quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Mário Coluna – O escravo contente



É sempre triste ver algo que já foi viçoso… apodrecer!
Seja como for… louve-se a frontalidade! Saudoso do fascismo e do tempo em que em Moçambique (e no Benfica) só existiam “portugueses”… não faz de conta que deixou de ser um “amigo de Salazar”, apenas por oportunismo… como, desgraçada e vergonhosamente, tantos outros.

15 comentários:

Maria disse...

Sem comentários.......

Reaça disse...

O velho capitão tem opinião formada.

É proibido?

samuel disse...

Reaça:

Claro que não!

Eu também tenho a minha opinião formada sobre o "velho capitão".

É proibido?

caetano disse...

Eu por acaso tenho outra opinião sobre Mário Coluna. Há outras afirmações dele que contradizem estas.

oasis dossonhos disse...

A estupidez bem podia pagar imposto, o Estado ficava rico e já não era preciso tanto corte nos sonhos...mas os politiqueiros de meia tijela abundam...e há um tsunami de imbecis, vomitando "ideias" dignas de uma lixeira colossal...mais do que os fascistas sentados na cadeira do poder,são estes acólitos e admiradores, que mais repugnam, são os elementos do povo, que emergem na comunicação social, o que mais fede. Pois é devido a estes apoios, que a serpente deixa ovos e os sucessores fazem mossa...

Graciete Rietsch disse...

Mas também desgraçadamente há gente que nunca vergonha teve e hoje recomeça a cantar hinos ao Salazar.
São os piores.

Um beijo.

Observatório da Esquerda Fracturante disse...

Já agora o Samuel também pode dar largas à sua indignação contra o grande toureiro Ricardo Chibanga, também ele grande simpatizante de Salazar!

http://delagoabay.wordpress.com/2011/11/18/ricardo-chibanga-toureiro-de-mocambique/

Eu penso que por detrás desta "indignação" do Samuel está o preconceito ideológico comunista segundo o qual um preto ou mulato não pode ser simpatizante de Salazar. Ora bem, vamos lá então desapontar o Samuel, mostrando-lhe a cara de quem era, ainda há poucos anos, o "Salazarista número 1" de Portugal:

http://angola-luanda-pitigrili.com/wp-content/uploads/2011/07/Jos%C3%A9-Pinheiro-da-Silva.jpg

Procure no google por "josé pinheiro da silva Salazar"

Olinda disse...

O fascismo estâ a aparecer com pês de veludo.Pör "figuroes",mesmo que jâ nao digam nada aos mais jovens,a elogiar e a falar dessa sinistra criatura ,ê pura propaganda.Em polîtica,nada acontece por acaso.

Um abraco

samuel disse...

Observatório:

"detrás desta "indignação" do Samuel está o preconceito ideológico comunista segundo o qual um preto ou mulato não pode ser simpatizante de Salazar"


Parabéns!!!
Tenho recebido aqui muitos comentários tolinhos. Este é um forte candidato ao mais tolinho dos últimos tempos! :-) :-) :-)

Claro que um preto, ou um cigano, ou um judeu... podem ser simpatizantes de Salazar, do fascismo... podem até ser NAZIS.

É profundamente estúpido... mas podem! :-) :-) :-)

Observatório da Esquerda Fracturante disse...

Samuel

Convem separar fascismo de nacional socialismo no que diz respeito à questão racial. O fascismo não coloca na questão da raça a enfase do nacional socialismo. Quanto ao "fascismo very light" do salazarismo, se se der ao trabalho de ler o que vão escrevendo os activistas de grupos mais ou menos racialistas existentes em Portugal, como o PNR, verá que tendem para a hostilidade ao Estado Novo, em virtude da politica relativamente multiracial que este foi, até certo ponto, promovendo.

Reaça disse...

Os por(tugas) sempre estivemos a quilómetros dos nossos velhos colonizadores.

Desde o tempo do velho capitão Coluna, de Eusébio, Santana, Matateu, Peyroteu, Chipenda etc., sempre fomos ultrapassados pelos ultramarinos.

Veja-se hoje o caso sportinguista do Bruma de Bissau, actual.

Sempre fomos aprendizes colonos.


Pintassilgo disse...


Este Coluna até foi ministro do primeiro governo da FRELIMO, ministro do desporto se a memória não me falha. Enfim, o homem deve estar a passar por alguma fase crítica!... Constava que antes do 25 De Abril fazia colectas entre os futebolistas moçambicanos a jogar em Portugal para a FRELIMO!...

Retornado disse...

Tanta asinha angelical!

José Corvo disse...

Não sabia, ou não me lembrava, que tinha sido ministro da Frelimo mas sempre o achei muito ligado ao processo revolucionário moçambicano e foi responsável daquele país pela seleção moçambicana mas também sempre percebi que ele tinha dificuldade em transmitir o seu pensamento e às vezes as pessoas são um pouco ga-gás a transmitir o que pensam. Em Moçambique quando ouve alguma confusão com a selecção o Mário Coluna veio dizer que as pessoas confundiam desporto com politica mas não dei grande importância ao assunto e recordo aí por volta de 1963 que ele e o Santana apareceram na televisão e parecia que não sabiam falar e o Santana desapareceu para sempre e dizia-se que tinha fugido como outros o fizeram tal como Rui Mingas...Não acredito que o Coluna fosse adepto do fascismo só que as pessoas exprimem-se mal e os jornalistas conduzem maldosamente as entrevistas. Outro jornal já não diz nada disso e às vezes escrevem o que não é e Coluna ainda não há muito tempo foi mal recebido por um porteiro que o não queria deixar entrar no estádio da Luz acho que por o associar à Frelimo e houve logo adeptos que acharam bem e outros que acharam mal. Com o Eusébio a música é outra, ele aderiu conscientemente à direita portuguesa e não creio que se sinta bem em Moçambique.
Nestas coisas amigo Samuel, temos de dar um desconto ao efeito de certos vinhos um bocado pingados e a certos ambientes mas acho que o Luís Filipe Vieira em dada altura afirma-se de origem pobre e de uma bairro pobre e deixa no ar a sua opção que não define e que não pode revelar atendendo à sua posição, etc.
Nós gostamos mais das pessoas tipo pão, pão queijo, queijo mas sei de gente profundamente comprometida com o Partido Comunista e que por razões profissionais vivem uma espécie de clandestinidade e são muitos os que assim vivem, mais do que pode imaginar e só falo disto de forma anónima porque de outra forma não o faria. Surpresa é por vezes vir a encontrar camaradas que ignorava completamente que o fossem. Falar em Liberdade é bonito mas é preciso que por ela não passe o espectro da fome e a nossa classe empresarial é “feia, porca e má” e quando ganham algum dinheirito vão logo comprar um carro novo e odeiam todos os trabalhadores que lhes fazem perguntas incómodas ficam logo marcados e alcunhados para sempre.
Jota

Anónimo disse...

ó pintassilgo se constava ou não é uma questão que você até podia apurar.

Você não é especialista em vasculhar a vida das pessoas?