sexta-feira, 17 de abril de 2009

Vital Moreira – fortíssimo concorrente




Vital Moreira, enquanto candidato do PS às Eleições Europeias, teve o mau gosto de trazer para o “debate de ideias” a importantíssima questão da idade dos adversários, ao classificar de “excitação juvenil” uma afirmação de Paulo Rangel, candidato do PSD. Digamos que é um acto de coragem (ou inconsciência), dado o calibre de respostas que se arrisca a ter de suportar, se os adversários tiverem a mesma falta de pudor.

De qualquer modo, o que eu quero comentar não é a boa ou ma educação de Vital Moreira, mas sim o seu sentido de humor. Comentando o facto de Paulo Rangel se ter referido ao clima que o PS impõe na discussão política da campanha, como “mordaça”, o grande professor veio dizer que ele sim, sabe o que é a verdadeira mordaça, contra a qual ele muito lutou no tempo do fascismo, coisa de que, para ser sincero, não me lembro nada, não porque não tenha eventualmente acontecido, mas evidentemente, devido à minha “falta de conhecimentos juvenil”.

Aqui é que entra a tal “coisa” do humor. Vital Moreira acusa Paulo Rangel de “desrespeitar a História”. A corrida para o Parlamento Europeu ainda vai no adro, mas esta tirada de Vital, exactamente por vir de quem vem, é já uma forte candidata a melhor anedota da campanha.

Está aberto o concurso!

13 comentários:

Maria disse...

O tipo ensandeceu... e já escreveu um livro com um título sugestivo...
Isto é que é produção! Será que ele toma o comprimidinho azul?
(se calhar não devia ter falado nisto...)
:)))

Abreijos

salvoconduto disse...

Tenho a certeza que do personagem ainda virão mais pérolas.

Abraço.

Fernando Samuel disse...

E entretanto, eles os dois - Vital e Rangel - estão todos os dias nas primeiras páginas dos jornais (mais o Louçã que não é candidato mas é como se fosse)...

Um abraço.

Antuã disse...

realmente é a realidade. estes personagens ridículos estão sempre nas televisões. Será para rir ou para chorar?!...

Anónimo disse...

Vital, o "amordaçado"

Aproveitando sofregamente a circunstância de Paulo Rangel, cabeça de lista do PSD às europeias, ter usado a palavra "mordaça" para dizer que não se calaria, durante a campanha, sobre questões nacionais, Vital Moreira, o tal candidato "independente" do PS - crendo, como na fábula, que era algum bago -, veio auto-medalhar-se com o facto de que ele é que sabe "o que é suportar mordaça" pois terá "suportado mordaça" durante o Estado Novo, coisa de que o juvenil Rangel, na altura recém-nascido, não pode gabar-se.

Conta-se que uns irlandeses terão procurado um dia George Bernard Shaw ostentando as chagas da repressão inglesa e pedindo o seu apoio à causa republicana, e que Shaw julgou perceber em tal ostentação algum orgulho, comentando: "Não vejo que ter sido maltratado possa ser motivo de orgulho…". O "professor de Coimbra, meu Deus!" e arrependido do PCP orgulha-se do seu passado de "amordaçado" e tenta pô-lo a render (é, pensará, um capital de credibilidade) na bolsa eleitoral. O que sempre me pergunto, em casos como o de Vital Moreira, é o que, se falasse, o seu passado diria do seu presente.
Imprimir

Hoje no JN de Manuel António Pina

Ana Camarra disse...

Samuel

Eu aconselhava-o a fazer um exame profundo, a única explicação é que de alguma forma tenho ficado com uma parte do cerebro danificado.
provavelmente aquela parte que trata da honestidade, da consciência, do bom senso, e da percepção de nós próprios, nada disso funciona!
Bom para além do susto do outdoor do´"Nós Europeus" ao seu lado na Praça de Espanha está um com a Sr.ª Dª Manuela, muito retocado é certo, mais ainda assim assustador que diz "Politica de Verdade!".

Não me lixem, por favor!

Beijos

Orlando Gonçalves disse...

E vais te de falar muitas vezes deste senhor, pois todos os dias ele vai dizer uma graçinha, mas lá diz o povo, vale mais cair em graça do que ser engraçadinho, lol lol lol

Pintassilgo disse...

Não há comprimidos azuis que façam de Vital um homem vertical.

zemanel disse...

E o mário a reafirmar as críticas ao durão?
e o sócrates a acusar de sectarismo ideológico o vital e o mário?
o júlio de matos foi para o largo do rato ou quê?!

Justine disse...

E são estes os senhores do poder! Estamos muito bem servidos...

Anónimo disse...

Estes senhores do poder parece pertencerem à escola de um dos piores primeiros-ministros portugueses, Cavaco Silva. Durante dez anos de governação, pôs o país de pantanas. Não se lembram? Talvez não. Já foi há tanto tempo!Vejam as Universidades Privadas. Quem as criou para dar tachos ao amigos professores-turbos!É pena que a moda seja agora bater em Vital Moreira. E o Rangel? Que categoria tem sua Excelência? Para ele o governo, todos os governos que não são do PSD é que têm a culpa. Se calhar de o próprio ter nascido. Quanto aos trânsfugas de partidos para outros, o PSD também está bem servido: Silva Marques (ex-Pc), a inefável Zita Seabra, o Branco empertigado com prom pronúncia do Norte, etc.
António de Sousa

lino disse...

Eu não gosto de vira-casacas, mas até acho que o Vital foi algo comedido. Para mim, o Rangel está com o "tesão do mijo".

Post Scriptum: amanhã vou almoçar ao "Monte Alentejano", aí na terra.
Abraço

Clube Europeu ESJAL disse...

Olhe! Cá para mim, nem todos chegam "bem" a certas idades...
Tufas!