Enquanto vadiava por entre músicas para guitarra clássica, querendo fazer uma ideia mais precisa sobre uma guitarrista de que vos falarei um dia destes, sofri o muito feliz acidente de tropeçar nesta outra: Anna Likhacheva. A Anna nasceu no mês passado... bom, foi em 1993... o que é quase a mesma coisa. Diz que é russa, de Rostov, filha de guitarrista... mas na verdade é um ser de outro planeta a quem por um qualquer acidente cósmico “nasceu” uma guitarra como se de um membro extra se tratasse, guitarra que foi crescendo com ela, com a naturalidade desconcertante dos fenómenos.
O primeiro vídeo em que a vi, preparou-me para o “pior”. Anna tinha apenas 9 anos de idade e já se podia ver claramente que não era “de cá”. Depois... cresceu! O resultado é desconcertante!
No primeiro vídeo, toca “El colibri”, de Julio S. Sagreras e no segundo, o “Prelúdio nº2” de Heitor Villa.Lobos e “Fantasia sevilhana” de Joaquín Turina.
Como a peça de Villa-Lobos com que ela abre o Segundo video é, de entre todas as coisas inventadas pelo grande compositor brasileiro, uma das duas que mais gosto de ouvir, a outra é o “Choro nº1”, conheço bastantes versões deste “Prelúdio nº2”. Agora tocado pela Anna Likhacheva, voltou a ser novo. Nunca ouvi nada assim!
Cometeu esta proeza aos dezasseis anos, num concurso de guitarra, sentada em frente a uma plateia vazia, apenas ocupada pelos jurados... que devem ter ficado sem saber muito bem o que fazer...
Bom domingo!
“El colibri” - Anna Likhacheva
(Júlio S. Sagreras)
“Prelude nº2” e “Fantasia sevilhana” - Anna Likhacheva
(H. Villa-Lobos / J. Turina)
10 comentários:
A par de um grande talento, ou de um contexto familiar e geográfico que predispôs para que esse talento crescesse, estão ali muitas horas de estudo...
Com 15 ou 16 anos esta menina está a tocar o que aqui os guitarristas tocam no final de um curso superior (e sei do que estou a falar).
Mas há ali muito esforço, como diria Nobel é 10% de inspiração e 90% de transpiração!
Obrigada pela boa colheita que aqui deixas
Nem sei bem como te agradecer teres-me dado a conhecer esta menina...
Vou continuar por aqui, a ouvi-la. Repetidamente.
Abreijos
Que maravilha.....
:)
Parabéns pela descoberta e obrigado. É de seguir atentamente.
Não são precisas palavras.
LINDO!!!
Técnicamente, não boto faladura, que sou leiga...mas como apreciadora de música, fiquei deslumbrada!
Bom domingo para vós.
Esta menina não é do meu mundo, não; é mais do que um espanto...
Um abraço.
Lindo!!!!!!! Tanta inspiração, tanto trabalho e também tanta escola. Obrigada por dares a conhecer esta menina e um beijo.
Per tutti:
Gosto mesmo muito de que tenham gostado! ☺
Abreijos musicais!
Bem, isto não se faz!!!! :,(
Envergonhar-me assim desta forma é totalmente injusto!!! ;D
Nunca mais digo a ninguém que toco!!! :-)
Muito obrigado pelo post. :D
Enviar um comentário