sexta-feira, 10 de julho de 2009

Saramago - União Ibérica... e política (actualizado)





A fazer fé nas notícias, o Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, apoia veementemente a reeleição do militante do PS António Costa, para a presidência da Câmara Municipal de Lisboa. Para isso, exorta não menos veementemente os lisboetas a fazerem por isso, votando novamente e assaz no actual Presidente da autarquia.

A meu ver (mas posso estar enganado...) esta declaração de apoio que muitos verão como um acto de liberdade de pensamento e independência intelectual e que em condições normais o seria, perde muito do seu valor pelo facto de ter sido proferida dentro das instalações da CML, no preciso momento em que o escritor assinava com o Presidente António Costa, um protocolo para a produção de um filme, provisoriamente chamado "União Ibérica", sobre a relação dele próprio com a sua mulher, Pilar del Rio.

Cobrir António Costa e a sua política de elogios e apelar à sua reeleição num tal momento, por mais limpo e desinteressado que seja, deixa fatalmente no ar um cheiro a negócio. É pena!

Adenda: Dada a quantidade de comentários, seria uma maratona estar a responder individualmente... mas também não quero ficar-me pelas saudações colectivas.
Assim, agradeço todas as opiniões, sem excepção e apenas para o tal Aldeão da margem Sul, atendendo ao facto de, pelos vistos, se ter perdido e entrado por acaso no que lhe pareceu ser uma "sacristia" e sujado o chão, deixei a resposta que me pareceu mais à medida da qualidade do equivocado visitante.
Quanto aos "toques" para dizer alguma coisa sobre a posição de apoiante e mandatário da candidatura de António Costa assumida por Carlos do Carmo, apenas direi que a "relação" do conhecido fadista com a CDU é muito diferente da que é (ou era) a de Saramago. Mais, Carlos do Carmo não é Saramago e o meu interesse pelas suas posições político-eleitorais é, digamos... muito modesto!

52 comentários:

aferreira disse...

-É triste que um levantado do chão se baixe desta maneira e se transforme num esfregão...

duarte disse...

que merda de doença anda por aí?
se assim custa argumentar, como posso fazê-lo, quando um dos mais prestigiados camaradas, faz isto?
ó zé , que porra é essa?
abraço para quem quizer(desculpa mas esta, vou levar com ela...basta-me saír à rua)
&"$%"&/%(&"$#!$"#%

Jorge disse...

Bem, Saramago escreveu, citando-se: “A esquerda não tem nem uma puta ideia do mundo em que vive”. Seria uma autocrítica?
http://caderno.josesaramago.org/2008/10/01/onde-esta-a-esquerda/

Também se precipitou a escrever isto (com o significativo título de «Expulsão» - não fazia a coisa por menos):
http://caderno.josesaramago.org/2009/05/02/explusao/
Este texto confirma que Saramago é que “não tem nem uma puta ideia do mundo em que vive”.

O que se passou na CML hoje confirma esta linha de pensamento.

salvoconduto disse...

É pena e está tudo dito...

O que mais me preocupa é a inflação, os 30 dinheiros custam hoje 30.000 euros.

Abraço.

Aristides disse...

Pena, muita pena! Mas nada que não fosse esperado.
Abraço

irlando disse...

É pena,mesmo muita pena.

Anónimo disse...

O Chora vai jantar com o Pinho e elogia-o, o Saramago vai a CML e apela à reeleição de António Costa...
Mas que porra é esta?
No Chora eu malhava, mas e no nosso camarada como faço?
Ruivo

Pedro disse...

Não estou surpreendido, mas mesmo assim não nego a tristeza de ver alguém que tanta admiração tem da minha parte tomar uma posição destas. Já vinha ficando desapontado com os elogios a Obama e a Hillary Clinton, Saramago é o tipo de pessoa que não se espera ver embarcar netas operações cosméticas. Antes disso o seu apoio a Zapatero e recentemente o seu artigo perfeitamente alinhado com as posições hipócritas e oportunistas do PS sobre o episódio Vital Moreira. Com todo o respeito que lhe é devido da minha parte, confesso que actualmente não faço grande questão em saber o que diz José Saramago. Prefiro recordar o homem que criou Baltasar e Blimunda, gente tão simples mas capaz de pôr gente tão real a sonhar.

