sábado, 4 de julho de 2009

O mal maior





Na caixa de comentários do meu texto “Manuel Pinho – Último acto”, tomou forma uma troca de impressões entre “sensibilidades” diferentes. Como vai sendo já um hábito, estes debates dão-se, essencialmente, entre pessoas que se reclamam de esquerda.

Se me perguntarem se gosto de “debates”, sim, gosto. Se me perguntarem se me agrada o tom em que por vezes eles são feitos, gosto bastante menos. No entanto tudo tem explicação. Não poucas vezes, o facto de se estar sozinho, a teclar num computador, em vez de se estar a conversar, abertamente, sentado numa qualquer mesa ou roda de conhecidos e amigos, leva-nos a cair em armadilhas de linguagem das quais saímos sempre com algumas feridas e nódoas negras. Não ignoro que em alguns casos é exactamente a proximidade e a amizade que liga uns e outros aos que estão do “outro lado” que acende ainda mais a “paixão” dos comentários.

Como já disse, gosto dos debates, que feitos adequadamente podem limar muitas arestas e, sobretudo, servem para clarificar ideias e posições. Estou convencido que vem aí o tempo em que isso será muito útil.

Agora do que não gosto mesmo nada, aquilo que me dá volta ao estômago, é ter que assistir, como assisti, a um debate na televisão, logo na noite das Eleições Europeias, em que o PSD estava representado por essa caricatura de si próprio que é Pedro Santana Lopes e ter que o ouvir dizer, depois de mais uma troca de galhardetes (mais ou menos azeda) entre os representantes da CDU e do BE, “Estou aqui deliciado com o espectáculo que a esquerda está a dar!”. Isso, amigos, é que me tira do sério. Colocar-me em posição de ser gozado por “aquilo” que está aí em cima na imagem.

Felizmente, ao contrário do que disseram alguns patetas encartados, não chegámos ao fim da História. Em vez disso, todas as manhãs ela começa de novo, renovada pela força da luta de cada vez mais seres humanos, todos diferentes entre si, mas com o sonho partilhado de um futuro mais risonho... e “o caminho faz-se caminhando!”

10 comentários:

Zé Serpa disse...

Samuel
Coisa irritante aparecerem uns gajos a pôr em causa a "palavra do Senhor"! E a delicadeza que usa para com os galos pedrezes, diferentes dos galos vermelhos, tá bem de ver!
O tal caminho risonho só mesmo depois de os alarves desalinhados fazerem a fatal autocrítica.Na ein?!
PS: Qual é o lugar preferido redondel? Ao lado do actor de serviço hoje?
Respeitosos cumprimentos.

Zé Serpa

Maria disse...

Quando o PSL se arroga o direito de dizer o que disse na noite das eleições europeias é porque sente que tem "as costas quentes".
De facto, o play-boy do psd consegiu, mais uma vez, não só levar o partido dele atrás, como fazer com que houvesse uma coligação de direita na cidade de Lisboa para as próximas autárquicas.
Ele delicia-se, de facto. Como se deliciam outros, que à Esquerda deveriam estar e não estão. Como se deliciam os do psd que conhecem como "alguns" da esquerda funcionam.
O que importa aqui é definir o que é "a esquerda", qual o seu papel e que caminhos percorrem...
E "aquilo" que está ali em cima, na foto, ou muito me engano ou será, para mal dos lisboetas, o próximo presidente da cml... nunca desejei estar tão enganada...

Abreijos

Maria disse...

consegiu?????

conseguiu, é claro!

samuel disse...

Zé Serpa:
Gostava de ter percebido... mas pronto, são três da matina, estive durante horas dentro de um pavilhão desportivo a ouvir (e avaliar) marchas populares em Almada, a seguir 100 quilómetros de viagem até aqui... :-)))

Maria:
Até lá ele vai rindo... e sim, vai ser talvez o presidente da pobre cidade de Lisboa.

Abreijos.

duarte disse...

nem mais Samuel, nem mais...
abraço do vale

Pandemónio disse...

Mas que me faz que seja O satana ou outro qualquer? A (m)erva é sempre a mesma...

poesianopopular disse...

O PSL sabe tão bem como nós quem é a esquerda, daí o seu interesse em misturar tudo, claro que quando fôr do seu interesse, ele separa, os politiqueiros são todos iguais, é pena que , ainda encontrem espaço na nossa democracia.
Havemos de secar-lhes esse espaço, a luta c ontinua, companheiro!
Abraço grande

Fernando Samuel disse...

Sem dúvida, «o caminho faz-se caminhando»... e verdade é que nunca chegaremos ao «fim da história» - felizmente!

Um abraço.

Anónimo disse...

Pois é, o problema de fundo, é aqueles que se julgam serem os UNICOS, que pensam ter o direito, de serem a ESQUERDA.

E a esquerda sempre foi PLURAL, com as suas divergências , as suas contradições, e por vezes até nos seus objectivos.

Neste caso de Lisboa, e ao contrário daquilo que muitos querem assumir como certo, apesar de TODOS os sectores da esquerda não terem conseguido, um candidato, mas sobretudo um programa e objectivos em que houvesse consenso, isso não quer dizer, que as direitas do tacho e dos interesses, possam sair vitoriosas.

Se se tomar como exemplo a eleição do Cavaco, é logico que a divisão é sempre um risco.

Mas em Lisboa o eleitorado que não vota nas direitas, é maioritário, e se houver mobilização a sério dos eleitorados dos vários candidatos que se opõem ao Lopes, é lógico que o resultado poderá ser um balde de ÀGUA FRIA PARA O MENINO GUERREIRO....

O importante é que o debate seja feito á volta dos varios programas, e que os candiatos em presença desmacarem o Lopes.

Mas se pelo contrário, houver uma luta fraticida , entre os vários candidatos que querem derrotar o Lopes, então ele pode realmente ficar delciado....

E infelizmente , quem lé o Avante , e os continuos ataques deste jornal partidário a outras forças de esquerda, não pode esperar bom senso e realismo politico, da próxima campanha para eleição da Camara de Lisboa.

samuel disse...

Duarte:
Mas é pena...

Pandemónio:
Não me parece!

Poesianopopular:
Passo a passo...

Fernando Samuel:
Mas há sempre quem esteja apressadíssimo em decretá-lo...

Anónimo:
Caro. Que pense assim é um direito. Que no Avante! se leiam de vez em quando criticas mais ou menos acutilantes ao PS e ao BE, não é nada de extraordinário... e ainda não é proibido.
Agora extraordinário, é o facto de o amigo, que manifestamente, não parece nutrir uma grande simpatia pelos comunistas, apenas leia o Jornal Avante! É que se afinal também lê outros jornais e não consegue ver lá os constantes ataques, mentiras, manipulações, deturpações de declarações e posições públicas da CDU ou do PC, marginalização, calúnias, etc, etc, diariamente vomitadas nesses meios de comunicação ligados à direita, ou, centrando-nos no tema, ligados ao PS e BE... então tem que ir rapidamente fazer alguma coisa por essa vista! ☺ ☺


Abreijos colectivos!