quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mário Soares – Em série...



Como muito bem contou o “Cravo de Abril” num excelente texto que leva por título “É uma série portuguesa com certeza”, vamos ter série nova na RTP, lá mais para o fim do ano. Apenas para não ter que assegurar que nem eu nem o “Cravo de Abril” inventámos a estória, fui à cata do link da notícia que confirma a dita cuja.

Resumidamente, alguém resolveu borrifar com muito dinheiro uma produtora de vídeo para que, sob a direcção de um sobrinho de Mário Soares, se realize uma série de oito episódios com 50 minutos cada, de propaganda ao próprio Mário Soares, à sua Fundação e certamente vários amigos, sob o vistoso pretexto de que vão falar dos últimos 100 anos da política portuguesa, vistos pelo “olhar privilegiado” de Soares, protagonista e cicerone de toda a série.

Se virmos a lista (até agora) das personalidades que farão depoimentos e dos colaboradores que ajudarão a dar corpo à série televisiva, veremos que não há lá comunistas, o que pode querer dizer uma de duas coisas: (i) Os comunistas portugueses não tiveram qualquer papel nos sucessos políticos e desenvolvimentos históricos dos últimos (quase) 100 anos da nossa História; (ii) Os comunistas afinal sempre tiveram um papel na História... mas vai ser contado pelos “olhos privilegiados” daqueles que já nos habituaram ao anti-comunismo mais vesgo e odiento.

Mais uma vez, o país vai levar com a exibição descarada do ego desmedido de Mário Soares. Para não me estender em adjectivos que poderiam chegar a ser desagradáveis, direi apenas que Soares vendeu Portugal à CIA do seu (até hoje) dilecto amigo Frank Carlucci, direi que entregou o país ao capitalismo internacional, direi que traiu tudo o que de melhor a Revolução de Abril prometeu. Infelizmente, ainda muita gente faz o impossível para fechar os olhos e não o ver como ele é!

30 comentários:

do zambujal disse...

Ora aqui está. No alvo!
A propósito... o Álvaro existiu?

Grande abraço

Maria disse...

Fiquei azeda com o teu post por causa do último parágrafo. O das grandes memórias. Mas não pude deixar de sorrir quando vi o comentário do 'zambujal'...
Pois é, vamos ter mais uma 'lavagem ao cérebro', daquelas!!!

Abreijos

Civiliza-te pá! disse...

Tá mal, pá! Nada como o PCP para nos contar com imparcialidade o que foi o século passado e nos esclarecer sobre o que vai ser o século XXI.
E tá claro que o Soares foi um malandro que nos vendeu...

Se fosse a ti não era tão optimista sobre a estupidez dos teus concidadãos. É que eu não fui o único a ter oportunidade de conhecer os métodos do PCP e o seu conceito de liberdade!

Portugueses ingratos, deram-lhe 36 anos para mostrar o que valiam e estão em vias de fazer companhia ao lince da Malcata!
Mas insistem em chamar nomes ao resto do pagode...

Justine disse...

Tu dás-me cada notícia! E agora aqui fico eu a sofrer e a roer as unhas, ansiosa que comece essa magnífica série...
Abraços

samuel disse...

Do Zambujal:
Há dúvidas... quem?

Maria:
São especialistas em lavagens.

Civili-coisa-te pá!:
Claro, claro....


Saludos!

samuel disse...

Justine:
Cá em casa já estamos sentados e não tencionamos sair da frente da televisão até a coisa começar. :-)))

Abreijo (a coxear solidariamente)

São disse...

Desculpa, mas a foto arrepia-me...
Quanto ao ego de Soares, concordo, rrss
Abraços.

Fernando Samuel disse...

Dizes «apenas» e dizes muito bem...

Um abraço.

Carlos Machado Acabado disse...