CS disse...

Vou reler o «Levantado do chão», "À memória de Germano Vidigal e José Adelino dos Santos, assassinados."

marga disse...

“A esquerda não tem nem uma puta ideia do mundo em que vive”
----> Saramago dixit....

«O Saramago tem uma ideia filha da puta do mundo em que vive»
-----> Digo eu ......

Anónimo disse...

Só posso constatar que Saramago está mesmo senil deve ser da idade ou então é a intelectualidade a subir-lhe à cabeça

Aurora disse...

Já não é a primeira vez que isto acontece. É pena.

do Zambujal disse...

A acrescentar a tudo o dito falta dizer uma coisa de somais importância: o Partido de José Saramago tem eleitos e terá uma lista do seu/nosso Partido (em coligação) candidata à Câmara de Lisboa e a concorrer com a que será a lista de António Costa!
Que puta de ideia fará ele de ser membro de um partido?!

anamar disse...

sARAMAGO, tem dias e noites!
Está idoso... e sobretudo ainda encantado pela paixão serôdia, que não sabe de que maneira há-de eternizar...
Há que lembrá-lo de outra forma... e aplaudir os momentos de lucidez... quando os há!
Abracinho

Alves disse...

Vocês preferiam que ele apoiasse o Ruben de Carvalho, para o PCP ter mais uns votinhos, mas a câmara governada pelo santana?

Deixem a partidarite de lado por um bocadinho, pá. O Costa está a fazer um bom trabalho e tudo indica que possa haver acordos pós-eleitorais com o resto da esquerda em Lisboa, mas para isso é necessário que António Costa tenha mais um voto que Santana.

Parvo foi o PCP que não aceitou uma coligação com o PS, como já fez com sucesso reconhecido, aproveitando para deixar o BE de fora, que em Lisboa está a seguir as pegadas do PCP (secário, sectário, só a olhar para o seu umbigo)

Anónimo disse...

Sendo assim, e se a questão é dinheiro,é caso para dizer:
- Volta Saramago! Costa perdoou o que Lara amaldiçoou.
Cumpriu-se o evangelho...

E pára de te emocionares infantilmente com esse amor piegas pela Pilar, que ainda vão dizer que estás a ficar gágá!...

Ah! e pára de dar argumentos ao Sousa Tavares...

@braços e DIAS TRANQUILOS!

Curioso do Mundo disse...

Sobre acordos com o PS para as eleições autárquicas no concelho de Lisboa,primeiro é preciso discutir as políticas depois é que vêm os nomes, cargos e responsabilidades.Mais ou menos isto disse Jerónimo de Sousa,secretário geral do PCP,no que [creio] é acompanhado pelos amigos dos Verdes e da ID.Neste contexto José Saramago devia seguir o exemplo do saudoso Orlando da Costa.O que faz verdadeiramente falta é mais CDU em Lisboa,e no País todo!

Ana Martins disse...

Se o Alves tivesse alguma ideia do que é um Partido não diria o que diz, no entanto acho que a ideia que tem não é muito diferente da do que o Saramago tem. É pena, é sim senhor...

Maria disse...

Volto a dizer que já vi um porco andar de bicicleta...
A senilidade não justifica tudo!
E é uma declaração demasiado séria para não ter consequências - digo eu...

Abreijos

(ainda se o pão que se fizesse com estas farinhas - quase - do mesmo saco desse depois pra fazer migas...)
:)

aferreira disse...

-Totalmente de acordo com a Maria.
O senhor Saramago, deveria por várias razões uma delas honestidade intelectual...esclarecer os militantes do partido Comunista Português, que diz ser o seu. sobre o assunto.
aferreira

Pisca disse...

Que o Saramago tome as posições que entende, está no seu direito.
Mas por favor também não me venham com teses de infalibilidade de outros lados, nem ao Papa eu as aturo, quanto mais

Fernando Samuel disse...

E este cheiro a negócio é um tanto ou quanto nauseabundo...

Um abraço.

Antuã disse...

Nem todos têm a capacidade para serem lúcidos até à morte. Ainda me lembro de saramago, quando era lúcido, afirmar que jamais deixaria que um livro seu fosse adaptado ao cinema. Enfim, a soberba não perdoa.

Luis Nogueira disse...

