quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Toma! E retoma e toma e retoma, retoma, retoma... e toma!



Tomei a (grande) liberdade de surripiar integralmente um post de Fernando Samuel, publicado no blog “Cravo de Abril”, com o título “E viva a retoma”. Está tudo tão bem, mas mesmo tão bem escrito e explicado... para quê tentar fazer diferente, se posso apenas arranjar um título e uma imagem para ilustrar a coisa à minha maneira?

Boa leitura!


«A retoma já chegou»!
Quem o diz é o Dr. Constâncio que, lá do alto do seu Banco, garante que «Portugal vai voltar a crescer este ano e crescerá ainda mais em 2011».

Quer isto dizer, então, que em 2010 a maioria dos portugueses vai viver melhor do que viveu em 2009?
Alto aí, nada de tirar conclusões precipitadas: quem vai viver melhor este ano do que viveu no ano passado é a minoria dos portugueses - porque como facilmente se compreende o «crescimento» não chega para todos...

Aliás, como o Banco do Dr. Constâncio, pertinentemente, fez questão de nos lembrar, 2009 foi o ano «do esmagamento dos lucros dos patrões» - a tal minoria... - e acabar com esse «esmagamento» é, naturalmente, a primeira prioridade. Por isso, garante também o Dr. Constâncio, os lucros dos patrões irão aumentar em 2010.

Como?

O Dr. Constâncio explica: «através do aumento moderado de salários e de uma evolução favorável da produtividade».
Simples, como se vê: ganhando menos e trabalhando mais, os trabalhadores repararão essa tremenda injustiça que é «o esmagamento dos lucros dos patrões»...

Assim, disse o Dr. Constâncio, «os salários deverão aumentar 1%».

É pouco?
Bom, não é tão mau como à primeira vista pode parecer, já que, garante ainda o Dr. Constâncio, «em 2010 os preços vão aumentar apenas 0,7%».
Além de que, isto digo eu, se o Dr. Constâncio for aumentado em 1%, o seu aumento será mais do dobro do salário mensal da maioria dos portugueses - por aqui se vê que 1% é um grande aumento...

Quanto ao desemprego... bem, aí as coisas não estão muito bem encaminhadas - mas também não se pode ter tudo, não é verdade?
É, é verdade: apesar da «retoma», do «crescimento» e de tantas outras coisas boas, «em 2010 o desemprego vai continuar a aumentar» - «prevendo-se, mesmo, que possa vir a bater novos recordes».
Mas, atenção, nada de alarmismos: mesmo que o número de desempregados venha a atingir o milhão, o mais importante está assegurado: em 2010 será posto termo definitivo ao «esmagamento dos lucros dos patrões».




(Entre parêntesis: segundo as contas do Banco do Dr. Constâncio, «em 2009, os preços baixaram 0,9%» - coisa que me espanta tanto mais quanto sendo eu cliente do mesmo Pingo Doce onde se abastece o Dr. Constâncio, não dei por essa baixa de preços...)

“A retoma já chegou”, por Fernando Samuel, em “Cravo de Abril”

7 comentários:

Maria disse...

Já li por lá. Também já lá disse que o pingo que é doce para um é amargo para os outros...
A baixa de preços não a vejo. Estamos a 13 de Janeiro e a gasolina já aumentou 3 vezes este ano...

Mas sorri, apesar de tudo, ao ver os robertos. Há quanto tempo não vejo um teatrinho destes...

Abreijos

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

O sr Vítor Constãncio quanto a mim face a tudo o que se tem passado na Banca Portuguesa, e certamente que muitos terão dúvidas se algumas coisas por ele e pela Instituição que (ainda) dirige não poderiam evitadas ou minimizadas atempadamente, a que acrescem as suas recentes declarações sobre contenção salarial (sempre para os mesmos, "os trabalhadores") para a administracção pública e até nos salários em geral, a seguir quando fala em desemprego, e depois disserta (!!!) sobre o futuro de Portugal, dá-me cá se pudesse de lhe dizer sómente: prescinda de parte do seu alto salário mensal, de parte das suas imensas mordomias, e seja mais incisivo, menos palavroso e mais acutilante, nas funções que lhe cabem.

Curioso do Mundo disse...

Só faltam na foto[estão com a face oculta] os belmirais,bilderbergs e outros que tais... manipuladores das marionetas!

Abraço

Fernando Samuel disse...

Um título e uma foto que são um grande post...

Um abraço.

Antuã disse...

Os trabalhadores comem qualquer coisa, diz o Constâncio.

Maria disse...

baixa de preços? quem disse isso? só a gasolina aumentou várias vezes e todos os bens essenciais também vão aumentar, assim como o desemprego.

samuel disse...

Maria:
Os “robertos” foi mesmo o que de mais lisonjeiro me ocorreu... ☺

Manuel Norberto:
Deve ser mais realista, sei lá... pedires a chave do euromilhões...

Curioso do Mundo:
Mas estão lá atrás!

Fernando Samuel:
Está tudo no texto... ☺ ☺

Antuã:
Até um dia...

Maria:
Esta da baixa de preços é uma das aldrabices mais bem inventadas dos últimos tempos!


Abreijos colectivos!