terça-feira, 23 de março de 2010

A morte que se bebe



Ontem passou mais um Dia Mundial da Água. Discretamente, a mostrar que os “dias mundiais” disto e daquilo servem para pouco mais do que gerar dois dias de conversas de ocasião sobre os assuntos e algumas poucas boas intenções.

Entretanto, a situação não é animadora. Como se não bastasse o facto de a água potável ser um bem escasso, ou mesmo inexistente em algumas regiões, como se não bastasse o crime continuado de existirem governos que utilizam a escassez de água como arma, cortando-a ou deixando-a correr a conta gotas, a seu bel-prazer, como (só a título de exemplo) o governo de Israel faz aos palestinianos, como se não bastasse tudo isso, o que já seria demais, temos que assistir à incúria ignorante ou conscientemente criminosa, que por todo o planeta envenena, inquina, destrói as escassas reservas de água própria para consumo humano, polui rios, lagos, oceanos.

Daí que hoje seja um facto estabelecido a tragédia humanitária de vermos, por exemplo, que o número de crianças mortas pelo consumo de água imprópria é superior ao número de crianças vítimas de guerras. Quase dois milhões de crianças com menos de cinco anos, todos os anos. Para além dos vários milhões de jovens e adultos vitimados por doenças ligadas ao consumo de águas contaminadas.

Na esmagadora maioria dos casos, bastaria bom senso, luta efectiva contra a miséria, boa governação e investimentos comprovadamente acessíveis à economia mundial, para reverter esta situação... o que nos mostra que a justiça é um bem ainda mais escasso do que a água potável.

7 comentários:

Fernando Samuel disse...

No que respeita ao respeito pelos direitos humanos, há muita gente a meter água...
Um abraço.

Graciete Rietsch disse...

Que crimes se cometem por esse mundo fora de que os privilegiados nem sequer se apercebem? Pior são os principais culpados e continuam felizes destruindo o mundo.
Um beijo.

Antuã disse...

Os criminosos capitalistas tratam as pessoas como coisas descartáveis, é preciso não esquecer.

albano ribeiro disse...

Será possível que serão só alguns a ver todas estas atrocidades,praticadas por estes crápulas aspirantes (ou já tomaram) a tomar conta do mundo,subjugando a maioria aos ditames da ganância e exploração do ser humano das formas que a gente vê?... Post lúcido. Um abraço

duarte disse...

aí é que reside parte do problema. noção de justiça , tendo por fim os valores tantas vezes clamados:
liberté, EGALITÉ, FRATERNITÉ!!!
pois fraternos não o somos. o ser humano está a ser moldado para ser egoísta e egocentrico.
abraço do vale

samuel disse...

Fernando Samuel:
Por todos os lados!

Graciete Rietsch:
Enquanto o fizerem impunemente... continuarão.

Antuã:
Não sabem tratá-las de outra maneira.

Albano Ribeiro:
Sá alguns vêem, porque só alguns se interessam. É preciso colocar a realidade à frente dos olhos do maior número possível de gente...

Duarte:
Isso é que é preciso mudar!


Abraço despoluído.

Maria disse...

Este post não devia existir. Porque devia ser desnecessário.
Tremenda esta realidade.

Abreijo, triste.