quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Pilhas



Sócrates acaba de queimar, com a pompa que é seu timbre e que o Centro Cultural de Belém permite, uma das várias inaugurações a que a futura fábrica de baterias para automóveis eléctricos terá direito até que produza a primeira bateria. Até lá, e não será pouco tempo, ainda teremos, no mínimo dos mínimos, a inauguração da “primeira pedra” e a inauguração propriamente dita.

Não se faça confusão! Eu acho que a aposta portuguesa nas energias renováveis e mais limpas, como a eólica, a foto voltaica, etc., que inclui o futuro apoio à comercialização de carros eléctricos, é uma coisa boa. Acho que a instalação em Aveiro de uma fábrica da Renault-Nissan, onde se produzirão as tais baterias, é uma coisa boa. Acho que criar uma unidade fabril, que segundo o projecto, resultará em mais de duzentos novos postos de trabalho, num concelho martirizado pelo desemprego, é uma coisa boa.

Daí ter gostado de ver a satisfação genuína do Presidente da Câmara de Aveiro, por participar num projecto inovador e por ver instalar-se no seu concelho uma estrutura que pode dar mais solidez à fábrica da Renault já ali implantada e que, juntamente com outros projectos, poderá começar a inverter o sentido da ladeira dos números do emprego.

Já o Presidente da Câmara de Sines, Manuel Coelho (na imagem) fez-me pena, na sua não menos genuína decepção. Não sei se a ida para Sines desta fábrica da Renault-Nissan fazia parte do pacote de “convicções e ideais” com que o convenceram a abandonar de forma feia um projecto de gestão autárquica da CDU, com muitos anos e trabalho feito, para ir criar um dos costumeiros “movimentos de independentes” trânsfugas que tanto se vêem por aí. Não sei que promessas lhe fizeram e que agora saíram furadas... mas tive uma certa pena do homem.

10 comentários:

Daniel disse...

Samuel, lamenta o povo, se for caso disso. O resto são pormenores. (Eu sei, amigo, que há pormenores que fazem a diferença...)

Anónimo disse...

Pois é... Quando se deixam ir nas ladainhhas do governo, mais cedo ou mais tarde lamentam-se. è o caso do Presidsente da C. M. Sines. Abandonou um projecto politico, argumentando com a situação que o governo até estava a apoiar o desenvolvimento de Sines. Razão tem o PCP. Mais uma vez.

Alentejanito

Antuã disse...

Aveiro ou melhor Cacia. O sítio onde cheira muito mal quando se vai na linha férrea do Norte. Há quem confunda Cacia com Estarreja, mas Cacia é Aveiro e ainda tem Angeja, no concelho de Albergaria-a-Velha, antes do caminho do começo do concelho de Estarreja. Como o Miguel de Sousa Tavares e outros do mesmo género são ignorantes!...

Medronheiro disse...

Quanto ao rachado de Sines tem aquilo que merece.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Penso que Manuel Coelho, e avaliando a obra efectivamente realizada pelos Executivos Municipais por si liderados no Municipio de Sines, mereceria um pouco mais de ... consideração, por parte de quem o avaliou (!!!) e decidiu "vetá-lo" das Listas C.D.U. e (mais) decretou a "perda de confiança política". Por favor, institucionalmente receber um Presidente de República, e/ou um 1º M, mesmo de conotação política diferenciada acho que é um acto de democracia demonstrativa daquilo que muitos "de centro direita" até fazem, e até de alguma identificada esquerda.
Um Presidente de Municipio deve ter, como outro qualquer democráticamente eleito sentido instiucional do cargo que exerce. Concorde ou não, com a ideologia de quem ele recebe ...
"lembrem-se" nestas últimas Autárquicas do resultado no Municipio de Sines.

Curioso do Mundo disse...

Como há "coelhos" mansos(Sines)e bravos(Jorge)o melhor é passar à frente e explicar como se diz cá para os nossos lados:entre Salreu e Cacia "estáCanelas"...não é verdade ó Antuã?!

Abraços

Fernando Samuel disse...

Está visto: a patranha da «perda da confiança política por ter recebido o PR e o PM» foi tantas vezes contada que acabou por ser tida como verdade...

Um abraço.

samuel disse...

Daniel:
Se há!...

Alentejanito:
“Deixar-se ir” não deve ser o que melhor se aplica ao caso, mas que foi, foi. Boa viagem!

Antuã:
Ó Antuã, isso é longe pra caraças de Lisboa... o que é que querias?
Ah... e nem toda a gente teve o privilégio de morar por essas paragens tanto tempo como eu... ☺

Medronheiro:
Tem muito por onde se compensar...

Manuel Norberto Baptista Forte:
A estória que se conta sobre senhor Manuel Coelho inclui essas visitas governamentais e presidenciais... mas falta-lhe uma parte sempre essencial: a verdade!
Já aqui tivemos em Montemor-o-Novo várias visitas de presidentes, de primeiros ministros, inaugurações... Não vi ninguém por aqui a franzir sequer o olhar para o nosso Presidente da Câmara!
Há-de ter havido mais “qualquer coisa” lá por Sines, não?

Curioso do Mundo:
Essa não conhecia. “EstáCanelas” é muito bom! ☺ ☺

Fernando Samuel:
E não é sempre assim?


Abreijos gerais!

Antuã disse...

Curioso do Mundo, caminhando para sul a Seguir a Salreu temos Canelas, Fermelã noo fim da qual acaba o concelho de Estarreja, depois Angeja, do concelho de Albergaria-a- Velha, e finalmente Cacia, imediatamente antes da cidade de Aveiro.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Não fiz de Manuel Coelho (ex-Presidente do Municipio de Sines) um ... mártir, até porque não o conheço no tipo "tu cá tu lá", e até acho todo o respectivo andamento das coisas, algo mal explicado; políticamente só conheço dele a sua obra que até foi exaltada, por muitos, em determinada altura.
Ainda bem que o Presidente do Municipio de Montemor-o-Novo, nunca se deixou seduzir pela "necessidade" de mais qualquer coisa do que uma simples visita Institucional.
Certamente que "...lá por Sines...", terá havido mais “qualquer coisa”. Convictamente eu também acredito em tal; mas, o que é que se passou!?.