Irmãos em Cristo:

Não reparastes que desde há muito o bom do José se tornou situacionista, como o Lobo Antunes, o Pomar e outros próceres? Não digo que seja por estar chéché, não creio nisso. É um homem muitíssimo arrogante, e, como todos os arrogantões, fácil de levar por uma mulherinha mais nova. Lembrem-se do J. Luis Borges e da Maria Kodama (o Borges nunca tinha visto uma coisa daquelas que as muleres têm, ao menos sempre tem essa desculpa), ou o que fez o estafermo da viúva do Rafael Alberti, que nem deixou a filha do poeta entrar na casa dele quando o Alberti morreui?
Coisas de Velho da Horta, "amores de sobreposse"... e depois o ginja tem muita massa, e o que vai escorrer de "royalties" quando ele se fôr...
Lembram-se quando foi de Cuba e o José começou a mandar postas do alto da sua suficiência, o "hasta aqui he llegado" e outras lindezas? O Fidel comentou que era uma pena um grande escritor abandonar a Revolução mas que ela prosseguiria, mesmo assim.
E não esqueçamos uma coisa: o José é um (grande) escritor, mas não é um revolucionário, não se pode pedir peras ao castanheiro. Nem sequer um proletário, apesar de ter apertado uns parafusos quando era menino e moço. Jantou revolução e comunismo em literatura o que, não sendo mau, não é necessariamente durável, sobretudo quando não é servido por uma consciência clara da exploração e do sofrimento alheio.
Assim, que os deuses lhe dêem mil e mais mil anos, que apoie Costa, Paulo Portas, Manuela e seus descendentes, tudo bem. O único que - falo por mim - a gente tem a fazer, é fechar os ouvidos quando ele vier cagar sentenças sobre os grandes princípios. Por mim, encolho os ombros... mais situacionista, menos situacionista... Quanto aos livros: não consegui ler mais nada dele desde "O Ano da Morte...". Mas isso é problema meu.

Luis Nogueira

Unknown disse...

Fico pesarosa com as considerações que aqui foram feitas por Saramago.
As pessoas exigem tanta consciência e exigência em relação aos outros e poucas vezes se vêem ao espelho.Saramago é um exemplo de homem que dedicou toda a sua vida a servir-de da literatura como arma contra a exploração. Só por isso vale o meu apreço. E agora o homem não pode apoiar umcandidato? passou a ser fascista? Virou à direita? Tenham dó de vós mesmos.Saramago será sempre um exemplo de quem subiu na vida a pulso.E quanto à união com Pilar é das mais bonitas que tenho conhecido.

Anónimo disse...

Por outro lado é um homem cauteloso pois o seu "cadernos de Saramago" nem dá espaço a comentários.
Tenho a certesa de que poderia lé encontrar conselhos de gente mais vertical.

Joseph disse...

Então o «Charmoso", o Carlos do Carmo?
Apoiante e mandatário...
Toda esta gente anda, unicamente, a adiar o fim de uma situação que só tem uma saída:
Ruptura com políticas de direita instalada seja em que partido fôr.
è pertinente ler o Blogue:

http://joseph-dilettante.blogspot.com/

Um abraço

JF

Luis Nogueira disse...

Ouça, Mariana:

1. "Saramago vale o meu apreço", Acho que sim. Também vale o meu. E o (a)preço de um filme chamado "União Ibérica, pago pelo sr. Copsta, i.e. CML, i.e. os contribuintes.
2. "Subiu na vida a pulso". Óptimo: também o Isaltino e o Major Batata.
3. Nonguém lhe chamou ou ousará fascista. Aliás, como saberá (ao menos de lombada...) pelo iluminado Mestre Eduardo Lourenço, "O fascismo nunca existiu".
4. Quanto à união com Pilar. Estimo que seja das mais bonitas que a srª tenha conhecido. Por mim, nada posso dizer, não costumo ler as revistas de coração e orgãos adjacentes.

Luis Nogueira

Aldeão da margem Sul disse...

Ops! Por engano entrei pela sacristia e surpreendi os fiéis em plena liturgia. Foi sem querer, mas mesmo assim fico a pensar: Porque raio não usam vocês fardas?!

Espero que os rebeldes impacientes não escapem ao inferno. Castigo bem merecido, logo agora que o poder estava quase, quase, quase, quase alí à mão! Mais uns miseráveis 30% de votos e esses trânsfugas veriam como elas mordem!

