sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Armadores armados em... sei lá...


Os sindicatos do sector classificam como puro disparate a proposta da Associação de Empresas de Navegação, que defendem, como meio de boicote à greve dos estivadores, a «utilização de militares para operar nos portos».
Mesmo sem saber de onde raio é que os empresários tiraram a ideia peregrina de que os militares têm competências para operar em actividades portuárias comerciais... não me espanta a proposta.
Bem espremidos, bem espremidos... muitos desses armadores acabariam por confessar que querem os militares - os seus militares! - a controlar os portos, as estradas, as cidades, as vilas, as aldeias, os jornais, as televisões, a rádio, o Parlamento, o Governo...
Já se tem visto muito disso! No Chile de Pinochet, em muitos países da América Latina e um pouco por todo o mundo! Ditaduras militares cujos regimes de cariz fascista, eventualmente, acabam mal... mas que, entre o seu princípio e o fim, costumam deixar um rasto de milhares de pessoas assassinadas.
Pela irritação crescente dos senhores armadores, apoiada pelos partidos da extrema direita instalados no Governo de Portugal, não duvido que os estivadores em greve seriam “candidatos” às primeiras valas comuns.
Senhores armadores...  enquanto podem, dediquem-se ao que sabem fazer: Mandar carregar e esvaziar contentores e encher os bolsos à custa do trabalho alheio!

2 comentários:

Anónimo disse...

E que soluções é que vocês os comunas têm para o porto de lisboa?

samuel disse...

Anónimo (15:23):

Caro… incógnito

Se reparar bem, o problema não é apenas do porto de Lisboa.

Seja como for, pela parte que me toca, sei ainda menos de gestão de portos do que os militares, logo… não tenho nenhuma solução pra o "porto de lisboa".

Se me perguntasse sobre o porto das encostas do Douro… esse sim! Tenciono continuar a beber um golo, de vez em quando, com todo o gosto! :-)