É, indiscutivelmente, um dos maiores embustes pessoais e políticos que [felizmente, não!] conheço!
Desde os tempos em que vendeu a união dos democratas organizados numa coisa corajosa [e corajosamente plural] chamada CDE metendo, pelo meio do esforço oposicionista uma chafarica qualquer na qual tentou sedear a sua própria máquina de promoção pessoal intitulada CEUD [tempos que foram também aqueles em que viveu num exílio dourado em S. Tomé representando, de caminho, os interesses locais da CUF...] até à vergonha de uma célebre [ou de uma... famigerada?] 'marcha sobre Lisboa' inspirada, talvez, na não menos famigerada "marcha sobre Roma" mussoliniana e ao deplorável papel que é aqui evocado, envolvendo uma brumosíssima aliança ou amizade com Carluccis e quejandos.
É, de facto, repugnante o branqueamento que a "argentocracia" transpartidária nacional tenta fazer deste impenitente mitómano e charlatão que só por troça pode passar por "símbolo" de Abril.
Simplesmente abjecto, este esforço de re/invenção de um "socialista" que nunca existiu!!

Antuã disse...

Soares é repelente. Afinal, houve fuga de peniche ou não? Segundo o Civiliza-te nem existe uma localidade com o nome de Peniche.

Anónimo disse...

Mas em 1986, Mario Soares foi eleito com o apoio expresso do PCP, que para isso até realizou um Congresso Extraordinário...

Como explica essa contradição...

Toninho disse...

ó Anónimo não sejas parvo. A doença do Marocas agravou-se de 1986 para cá, ou tens dúvidas?

Pata Negra disse...

Em cheio! Um dia por acaso, por acaso, vi-me a visitar a Casa do Museu Mário Soares, em Cortes - Leiria, o Paço de Vila Viçosa da família Soares, um hino aos seus grandes feitos em casa própria, uma autêntica masturbação da família soares.São os maiores e só são admirados por civilizados!
Um abraço não senil

Luis Nogueira disse...

Soares, Barroso & Cia,
foram notáveis, bem sei:
comem da Maçonaria
e também da Opus Dei.

Ao Anónimo a oo Civiliza-te, com enorme ternura.
O Civiliza-te é ignorante: o PS fez o hara-kiri em 1930 para aparecer, pela mão da Fundação Friedrich Ebert nas vésperas do 25 de Abril. Os xuxas, se é que existiam antes, mesmo em espírito, borravam-se de medo quando era a sério. Só apareceram para o jantar, como os barões onagros depois de 1820. Comedoria, comedoria. Leia o Mateus e edifique-se, amigo, veja lá se começa a conhecer a história do seu país, seu ignoramus, ou tem alguma coisa contra a cultura?


Luis Nogueira

samuel disse...

São:
O ego do Soares também é arrepiante...

Fernando Samuel:
Os velhos dois versos... “Há que dizer-se das coisas/o somenos que elas são...”

Carlos Machado Acabado:
«Um “socialista” que nunca existiu»… bela definição! ☺

Antuã:
Peniche? Onde?! ☺

Anónimo:
Amigo, se depois de vinte e quatro anos ainda não entendeu a razão dessa “contradição”... como é que seria possível explicá-la aqui, em meia dúzia de linhas?
Impedir um Freitas do Amaral, ainda longe das suas fantasias “socialistas” e portanto, assumidamente de direita, de ser presidente... assim para começo de conversa, foi uma boa razão, não? A menos que o amigo votasse CDS... então aí, desculpe qualquer coisinha... ☺

Toninho:
Bom... é natural...

Pata Negra:
Porra! Uma Casa Museu Mário Soares deve ser dose!!!

Luís Nogueira:
É a triste história de alguma daquela gente: comer de onde vier mais.


Saludos gerais!

Civilizem-se! disse...

Luis Nogueira, és sempre assim parvo ou esta é uma demonstração especial?! Deixa-me adivinhar: és professor de Trabalhos Manuais na Casa Pia?! Toma a pílula que estás na menopausa.
...

Antuã, esclarece-me se fazes favor: Assim por alto quantos gajos achas terem legitimidade para falar, ter opinião, decidir, cá no país? E já agora, é obrigatório ter nascido a Sul do Tejo? A partir de quantas fugas de Peniche se tem direito a voto? O poder de governar o País tem que ser dividido entre entre o Alvaro Cunhal e Octávio Pato, e mortos estes qual a linha da sucessão?

Para os dois: Mas que merda de legitimidade têm os actuais ou pretéritos militantes do PCP para reivindicar a condução do país, decidir os caminhos? Afinal são monarcas com direitos sucessórios e a malta não tinha dado por isso?

E se se deixassem de armar em herdeiros com direito ao poder e olhassem para a coisa simples de nem 10% dos cidadãos, ainda por cima regionalizados, se darem ao trabalho de lhes pôr uma cruz no boletim de voto?

