quinta-feira, 23 de abril de 2009

José Sócrates - Afinal não é apenas o nariz...



A observação das proezas académicas de Sócrates, projectos de “engenharia”, tiques da sua forma de se conduzir e de governar, entre outras manias menores, durante muito tempo fizeram-me pensar, ingenuamente, confesso, tratar-se apenas de mais um oportunista pouco dado ao trabalho para conseguir um diploma, atreito a uma ou outra “fraqueza” para pagar favores, como deve ter acontecido com aquelas aberrações arquitectónicas da Guarda, vaidoso como um narciso, teimoso, intratável, cheio de trejeitos autoritários, mentiroso, muito atreito a deixar-se envolver em estórias mal contadas, queixinhas, sempre pronto para atirar com as culpas de tudo para os outros, com a mania da perseguição... nada de extraordinário, portanto.

Eu não tinha visto (felizmente) o “recitativo” que Sócrates foi fazer à RTP, numa das suas performances a solo e com guião previamente estabelecido, a que gosta de chamar entrevistas. Ter entretanto reparado na participação de José Eduardo Moniz, director da TVI, no noticiário da estação, fez-me dar atenção ao que motivou o jornalista a anunciar que irá processar o Primeiro Ministro, decisão em que já não está só.

As declarações de Sócrates na tal “entrevista” à RTP, sobre a TVI e o seu serviço de notícias, foram de tal forma destrambelhadas, histéricas e desproporcionadas, que acabaram por deixar à declaração de José Eduardo Moniz a pose, dignidade e "sentido de Estado" que o primeiro nunca teve.

Resumindo, o caminho por onde Sócrates decidiu avançar, na sua relação com a comunicação social e os jornalistas, fazem-me repensar todos os adjectivos assaz benevolentes com que tentei dar uma ideia da sua “fascinante” personalidade, no princípio do texto, para começar a pensar seriamente que o homem é afinal mais estúpido do que os pés que alegadamente o arrastam (parece que não coloquei o defensivo “alegadamente” no sítio certo, mas o que conta é a boa intenção).

Se de futuro começarem a crescer-lhe mais as orelhas do que o nariz... ninguém fique surpreendido!

10 comentários:

Anónimo disse...

Não há mais nada a dizer; - é um "artista" português... de segunda!
Rui Silva

cicuta disse...

Penso que o agravamento da burrice aconteceu com o pedido de alguém à Ordem dos Notários da relação das escrituras feitas pelo primeiro-ministro e outras pessoas, no âmbito do caso Freeport.
Entrou literalmente em pânico que rabos de palha existiram? O que querem esconder?
Não é obrigatório conhecer o património dos governantes?

Resumindo estão cagados de medo que se descubra "enriquecimento ilícito".

BlueVelvet disse...

Sem tirar nem pôr.
Disseste tudo.
Abreijinhos

Maria disse...

Tu és brilhante a português... rigoroso na análise... acutilante na crítica... muitíssimo bem educado para escrever sobre...
Gostei particularmente do "alegadamente" dois passos à frente (nada de confusão com os outros passos, os nossos) :)))

Abreijos

Daniel disse...

É triste ouvir o chefe parlamentar do PSD criticar um primeio-minisro hipoteticamente do meu partido e ter de lhe dar razão em tudo! Foi o que aconteceu hoje ao ouvir o debate na AR. Comentei para minha mulher: "Ele não vai responder." E não respondeu mesmo. Afinal, o José nem sempre desilude.

do Zambujal disse...

Excelente perfil de um personagem~.

Um grande abraço

Antuã disse...

Sócrates causa nojo ao que de mais sórdido há.

Anónimo disse...

Penso que o problema não está somente no JSócrates está mais no eleitor!

Como é possível 34 anos após Abril um 1º Ministro PS, que poderia ser 1º Ministro do PSD, fazer mexer tanta alminha, milhões..?

Há qualquer coisa de errado nisto!

E, ainda assim, nas sondagens,consegue um bom score!

Será que temos de mudar o eleitor?

Ou como dizia o outro- O povo que se mude, pôrra?!

Joao Henriques disse...

A fábula pinocchiana ganha outra dimensão depois deste post

Fernando Samuel disse...

Nele tudo o que é mau tende a crescer...

Um abraço.