sábado, 17 de janeiro de 2009

Menino do bairro negro




Menino pobre o teu lar
Queira ou não queira o papão
Há-de um dia cantar
Esta canção

Olha o sol que vai nascendo
Anda ver o mar
Os meninos vão correndo
Ver o sol chegar

(Excerto de “Menino do bairro negro” de José Afonso)



Pesquisando imagens sobre a Palestina acabei por, num desvio, me encontrar com este jovem pintor iraniano, Iman Maleki, pintor “violentamente” realista e com este seu quadro, “Desejo”.

O quadro fez-me voltar ao Zeca e ao seu “Menino do bairro negro”.

E assim andamos, em círculos, lutando para romper este cerco que a ganância, a selvajaria, a miséria e os criminosos que se alimentam dela, vão fazendo aos nossos desejos e sonhos, sonhos por vezes tão simples como “ver o sol chegar”.

Até um dia!...

11 comentários:

Maria disse...

Que post comovente, Samuel... Por tudo... e assim continuamos em círculos, como dizes, lutando para romper o cerco...
A pintura (de rara beleza) mais parece uma fotografia.
Obrigada!

Abreijos

Pata Negra disse...

A guerra é para pôr na ordem o futuro, é para por na ordem, ou na cova, este menino! Ainda bem que todos os meninos e meninas nascem com o poder de lhes mijar em cima!
Existem povos que perderam: os índios da américa do norte, por exemplo! Por isso não demos como certa a vitória dos palestinianos!Eles precisam, no mínimo, do poder do nosso olhar!
Um abraço poderoso

anamar disse...

Convivendo por dias com estes meninos de rua , que algo parece querer mudar, por ora, neste Rio de Janeiro... a espeança de um SOL PLENO....porque a Terra é rica, o Homem é que fraqueija...
abracinho...
Lindo post, como o Samuel mudou para algo que tão bem faz à alma...
os artistas sào assim, surpreendem sempre...

salvoconduto disse...

A janela tem que ser aberta, o sol há-de entrar e como disse o Zeca, quer eles queira ou não!

Abraço.

Justine disse...

Junto-me a ti, nesta cruzada contra a ignorância e a bestialidade.
Beijo

BlueVelvet disse...

Que beleza de imagem.
A par da poesia.
Comoventes, ambas.
Abreijinhos

Fernando Samuel disse...

... o dia em que romperemos, definitivamente, esse cerco cerrado...



braço.

Fausto disse...

O Bloco de Esquerda resolveu publicar uma notícia sobre Hugo Chavez e a aprovação pelo parlamento bolivariano duma emenda constitucional que permita a reeleição sem limite de mandatos não apenas para a Presidência da República Bolivariana, mas de vários titulares de cargos políticos como alcaides ou governadores, emenda essa que ainda terá de ser refendada pelo povo.
Pode ser consultada AQUI: http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=10395&Itemid=26

A notícia que o Bloco de Esquerda produz e que é tendenciosamente anti-Chavez, defindo o processo bolivariano com a expressão revolução socialista metida entre aspas, isto é: "revolução socialista". Está claro, porque da língua portuguesa, também percebo um pouco, como as aspas servem para perjorativamente darem a entender que, de socialista e de revolução, não há nada na venezuela. Se achassem que existisse, já não lhe punham "aspas", escreviam apenas revolução socialista.

Mal entendido ou teoria da conspiração? Infelizmente, a comprovar o mau juízo bloquista sobre a revolução bolivariana na Venezuela, está o eloquente facto de que, enquanto comentários pro-chavista à notícia foram censurados e excluídos, o Bloco de Esquerda, permite que um reaccionário comente:

"Que palhaçada! Oxalá o povo da Venezuela consiga correr com esse tirano!"...

Muito preocupado com a possível "reeleição ilimitada de Hugo Chavez" - como escrevem -cabe lembrar ao Bloco de Esquerda, que Francisco Louçã, Fernando Rosas, Miguel Portas ou Luís Fazenda (entre outros) têm concorrido ininterruptamente aos lugares de deputados desde 1999, exercendo os cargos e, provavelmente, virão ainda (e pelo menos) a concorrer em 2009 para se manterem reeleitos até 2013. É pena que, progressivamente, o BE esteja a saltar para a barricada daqueles que se opõem a Chavez e ao processo bolivariano.

Hilário disse...

Samuel,

Os meninos irão cantar esta canção e o sol de certeza que irá chegar.

A luta continua!

Um abraço

Ad astra disse...

Linda homenagem
belos posts

Abraço Sammyboy

alerts disse...

Some of the content is very worthy of my drawing, I like your information!
costume jewelry