quarta-feira, 22 de julho de 2009

Vital Moreira – Um cérebro extremamente selectivo (actualizado)





O deputado europeu Vital Moreira não quis deixar de dar também a sua opinião sobre os últimos desmandos de Alberto João I, “o Rei-Jardim” da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens. Vai daí, produziu um texto no seu blogue, verberando as mais recentes e já tão comentadas declarações daquele, digamos assim, político. Prantou-lhe o título de “E o Presidente não diz nada?” e escreveu:

“Como se não bastasse a sua provocante proposta de eliminação do representante da República nas regiões autónomas e de criação do cargo de presidente da região, com poderes de promulgação legislativa e de convocação de referendos regionais, Alberto João Jardim veio também dizer que vai fazer um referendo a essas mesmas propostas na Madeira.
Sabendo-se que a convocação de referendos cabe exclusivamente ao Presidente da República e que não pode haver referendos sobre propostas inconstitucionais nem sobre matéria constitucional (como é o caso), até quando é que Cavaco Silva, normalmente tão zeloso das suas prerrogativas constitucionais (e bem!), resolve dizer "basta" às provocações institucionais do líder regional madeirense?”

E pronto...foi tudo! Muito curiosamente, nas outras e ainda mais recentes declarações de Jardim, que por acaso, foram as mais polémicas e comentadas... o deputado Vital não reparou. Passaram-lhe ao lado. Defenderá também ele a ilegalização do comunismo e do PCP? Mistério.

Numa pequena correcção ao título deste texto, diria que Vital Moreira não tem uma parte do cérebro muito selectiva. Tem é uma parte do cérebro que jaz morta e apodrece.


PS: Fazendo fé no que me diz um leitor, o deputado Vital Moreira, exactamente no mesmo dia em que fez o poste a que acima me referi, publicou também no Público um texto de que se pode respigar o seguinte (fornecido por esse leitor):

“(…)
A proposta de proscrição do PCP não é só descabida mas também uma demonstração intolerável de sectarismo político

(…)
O antifascismo está na génese da actual democracia constitucional. Ora, para o bem e para o mal, durante essas décadas negras da nossa história política, os comunistas estiveram na primeira linha da luta da oposição democrática contra o regime, sendo as principais vítimas da repressão fascista. Meter no mesmo saco uns e outros seria misturar no mesmo julgamento político e moral os algozes e as vítimas. (…)”

1. Fica aqui a devida correcção.
2. Para ter lido isto precisaria de, ou ter comprado o Público, ou ser assinante do dito, na internet (era bem o que faltava!).
3. Mesmo assim, gosto muito da frase “Ora, para o bem e para o mal, durante essas décadas negras, os comunistas estiveram na primeira linha...”
4. A outra parte do cérebro funciona. Nunca disse que não.
5. Está feita a penitência do dia.

13 comentários:

josé machado disse...

Vital Moreira prefere esquecer o PCP, prefere que ninguém se lembre do tempos em que se considerava um comunista, sendo hoje um dicidente com importantes cargos no partido que mais criticou alguns anos atrás, prefere com certeza estar caladinho.

alex campos disse...

E será só uma parte? É outro mistério...

abraço

cetautomatix disse...

O pobre deve-se comprazer a imaginar as polémicas que as suas afirmações e as suas omissões podem originar. É deixá-lo. Sem deixar de o vigiar... todos os sinais devem ser interpretados e nunca é demais ser prudente quando a Besta espreita. E como está ferida...
PS: A propósito, divirto-me a pensar que o alegado S. João Evangelista nunca podia imaginar que o seu alegado Apocalipse podia ter interpretações económicas...

anamar disse...

E vai daí, o outro aproveitou logo para lhe chamar, "choné"...
Balhanosdeus!!!
Abreijo
:))

Juvenal disse...

Nunca me passou pela cabeça defender algum dia a velhacaria em pessoa, mas tenho que chamar a atenção para o jornal "Público" de ontem.

