiais, área verde que se perde, também tantos animais morrem, algumas espécies até, em vias de extinção.PORTUGAL é um País de corruptos, está à mercê de uma cambada de gatunos, que enchem os bolsos com o dinheiro do povo, enfim, isto até me dá volta ao estômago, mas o nosso povo, é sereno, sereno até de mais... temos que dizer UM BASTA!
Mas quem dará o primeiro passo? A continuarmos assim, o nosso amado e belo Portugal irá ao fundo...