Hoje, o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, desloca-se a Oslo, na Noruega, para receber o Prémio Nobel da Paz, recentemente atribuído às suas apregoadas boas intenções.
Não ficará por lá muitas horas. Será pouco mais do que o tempo estritamente necessário para sacar o prémio das mãos de quem lho entregar... e ala que se faz tarde!
Os noruegueses, esses dividem-se entre o sentimento de desapontamento e a ofensa, pelo facto de Obama ter cortado drasticamente o seu tempo de permanência em Oslo, o que o “obrigou”, entre outras coisas, a não participar numa conferência de imprensa, a rejeitar o convite para tomar um pequeno almoço com o Rei da Noruega e a não assistir ao “Concerto Nobel”, que é realizado em honra do laureado... ele próprio.
Não entendo de que se queixam os noruegueses!
Primeiro: O homem foi laureado com o Nobel da Paz... não o da boa educação!
Segundo: O homem tem duas guerras para gerir em dois países. Num, que os EUA invadiram e praticamente destruíram (menos o petróleo!) e outro, que está em pantanas e em estado de guerra civil, provocada e acirrada exactamente pela presença americana e seus aliados, que insistem em ali procurar o que já há muito sabem que nunca encontrarão... a não ser mais mortes.
Entretanto, um dos inevitáveis "spin doctors", neste caso o especialista em relações públicas Kjell Terje Ringdal, já justificou a atitude de Obama, sustentando que "É inteligente por parte dele, já que ele quer manter uma atitude discreta e evitar que a medalha do Nobel brilhe em demasia."
Não vale a pena preocupar-se. Já conseguiu. Não brilha!
6 comentários:
Grandes posts por aqui abaixo, que só agora li porque só agora tive tempo e net...
O Snr. Nobel deve dar voltas na tumba daqui a bocado. Receber este prémio ao mesmo tempo que continua a promover a guerra por onde sabemos é uma afronta a qualquer mortal.
Abreijos
Qualquer dia o Sócrates vai ter o prémio Nobel da Medicina. Para aqueles lados tudo é possível.
O tal "especialista em relações públicas Kjell Terje Ringdal" deve ser advogado para nos tentar vender má-criação como humildade.
Quanto ao Obama, talvez lhe tenha sido insuportável o continuar com esta despristigiante farsa e encarar de frente o mundo com um prémio que obviamente não lhe pertence. Então, ala para casa, muito obrigado a todos e vemo-nos no Iraque, no Afeganistão, na Colômbia ou qualquer outro local marcado com a bota yankee.
Este "Senhor" a quem lhe ofereceram o "Prémio Nobel da Paz" e simultâneamente alimenta a guerra, é pessoa que, quanto a mim tem é dotes oratórios, pois NADA FEZ AINDA (sobretudo) de vincada acção pessoal com repercussões positivas para o Mundo.
Um "mistake" ...
Per tutti:
Há que esperar! Um dia ele vai mesmo fazer alguma coisa para Nobel...
Saludos!
Metido em tanta guerra, como é que o homem pode ter tempo para o nobel da paz?...
Um abraço.
Enviar um comentário