Se quiser ter opinião diferente da confraria PCP tenho que ter um atestado passado pelo Forte de Peniche?
E tu ó Luis Nogueira, que merda de confusão é essa entre a homenagem aos teus heróis e os direitos a governar em seu nome e da sua verdade, décadas depois? Por acaso já desligaste a cassete para perceber porque caíu o muro em 1989,sendo as lágrimas mais escassas que os campeonatos do Boavista? Cagança ou autismo?

cetautomatix disse...

A luta de classes no seu melhor. Entre anónimos e "civilizados" encontram-se sempre os melhores expoentes do lado escuro da lua.

Luis Nogueira disse...

Sr. Civilizem-se:

1. Não sou professor de Trabalhos Manuais. Fui Professor de História (UC) no liceu. Na Casa Pia,nunca fui, embora tenha havido lá excelentes professores e de lá tenham saído pessoas que foram alguma coisa neste país...

2. Mantenho que você (não trato por tu gente sem nome...) é um ignorante. De tipo perigoso: não sabe nem quer aprender.

3. Além de ignorante, é cobardolas. Insulta escondido atrás do anonimato. Penso que a única maneira de falar com canalhotes desse tipo é mesmo usando de bengaladas.

4. Você ainda não descobriu mais muros: o do México e os de Israel onde em tão pouco tempo já morreu muito mais gente do que no de Berlim? Não sabe. Você é o que por aqui se chama um brutanço. Para isso é que não há pílilas.

5. Não voltarei aqui, a responder-lhe. Até porque você escreve pessimamente. Sem Gramática e sem lógica.

assino com o meu nome

Luis Nogueira

Civilizem-se (o que parece difícil) disse...

Stor Luis Nogueira:Estou aflito porque não me vai responder. Enquanto não ultrapasso esse desgosto, olhe lá:
1 - Já percebi porque foi tão extravagante nas considerações sobre os socialistas reportando a 1930, com o fino pormenor informativo de que os tais xuxas se borravam de medo. O Mateus atestaria tal hábito mal cheiroso. Mas ó homem, tendo topado logo que eu era um analfabruto e escrevia dando pontapés na gramática, porque raio se deu ao trabalho de me facultar tão científicas informações sobre xuxas?! Os profs de história são todos assim ou, o que espero, você é muito abaixo da média?
2 - Não me trate por tu, tem toda a razão. Mas dispense lá essa mania de me dar notas, coisa perigosa nas suas mãos e para tal incompetente. Aqui e agora a avaliação sobre o PCP que você defende quem a faz sou eu e de experiência vivida. A sua acusação é que escrevo mal, coisa ridícula vinda de quem escreve um parágrafo idiota em que pretende fazer doutrina sobre o comportamento dos socialistas de 1930 com transporte para 2010! Apesar da minha gramática e falta de lógica lá foi percebendo o suficiente para descobrir que lhe chamei ignorante e incapaz de compreender o tempo em que vive. O que prova não ser um caso ainda perdido!
3 - Cobardolas é o seu marido! Você para mim é um anónimo e isto não é um cartório notarial. Não se desculpe com isso para justificar as patacuadas porque os blogues são isto mesmo e quem quer opinar sem incómodos desactive a caixa de comentários.Se eu dissesse chamar-me João Matias onde andaria a coragem?
4 - Muros há muitos infelizmente e eu não olho para o lado. Mas tenho um critério: Para que lado do muro fogem as pessoas e porquê. Percebeu ou é demais para para si?
5 -Também não voltarei a responder-lhe. Não por causa da gramática que por acaso e modéstia à parte acho suficiente, antes porque você não me parece capaz de fazer autocrítica e tem os neurónios condicionados pela seita onde milita.

Marta disse...

Quanta baixaria em alguns comentários. Além de algumas falhas na gramática e outras, também chegam ao insulto.Este espaço não foi criado para isso, digo eu...

Civilizem-se(sem esperança já) disse...