No artigo publicado ontem, dia 21, no Público, pág. 37, intitulado “Silêncio cúmplice”, Vital Moreira acusa a direcção nacional do PSD de se comprometer ao manter ao manter-se silenciosa perante as provocações de João Jardim.

E desse artigo respigo isto:

“(…)
A proposta de proscrição do PCP não é só descabida mas também uma demonstração intolerável de sectarismo político
(…)
O antifascismo está na génese da actual democracia constitucional. Ora, para o bem e para o mal, durante essas décadas negras da nossa história política, os comunistas estiveram na primeira linha da luta da oposição democrática contra o regime, sendo as principais vítimas da repressão fascista. Meter no mesmo saco uns e outros seria misturar no mesmo julgamento político e moral os algozes e as vítimas.
(…)”

Bem... Acho que fiz a boa acção do dia... Safa!...

Maria disse...

Faz parte da campanha PS empurrar o PR e o PSD para o mesmo lado, pois claro. E esse é o objectivo to VM, para ver se recuperam.
Tenho para mim que o PR já devia ter dito qualquer coisinha sobre o assunto, mas acho que o AJJ até lhe fez um jeito...

Abreijos

Hilário disse...

O Córtex do Vital já não trabalha a 100%.
Um Abraço

Anónimo disse...

Ainda bem que ele foi um dos "seleccionados" para sair, salvo erro na Primavera de 1991.

Mnauel Norberto Baptista Forte disse...

Desculpem: o comentário anterior, nem no deserto, é anónimo; é de: Manuel Norberto Maptista Forte

Fernando Samuel disse...

«Para o bem e para o mal», diz o Vital - e com isso diz tudo...

Um abraço.

Anónimo disse...

Caro Samuel,
Eu até posso concordar com a maioria das coisas que escreve, de resto até voto no partido que merece a sua simpatia, mas haverá necessidade de insultar tudo e todos aqueles que não pensam como você? Não perderá a razão que eventualmente possa ter? Sinceramente, se há coisa que no pc aborrece é o sectarismo que habita nos seus membros, entre os quais, presumo, o senhor se inclui. Deve ser tão fácil e sossegado estar assim no mundo: quem está connosco é bom, que não está, mesmo que já tenha estado, não qualquer qualidade. Eu também adoraria ser capaz de encarar as coisas dessa maneira... Talvez seja por essas e por outras que o pc não passa, nem passará, da cepa torta.

Aurora disse...

O veneno está precisamente na frase
«para o bem e para o mal».

samuel disse...

José Machado:
Lá terá as suas razões...

Alex Campos:
Por enquanto, ainda deve ser.

Cetautomatix:
☺ ☺

Anamar:
O da ilha ainda é muito melhor!

Juvenal:
Fez muito bem em chamar a atenção. Está feita a correcção.

Maria:
Têm razão para estar algo aflitos...

Hilário:
O nosso também não... mas há coisas que francamente... ☺ ☺

Manuel Norberto Baptista Forte:
Há males que vêm por bem... ☺

Fernando Samuel:
Parece-me que até diz bem mais do que ele próprio queria...

Anónimo:
Caro ou cara (isto do anonimato enerva um bocadinho...). Conseguiu errar em praticamente todas as afirmações que fez. É obra, caramba!!!
1. A parte do insultar tudo e todos que não pensam como eu é tão obviamente mentira que nem tem grande resposta.
2. Sobre o sectarismo que o/a aborrece... apenas não concordo. A questão do “membro” não é para aqui chamada.
3. Pode estar certo/a de que quem tem uma vida sossegada, fácil e próspera... são eles. Aliás, foi para isso que quase todos deixaram de “estar connosco”...
4. Sobre o amigo/a adorar ser capaz de ser assim... não faça isso! É tão feio!
5. Sobre a “cepa torta” do PC... é uma opinião. Não é a minha e como pode ver, nem por isso vai daqui sair insultado/a. Bem feito!!!
6. Volte sempre.


Abreijos colectivos!