Desculpem a opinião, mas já que aqui estava...

samuel disse...

Ó aldeão da margem Sul:
Lá desculpar, os fiéis desculpam... mas isso é uma opinião?
Como deve ter reparado, todos os fiéis... já agora, "fardas"???! de onde raio é que tirou essa ideia peregrina? como dizia, todos os fiéis deram a sua opinião. Uns que sim, outros que não, de uma maneira geral, todos gostando do José Saramago por aquilo que mais o distingue, os livros... agora essa sua evacuação de palavras quer dizer exactamente o quê?

Já que entrou por engano e já que aqui está,

Passe bem!

Anónimo disse...

Não bastava o velhote, estár ché, ché, vem agora o camarada Carlos e aceita ser madatário do Costa!
Isto é que está aqui uma porra! Não hà paciencia caraças, nem pachorra...
Os gajos do BE devem estar a esfregar as mãos de contentes...
Mas eu quero que eles se lixem, eles o velho e fadista.
Viva a CDU e o nosso querido partidão! Viva
Chico Parafuso

Aldeão da margem Sul disse...

Ó pá, se calhar incomodei mesmo o ritual de baterem palmas uns aos outros e palmadas no Saramago!Lá isso é verdade, gajas novas é o que dá...
Mas voltei atrás só por causa da farda: Caraças, então com umas cabeças assim tão rigorosamente formatadas, não acha que pelo menos barretes iguais deviam usar?!
E vocês gostam do Saramado pelos livros, nanja pelo Clube? Boa!

Quanto à "evacuação" de palavras se calhar é por causa do produto de que estavam a tratar.Fede.

Mas notei uma tom que me leva a crer não serem aqui desejadas graçolas sérias.

Não se incomode que eu saio já e não volto. Ainda se fosse do Benfica...

Saudações e força, mas se não toma conta do rebanho a coisa complica-se. E força nessa garganta, talvez um faduncho como Carlos do Carmo. Não?! Era só um palpite.

samuel disse...

Aldeão da margem Sul:
Há pouco enganei-me. Afinal você tem imensa graça!
Vá aparecendo...

Saludos.

CRN disse...

O Saramago pode apoiar o Costa e continuar a militar e integrar a lista da CDU ao parlamento europeu, outra coisa é que sem uma explicação convincente a coisa se entenda.
Por outra parte, defendendo a densidade de qualquer autor, fiz também, no momento oportuno, o papel de escudeiro da forma de escrever do Aleixo. Resta encontrar o respeito que cada um dos autores nutre pelos solidários que lhes dedicam algumas terminações oculares, e, nesse aspecto, por muito que tente disfarçar algumas carências que o último assumiu sem pestanejar, o Saramago, foi um especialista; que se revela hoje traumatizado pela paupérrima (com a perspectiva que oferece a idade) juventude que viveu, em extender um tema nímio até à exaustão. Isso ninguém pode negar.
Mesmo assim, "A viagem do Elefante" é de um conteúdo pasmódicamente pobre, uma chiclette "made in china", algo comum aos últimos rebentos do autor.
É certo que encontramos critica social lá pelo meio, é certo que o que vende saramago é a rebedia de um nobél, mas, é também certo que, por enorme que seja a falta de respeito que tem vindo a evidenciar pelo "target" das suas "obras", o tempo que lhe resta para por tal se envergonhar é pouco, curto, mais ouco, burdo.
Não é assim que se desvirtua uma linha de pensamento, uma ideologia, suja-se o homem, a coerência e a humildade de o ser.

Anónimo disse...

Ó Aldeão
Você está enganado; nós vimos do tempo em que os assuntos sérios deste país e dos homens e das mulheres deste país eram discutidos pelas madrugadas clandestinas da ditadura e a nossa fidelidade era, então como agora, apenas para com a justiça social e para com a igualdade entre todos os homens – a nossa fidelidade era apenas para com o pão para todos.
Pelas sacristias, conspiravam os que, genuflcetindo, batendo repetidamente com a mão no peito em hipócritas contrições, denunciavam e tinham por penitência irromper, ou mandar irromper, brutamente, pelas madrugadas clandestinas da ditadura,e arrastar-nos para o Aljube e para a frigideira do Tarrafal o que, apesar do discurso de sobranceria e de desdém, apesar ainda de não ter aludido à “cassete”, pode até nem ser o seu caso.

