quinta-feira, 4 de março de 2010

“Ajeitar” órgãos de comunicação social



Nota de abertura, que muito provavelmente não quererá dizer nada: a SIC abriu o telejornal das oito com as declarações de Manuela Moura Guedes; a TVI... não!

Apesar do “cavalheirismo” que mais do que uma vez lhe apontaram, Pinto Balsemão lá foi deixando aqui e ali uma “mina”, como quando se afirmou convicto de que não é possível o Governo não ter sabido da intenção da compra de parte da TVI pela PT, ou quando disse que pressões há e houve sempre, o importante é se elas conseguem obter resultados, acrescentando “inocentemente” que no caso de Sócrates, alguns resultados estão à vista. Balsemão, independentemente de se concordar ou não com ele e apesar do “mundo que nos divide”, para citar o deputado do PCP João Oliveira, passeou a sua classe durante toda a sessão, “classe” apenas altamente prejudicada pelo facto de se saber que, na verdade, está sempre a defender mais o seu negocio do que qualquer “ideia”.

Já sobre a sessão “hardcore” de Manuela Moura Guedes, que incluiu de tudo, desde granadas de estilhaços sobre a inspectora Alice da Judiciária de Setúbal, até mísseis de longo alcance sobre o Rei de Espanha, o mínimo que se pode dizer é que merece que se fique com atenção ao que se seguirá, tal é a gravidade de quase tudo o que declarou. Algumas consequências aquilo tem que ter...

Resumindo, quanto mais se vai puxando a meada deste novelo da “liberdade de expressão”, desenrolado pela Comissão de Ética da Assembleia da República, sobre os alegados planos para dominar, eliminar e abafar órgãos de comunicação social, ou pelo menos “ajeitar” alguns deles, para usar o termo que Medeiros Ferreira empregou no seu comentário, mais cresce a náusea. Quanto mais ouço e vejo, mais cresce o meu “apreço” pelas pilhas. Essas, pelo menos, têm um lado positivo!

8 comentários:

Maria disse...

Foi assim, digamos, uma forma diferente de passarmos a tarde. Hoje foram muitas horas de AR...
Mas não estou convencida que as afirmações de MMGuedes dêem nalgum resultado.

Abreijos.

Daniel disse...

Samuel, ela tem uma boca demasiado grande para que se lhe dê crédito. No entanto, nada posso dizer porque nada ouvi.
Quanto ao Balsemão, é, pelo menos, um cavalheiro.
Um abraço.

salvoconduto disse...

Interessante foi seguir a postura dos deputados do PS na comissão...

Abraço.

Pata Negra disse...

O pior é que, mais uma vez, tudo vai dar em nada.

Fernando Samuel disse...

Mais dia menos dia... aparecem mais umas escutas, e assim sucessivamente...
Entretanto, como diria Balsemão, «no meu jornal, os jornalistas têm toda a liberdade de escrever o que eu penso»...

Um abraço.

José Rodrigues disse...

Na sem vergonhice a que isto chegou a mim choca-me mais o polo negativo das pilhas...Então fico cá com uma pilha e nervos...Ah carago!!!

Abraço

antuã disse...

A SIC-NOTÍCIAS e a RTPN costumam trransmitir estas audições. hoje que foi a vez do Alfredo Maia, Presidente do Sindicato dos Jornalistas, não deram por nada. Porquê?!... Foi a liberdade dos Balsemões e quejandos?!...

samuel disse...

Per tutti:
Entretanto... o espectáculo prossegue.


Abraço colectivo.