sexta-feira, 12 de março de 2010

«Money for the boys» – E que tal um pano encharcado...



Antes de mais quero esclarecer que considero os autarcas, de entre todos os políticos no “activo”, aqueles que são humanamente mais interessantes. A partir do número dois ou três das listas, quase só se vêem pessoas a quem o que falta, por vezes, em preparação política teórica, sobra em boa vontade, em desejo sincero de trabalhar pelas suas terras e pelos seus conterrâneos. É um fenómeno que movimenta milhares de portugueses por todo o país, uma realidade que tem feito milagres pelo espírito de participação democrática dos cidadãos. Mesmo entre os cabeças de lista, Presidentes de Municípios ou de Juntas de Freguesia, apesar de praticamente só serem notícia as “maçãs podres”, a verdade é que a esmagadora maioria é gente boa.

Tentar repor algum do financiamento que tinha sido sub-repticiamente retirado ao poder local, aumentando as verbas para pagamentos aos autarcas das Juntas é de toda a justiça, para além de ser uma ninharia, por comparação com os desperdícios, gastos sumptuários (e outros ainda mais injustificáveis) feitos pelo Governo...

Neste contexto, a classificação desta verba como «money for the boys», zurrada em pleno Parlamento por este ministro das finanças, que de quando em vez, gosta de se armar em arruaceiro, é profundamente ofensiva para os autarcas e para o poder autárquico democrático. É um insulto gratuito, feito a mulheres e homens eleitos pelos seus pares, por um tecnocrata que (pelo menos para ministro) não foi eleito por ninguém.

Quando assisti ao triste episódio, mesmo assim ainda pensei que é uma coisa boa (e uma grande sorte para alguns) o bom feitio dos portugueses em geral e dos deputados em particular, no meio dos quais até se encontram alguns autarcas. Noutros parlamentos que todos temos visto mais do que uma vez, esta cena teria provocado uma “remodelação”... não direi do Governo, mas pelo menos, da cara do Ministro.

13 comentários:

Maria disse...

E o homem não se retratou nem pediu desculpa... mas estou em crer que percebeu ter dado mais um tiro no próprio pé...

Abreijos.

Fernando Samuel disse...

Zurrada: aí está a palavra certa.

Um abraço.

Justine disse...

Tens toda a razão, é um insulto estúpido e uma maneira de querer tapar o sol com a peneira: como se isso fosse alguma vez o "money for the boys"...

duarte disse...

pois eu sou um boy!!!!
ele que tente trabalhar para uma assembleia de freguesia, e preparar a mesma com sériedade, e verá o que são 13 €!!!
este gajo é um bananas.
abraço do vale

Antuã disse...

Este Teixeira zurra que se farta. Melhor seria que não tivesse roubado a família da mulher.

Alien8 disse...

Remodelação por remodelação, preferia a do governo. Total. Esta barbaridade em pleno Parlamento é bem a imagem do governo e do sistema que temos. Mas não passa de um episódio, a juntar a muitos que definem uma política e os seus executores. Será que o bom feitio dos portugueses em geral contribui para a continuidade desta gente no poder? Esta e, lado a lado, muito naturalmente, a do post abaixo. A paciência é revolucionária - até quando se esgota... e de uma coisa sei: Já faltou mais tempo...

Um abraço.

Luis Ferreira disse...

Caro Samuel
Assim é, o animal zurrante ao fim do mês limpa-nos não sei quantos milhares de euros. Ser autarca nas freguesias, nomeadamente nas freguesias, que aliás é um grande orgulho, no final dos meses a recompensa a meio tempo é de 600 euros.
O sr ministro que zurrou acha isso uma extravangância - e eu acho que se devia demitir...e acho outras coisas que aqui não digo!

Daniel disse...

Parecem loucos,alguns dos nossos ministros. (Os outros são mesmo.)

Graciete Rietsch disse...

Sempre considerei o poder autárquico uma das grandes conquistas de ABRIL. Como é possível insultá-lo desta maneira?

do zambujal disse...

O verbo zurrar está a ter uma aplicação mais que pertinente. Bem descoberta. Agora falta quem lhe dê um coice... Entre gente da mesma espécie!

Abraço

Anónimo disse...

Se com Socrates é só escândalos, com os ministros temos diariamente mimos destes, ou como aquela ministra, que trata das escolas, e que para justificar uma obra mal feita, diz que o clima de Beja se tinha alterado por causa de uma barragem, se temos um OGE que penaliza os mesmos de sempre, se com o PEC vamos ter privatizações, apertar do cinto, medicamentos mais caros, pensões mais baixas, o RSI reduzido, o fundo de desemprego ainda para menos, de que estão á espera o BE e o PCP para apresentarem uma moção de censura a este governo ?

Realmente não entendo, palavras leva-as o vento, é preciso acção, e atitudes firmes.......

isabel disse...

os ministros, em special o Teixeira, devem estar loucos! são broncas umas após as outras, que mais nos irá acontecer? estou farta desta calma, desta apatia dos portugueses.

samuel disse...

Per tutti:
Este, durante uns tempos ainda foi enganando alguns, que o davam como “o competente e sério” deste governo.
Como se vê, nem é competente nem sério. A cada dia que passa junta mais uma novidade às suas brilhantes medidas e mais uma mentira aos anúncios.


Abraços colectivos.