PS – por falar em “cassete”, como bem sabe, ela foi avisando e prevenindo, ao longo de trinta e tal anos, para os pequenos e grandes males que originaram o que agora se convencionou chamar de CRISE, para branqueamento daquilo que outros baptizaram apenas de “ROUBALHEIRA”.

braços e DIAS TRANQUILOS!

Unknown disse...

Luís Nogueira

Tenho pena que não saiba respeitar a opinião dos outros.VoC~e deve ser daqueles que mandava fuzilar os otros que não pensam como a sua.Quantoa à paixão de Saramago por Pilar, li-a numa entrevista à visão em 2000.DIzia ele" Se eu tivesse morrido aos 63 anos, antes de conhecer a Pilar, morreria muito mais velho do que serei quando chegar a minha hora".
Ah, mas também leio revistas cor-de-rosa quando vou ao cabeleireiro.

Juvenal disse...

Xi... ...
Isto por aqui vai acalorado!
Ainda bem.
Estamos todos vivos e, bem mais importante, acordados.

Cumprimento-o, Samuel, por provocar tão largo debate.

Anónimo disse...

Realmente , o PCP é o partido do ÒDIO.

Saramago que o Jerónimo não teve a hombridade de atacar,é vilipendiado, por toda a castas de pseudo comunistas, que hoje abundam no PCP.

Afinal em que ficamos, se a posição do PCP, é que Saramago é um oportunista e que só apoia o Costa, porque a Camara de Lisboa lhe subsidia um filme, deve ser o CC do PCP , com toda a frontalidade , a dizê-lo e a assumir as consequências.

Agora esta vergonha de mandar outros dizer, aquilo que a direcção não lhe convém dizer, é feio ...mesmo muito feio.....

Onde ficaram os ensinamentos e a postura de um Francisco Miguel.... pois é diluiu-se em fumo.

E é bom que se se lembrem, das alianças que o PCP faz com CDS e o PSD, em várias autarquias, isso tambem não é do mais puro oportunismo.....

samuel disse...

CRN:
A verdade é que ele é livre de fazer o que muito bem entende...isso não altera uma linha do que escreveu (era o que faltava!) e apenas o “timing” da coisa foi estranho.
Não vale a pena transformar isto num vendaval.

Dias Tranquilos:
Não sei se valerá a pena explicar... ☺ ☺

Mariana Alva:
Não fique assim! Fuzilar???! Isso é uma coisa que até pode ser mortal...

Juvenal:
Não estava à espera de tanto...

Anónimo:
Pois...


Saudações gerais!

josé machado disse...

No geral concordo com muitas ideias aqui escritas e outras nem por isso. O Saramago fez e faz parte das listas da CDU devido à sua suposta ligação ideológica com o PCP e desta forma torna-se uma mais valia para a coligação CDU, com a sua enorme influência. Todos nós sabemos que as listas, sejam elas quais forem, integram alguns elementos pela sua influência pública e não pela capacidade política destes membros em questãO. Este é o caso de Saramago, que embora já tenha conhecido dias mais lúcidos,não deveria supreender com os actos aqui referenciados, pois não formam qualquer novidade.

Anónimo disse...

Há uma bomba boa e outra que é má.
Eu só quero saber a diferença se uma cair em Lisboa.
De facto o que não se diria aqui se o Saramago tivesse sido uma mais valia do... deixa cá ver António, deixa cá ver, não vamos mais longe se fosse uma mais valia do Bloco e agora viesse apoiar o PS.
O Louçã já tinha sido fuzilado!
Abrenuncio!!!
Chico Maravilhas

Jorge disse...

Tem graça que os que falam em fuzilar e em ódio não parecem ser simpatizantes do PCP...
Os simpatizantes do PCP limitam-se a criticar Saramago. Não têm esse direito?
Saramago diz e faz muitas coisas com que eu concordo e outras de que eu discordo. Acho que tenho esse direito.
Por exemplo, discordo em absoluto que Saramago, militante do PCP, apoie António Costa. Além do mais, tal gesto significa um apoio político que vai muito para além da CML.
António Costa dirigiu a comissão que redigiu a moção de Sócrates ao Congresso do PS e o PS tem a política de direita que se conhece.

