sábado, 16 de janeiro de 2010

Debates... e limpeza



Na Assembleia da República

Uma pessoa, como a Dona Manuela, que quando foi ministra criou o Pagamento Especial por Conta, uma forma manhosa de obrigar as empresas a emprestarem dinheiro ao Estado a troco de nada, ao armar-se em saliente (como dizia Alfredo Marceneiro) exigindo a Sócrates que extinga o dito PEC... coloca-se completamente a jeito. É um triste espectáculo ver alguém, de forma tão ingénua, dar munições de tal maneira mortíferas ao Primeiro Ministro... e levar com elas em cheio na cara, segundos depois. Ainda por cima ele adora dar aquelas respostas tóxicas, tiradas do balde do lixo, apimentadas com aquele tom gingado de Revista à Portuguesa pobre, que tão bem domina. Das muitas coisas que tentou aprender a fazer ao longo da vida, esta é uma que realmente faz bem!

Na RTP – “Corredor do Poder”

Confrontado com as críticas do deputado João Oliveira (CDU) às políticas do Governo, Sérgio Sousa Pinto contra atacou com várias medidas que na sua opinião são muito sociais, de esquerda e tal...

Aí, resolveu carregar nas cores da demagogia e de forma muito zangada estranhou que, por exemplo, uma medida como o aumento do Ordenado Mínimo, não tivesse tido por parte do PCP uma palavra de apoio e reconhecimento. “Vá lá... podiam ao menos concordar com qualquer coisinha!” (minuto 37, segundo 25 a 55) foram mais ou menos as suas palavras, ditas com o ar de menino sabichão e malcriado que, das muitas coisas que tentou aprender a fazer ao longo da vida, é a que faz realmente muito bem.

Claro que o João Oliveira nem teve tempo de lhe responder, embora ainda tenha tentado dizer que essa era uma proposta e reivindicação antiga do PCP. A técnica é velha. Barulho, falas cruzadas, a pressão é imediatamente exercida para se avançar e mudar de tema... mas eu em casa tenho todo o tempo do mundo para responder.

Ora, como me lembro muito bem de que na Assembleia da República, exactamente sobre o aumento do Ordenado Mínimo Nacional, o PCP, acho mesmo que pela voz do seu Secretário Geral, disse que não tinha problema nenhum em reconhecer e saudar uma medida positiva do Governo e como estou firmemente convencido de que Sérgio Sousa Pinto não tem como não saber isso... acho que o “jovem” senhor deputado do PS é, digamos, com vossa licença... porco! Politicamente, claro, já que enquanto cidadão tem ar de estar dentro de todos os parâmetros aceitáveis do asseio pessoal.

6 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Gostei das fotografias, quanto ao resto é sempre assim. O PCP propõe, as propostas são rejeitadas. depois algum inteligente apropria-se delas e depois são aprovadas. Ainda se fossem todas!!!!!!!
Um beijo.

salvoconduto disse...

Não vi nem um nem outro. Pelos vistos não perdi grande coisa e poupei-me...

Bom fim de semana.

Maria disse...

Tenho a mania (serei masoquista?) de ver esses debates... e vi a Nelinha furiosa e o Zezito descolando...
O SSPinto era um pouquinho diferente quando estava na js... um pouquinho. Seria porque pensava, porque agora é apenas mais um his masters' voice.

Abreijos

Fernando Samuel disse...

Politicamente, sim, mas... politicamente só?...

Um abraço.

maria povo disse...

vi o debate e, sinceramente, ou o ps tira o Ssp daquele corredor, ou coitados o pessoal vai rir deles!! já tiveram que retirar o Vitalino como porta voz e acho melhor tirarem também o serginho... com aquele ar enfatuado de quem tem o rei na barriga, andou pelo Parlamento europeu e engordou!!!

penso que às vezes o PCP devia infringir, mesmo!, as regras de falar e contrapôr na HORA mesmo que a senhora rtp o mande calar!!!! chamo a isto desobediência civil!!!

abraços!!

samuel disse...

Graciete Rietsch:
E vão continuando a ter lata para o fazer...

Salvoconduto:
Grande verdade!

Maria:
Eu não vejo tudo... mas realmente é cá uma mania!...

Fernando Samuel:
Mesmo sem o conhecer pessoalmente, começo a desconfiar que não é só...

Maria Povo:
O PS não tem muita sorte com os representantes nos programas de debate. É o caceteiro Lello, é este...


Abreijos gerais!