terça-feira, 6 de agosto de 2013

A gangrena


A ministra Maria Luís Albuquerque, que comprou "swaps" quando estava na REFER, convida para secretário de estado do tesouro Joaquim Pais Jorge, aquele que (entre outros) os vendia. Rui Machete diz que não sabia de nada do que se passava no BPN... e nem sequer achou estranho que umas acções valorizassem, em tão pouco tempo, em 150%, sem ser à custa de algo muito escuro. Tal como aconteceu a Cavaco Silva, com uma mão cheia de acções da mesma "família".
Não sabiam de nada. Não se lembram de nada. A cada sacudidela na memória, imposta pelas perguntas e revelações de documentos... lá se vão lembrando, a custo, disto e daquilo. Seja como for, nada que lhes active o “chip” da vergonha na cara.
Enquanto o país dos pagantes vai fazendo contas à vida, para saber de onde pode ainda tirar os milhares de milhões de euros que estas gigantescas trafulhices podem custar, os meliantes defendem-se uns aos outros, contratam-se uns aos outros, protegem-se uns aos outros... mentem como se não houvesse amanhã!
Sem qualquer convicção definitivamente formada sobre as suas implicações em todas estas trafulhices e uma mais do que modesta esperança de alguma vez os ver no banco dos réus, pergunto apenas:
Que favores mútuos ligam toda esta gente? Que segredos guardam uns dos outros? Que “luvas” os comprometem? Em que mais "negócios" sujaram as mãos? A quem obedecem?
Como é que, perante aquilo que seria uma vergonha insuportável para qualquer pessoa... este secretário de Estado ainda não se demitiu, ou foi demitido? Como é que a sonsa da ministra das Finanças, ou o sonso do  ministro dos Negócios Estrangeiros ainda estão instalados nos seus confortáveis gabinetes ministeriais? Como é que "aquilo" chegou a Presidente da República?
Como atacar esta doença que ameaça de gangrena todo o país... e a própria noção de cidadania e democracia?

8 comentários:

Luis Magalhães disse...

nestas alturas a guilhotina começa a parecer um instrumento de civilização...

Anónimo disse...

Só acordando o Povo, que parece mergulhado numa imensa letargia, anestesiado pela propaganda miserável de quase todos os órgãos de comunicação. Ainda anteontem, no telejornal da noite, com repetição no da hora de almoço de ontem, a televisão pública RTP 1 impingia uma muito extensa reportagem sobre moda de luxo infantil; a raiva que senti foi tão grande que até me meteram nojo aquelas criaturinhas, miniaturas das esposas desta corja. E a raiva sentida devia-se a lembrar-me que para aquelas bonecas gastarem fortunas a vestir-se, quantos milhares/milhões de outras se cobrem com trapos e, se comem, muitas vezes é aquilo que a Escola fornece.
Rui Silva

Graciete Rietsch disse...

O dia da VERDADE chegará!

Um beijo.

Ricardo disse...

Parece que só há uma maneira,tipo 28 de Maio 1926.O sistema não se pode reformar e limpar por dentro,os partidos estão tomados pelos oportunistas e corruptos.

Anónimo disse...

Nã a gangrena são as reformas dos funcionários publicos claro...aí é que o Estado perde o seu dinheirinho todo.... não é nas negociatas destes senhores que se apoderaram do Estado para os lucros dos seus (ou dos seus patrões) negócios privados!!!!
Mgantes

samuel disse...

Ricardo:

Pois... esse é outro dos problemas. As contradições do sistema, a corrupção de muitos e a falta de coragem em apostar e empenhar-se numa alternativa... faz com que para muito ignorantes as propostas dos saudosos do fascismo "façam sentido"... como parece ser o seu caso.

Não, não lhe estou a chamar ignorante... mas a saudade do fascismo é evidente.

DM disse...

Sobre o tema & semelhantes:
http://morcegoseolhimancos.blogspot.pt/2013/08/ratos.html

trepadeira disse...

A gangrena não tem cura, ou se amputam, ou caem aos bocados.

Revolução.

Abraço,

mário