Martinha, vá dar banho ao cão! Já vi que a sua sensibilidade também encalhou na minha gramática de que você também é especialista, coisa que se nota logo quando vai buscar a "baixaria" para me castigar.
Mas fique a saber minha ingénua que "este espaço" foi criado para isto mesmo. Ou estava à espera de uma missa com os "fiéis" a entrar fazendo a genuflexão frente ao Samuel e seus acólitos?
Linda, não fui muito bruto, pois não? Mesmo assim fazes o favor de me recomendar uma gramática de jeito, assim uma que me permita estar à altura da tua maravilhosa e complexa prosa? Ajudas o analfabeto? Valeu?!

samuel disse...

Per tutti:
A coisa está a ficar um pouco descontrolada... mas a paciência é revolucionária! Até um dia... em que tudo acabe, ingloriamente, "às mãos" da moderação de comentários, se chegarmos a tanto, situação que só a ordinarice, insultos, lixo racista ou coisas do género, que não o leal (mesmo que aceso) contraditório, tornarão inevitável.

Espero que não. Melhores debates virão, certamente.


Saludos gerais!

Anónimo disse...

Jura!

Luis Nogueira disse...

Samuel, meu caro:

Eu gabo-te a paciência. Isso já não é tolerância, nem sei como lhe chamar. É que não se trata já de qualquer tipo de discussão e a mim parece-me que estás a usar de um "deixamento" que os tipos de direita a nós, nem pensar... "À la guerre comme à la guerre"... Ao Urbano e até hoje, o Jornal de Letras ainda não o deixou publicar a crítica ao primeiro romance do Zé Casanova. Porque é que havemos de entregar o ouro ao bandido, as nossas armas (que são parcas e frágeis) aos nossos inimigos. É que, pela baba verde que deitam, não lhes podemos chamar sequer adversários. Perseguem-nos em todo o mundo, desde os meios de comunicação do país até ao papa, passando por vários governos europeus e pela própria União Europeia. Nada nos obriga a passarmos por cordeiros do sacrifício, nada nos obriga ao masoquismo militante.
Generosidade para com os adversários é uma coisa... Se eles, nem sequer nos deixam falar nos meios de comunicação do Estado, a nós que pagamos impostos como os outros, porquê o excesso de generosidade? Seremos seres inferiores? Hotentotes bons para a solução final? Para eles, não tenho dúvidas de que é assim.
A violência é a parteira da história? Creio que ainda é.


Um abraço de camaradagem, de respito e de confiança, apesar do desacordo neste estrito ponto de vista.


Luis Nogueira

Marta disse...

1º tenho gato, segundo está na hora de você desencalhar, parece-me...
Quanto à gramática, não perca tempo a procurar porque a boa educação não se aprende lá...

Escovador de bichanos disse...

Luis Nogueira, vens à frente da inquisição? Tolerante tu? Ofendes assim o Staline?
Mas percebi porque o Samuel não fecha a caixa de comentários: Rodeado de gajos com a mania da perseguição, sectários desde o parto, como pode ele ficar dias fechado nesta capoeira onde nem um pinto pode piar dois pios além da cartilha, encassetado e incapaz de qualquer actualização, tomar conhecimento de que até os fantasmas mudam?!
Lisonjeiro mas claustrofóbico Samuel, tu tens um sentido estético, consegues falar como gente se o meio o convida, que fazes acompanhado de tais moldes de plástico? Problema teu é claro.
-----
Dona Marta tem um gato. Fico feliz. E faz ron ron? Mas fico com a impressão que lhe falta qualquer coisa e um gato não é tudo na vida.
Mas não tem uma gramática, recusa ajuda a um pobre deficiente teclador à beira da indigência linguística. Bolas, agora é a educação que não foi na Suiça, ao menos fosse no Avante que também não foi. Deixe lá, os meus respeitos ao bichano. A si Marta que me faz lembrar um anúncio, a minha saudade mesmo sem o libro de etiqueta que também não mandou.
Abraços, repeitosos ora essa nem me atrevo aos abreijos...

Marta disse...

Não há pachorra! Há gente pegajosa.

Anónimo disse...

Especialmente as martas!

Marta disse...

Quanta ignorância, anónimo ou melhor, anónimo camuflado, as martas são muito escorregadias.

Anónimo disse...

Marta, estou espantado com o que sabe sobre martas! Mas desculpe lá, eu falava de Martas...
E veja lá, podemos ficar aqui atrás até ao fim do ano! Tenho uma boa recordação das Martas.

Um anónimo ao seu dispor.