Anónimo disse...

Uma 1ª via, uma 2ª via, uma 3ªvia...Até à 6ª via.
Será uma honra para o PCP aguentar tanta inconsequência militante?

É prémio Nobel sim senhor: Mas o que é isso de Nobel?
Terá alguma coisa a ver com Paz? Não foi a fazer coisinha para a guerra que a coisa se deu?

O senhor pode fazer o que quizer é livre e independente?!

Mas, ainda não esqueci o que esse senhor da escrita fez enquanto patrão ideológico no Diário de Noticias.

à direcção do PCP cabe uma palavra de defesa dos estatutos e do programa. E nada mais.
Abraços do "Catraio"

Anónimo disse...

E agora o que me dizem os camaradas do BE com o Zé Sá Fernandes na lista do PS. Estava-se mesmo a ver que isso ia acontecer. Agora foi o Sá Fernandes, qualquer dia é o Louçã e depois o Portas, o Fazenda e o Rosas... eles são socialistas encapotados.
Mariano Manecas

José Alves disse...

O melhor que ha a fazer é não entrar em polémicas com o José Saramago. Todos nós sabemos o porquê da sua tomada de posição, não podemos esquecer, que lhe foi cedida a Casa dos Bicos ( que estranho nome )pela CML e agora vai-lhe ser financiado um documentário!
Sempre ouvi dizer que tudo tem um preço! Afinal o Saramago tem o seu.

Um abraço Samuel e continua a fazer o bom trabalho que tens feito no teu blogue. A coerência por vezes tem custo e eu sei do que falo.

José Alves

Anónimo disse...

o velho tá mas é patreco e o fadista vai po mesmo caminho

Luis Nogueira disse...

Querida Mariana Alva:

É bom que o pó comece a assentar e procuremos falar destas coisas sem paixão. Parece que no ardor da polémia se deixou o que era realmente base da discussão: um homem que, sentindo acariciada a sua vaidade pelas gaifonas que lhe faz um tal Costa, troca os seus princípios... por um filme. Só isso. Acha então bem que um homem que mês e pouco antes faz parte das listas de um partido para o Parlamento Europeu, salte agora com armas e bagagens para apoiar gente que tem insultado os adversários (inclusive o próprio Saramago, e quem não se sente...) é hum homem honrado? Pergunto-lhe apenas, tenho a minha resposta mas não lha dou.
Quanto a fuzilar seja quem fôr, devo dizer-lhe que deve procurar assassinos por outro lado: o Durão Barroso, criminoso de guerra ou o Sócrates que manda idiotas para o Afeganistão.
Quanto a mim, casos como o de Saramago, deslealdade, frivolidade, leviandade, desprezo pelos princípis, limito-me, quando os casos são mais agodos, a tomar "primperan" e passame o enjoo. Ou será enojo, i.e. tristeza?

Receba o meu solene beija-mão

Luis Nogueira

Pata Negra disse...

A partir de uma certa idade as pessoas devem baster-se de intervir na vida pública, infelizmente não existe nenhum botão para nos desligar. José Saramago, Mário Soares, Herman José, Carlos do Carmo, Vital Moreira e o padre da minha terra não o perceberam - perdem por isso! Honra ao Álvaro Cunhal que soube retirar-se no tempo devido!
Um abraço felizmente a léguas de Lisboa

carmen disse...

Gostei imenso do teu blog. Parabéns.
Abraços de além mar

Anónimo disse...

[url=http://achetercialisenlignefr.com/#2983]cialis en ligne[/url] - acheter cialis en ligne , http://achetercialisenlignefr.com/#7191 generique cialis

Anónimo disse...

[url=http://buycialisonlineovernight.com/#gsamuel-cantigueiro.blogspot.com]buy generic cialis[/url] - buy cialis online , http://buycialisonlineovernight.com/#wsamuel-cantigueiro.blogspot.com generic cialis

Anónimo disse...

[url=http://buyviagraonlineovernight.com/#bsamuel-cantigueiro.blogspot.com]buy viagra online[/url] - buy viagra , http://buyviagraonlineovernight.com/#ssamuel-cantigueiro.blogspot.com generic viagra